Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

SAIC: parceira de VW e GM terá quatro carros no Brasil usando marca inglesa

MG Motor estreia em novembro com três modelos elétricos e quarto elemento misterioso
Por
03.11.2025 às 10:34
Compartilhe:

A MG Motor é mais uma marca chinesa que vai estrear no Brasil ainda em 2025. A famosa fabricante de origem britânica, mas controlada pela Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC) desde 2007, chega em novembro com nada menos que quatro carros. Três deles já são praticamente conhecidos: MG4, MG5 e o conversível Cyberster - todos elétricos. Já o quarto integrante poderá ser um SUV híbrido.

A volta da MG Motor ao Brasil vai começar de maneira curiosa. A britânica já atuou por aqui entre 2011 e 2013. Com representação oficial e administrada por uma empresa independente, a marca vendeu apenas dois modelos por aqui: o hatch MG6 e o sedã MG 550. Difícil ver um dos modelos hoje em dias rodando pelas ruas brasileiras.

Você também pode se interessar por:

O lançamento público vai acontecer no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece na capital paulista entre os dias 22 e 30 de novembro. E em plena era dos SUVs, a montadora inicia a operação com um conversível elétrico, o Cyberster. Além do desenho bem diferente com lanternas em formato de seta, o modelo chama atenção pelos 544 cv e quase 74 kgfm que os dois motores elétricos entregam. O carro, inclusive, já está no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV) registrado com bateria de 77 kWh e uma autonomia de 342 km. A tração é integral.

Divulgação/MG

Divulgação/MG

Já o MG4 é um hatch médio que vai brigar com BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Chevrolet Spark. Com 4,39 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos (o mesmo de um Toyota Corolla, por exemplo), o carro também já foi registrado no Inmetro com em duas versões: Comfort e Luxury. São 364 km de autonomia na configuração de tração dianteira e 279 km na versão com tração integral. Em ambas, a bateria tem 64 kWh de capacidade. A potência fica em 163 cv, mas pode atingir mais de 400 cv na configuração com duas unidades elétricas.

SAIC E MG Motor

A Shanghai Automotive Industry Corporation é um dos quatro grandes grupos automotivos chineses juntamente com a Changan Automobile, FAW Group e Dongfeng Motor. Desde 1984 é marca parceira da Volkswagen na China, onde todo montadora estrangeira precisa fazer uma joint-venture com uma empresa chinesa. Doze anos depois a SAIC adicionou uma segunda companhia gigante ao seu portfólio: a General Motors. Inclusive, grande parte dos produtos da MG usam a tecnologia e motorizações desse acordo.

Já a MG foi fundada em 1924 em Oxford, na Inglaterra. A tradicional Morris Garages (daí a sigla MG) tem uma história atribulada. Após uma série de mudanças de proprietários, incluindo uma fusão com a Austin para formar a British Motor Corporation (BMC) e, posteriormente, a British Leyland, a MG enfrentou dificuldades financeiras no final do século XX. Em 1994, a BMW adquiriu o Rover Group, que incluía a MG.

Divulgação/MG

Divulgação/MG

Seis anos depois o grupo alemão vendeu a marca devido a prejuízos financeiros contínuos. A MG e a Rover foram então compradas pela Phoenix Venture Holdings, um consórcio pertencente a quatro empresários britânicos, formando o MG Rover Group. A empresa entrou em processo de insolvência em 2005, com dívidas superiores a 1,4 bilhão de libras esterlinas.

Em 2005 a 'sorte' começou a mudar quando a estatal Nanjing Automobile Corporation (NAC) comprou a MG e a fábrica em Birmingham, na Inglaterra, em um negócio de 53 milhões de libras. Porém, dois anos depois a SAIC incorporou a NAC como subsidiária.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: