Renault Duster capota, vaza combustível e tira nota 0 em crash-test

SUV compacto vai mal na primeira rodada de testes de segurança do programa no ano, com resultados ruins nos testes de impacto lateral, frontal, traseiro e na segurança para pedestre
Renan Bandeira
Por
27.08.2021 às 12:09
SUV compacto vai mal na primeira rodada de testes de segurança do programa no ano, com resultados ruins nos testes de impacto lateral, frontal, traseiro e na segurança para pedestre

O Latin NCAP publicou nesta sexta-feira (27) sua primeira rodada de testes de colisão no ano. O programa independente de segurança para a América do Sul e Caribe avaliou desta vez o Renault Duster, bem conhecido dos brasileiros, e também o Suzuki Swift, que não é mais vendido em nosso mercado.

Como a Suzuki não oferece mais o Swift no Brasil, vamos nos concentrar nas avaliações do Renault Duster de nova geração. O SUV compacto, que é fabricado em São José dos Pinhais (PR), zerou nos testes do Latin NCap.

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SUV compacto vai mal na primeira rodada de testes de segurança do programa no ano, com resultados ruins nos testes de impacto lateral, frontal, traseiro e na segurança para pedestre

Com apenas dois airbags, o SUV ofereceu uma proteção baixa nas quatro avaliações de impacto. Na frontal a 64 km/h, a carroceria absorveu bem a batida, oferecendo uma boa segurança para adultos, mas os dummies menores, que representam as crianças na segunda fileira, bateram com a cabeça na cabine, o que prejudicou a pontuação.

Ainda na batida, o Duster começou a vazar combustível. Isso, além de fazer o modelo perder pontos pela insegurança e risco de incêndio, fez o órgão avaliador cobrar que a Renault ajuste esse problema nas unidades fabricadas a partir de agora, e sugere que a fabricante faça um recall urgente para solucionar os problemas dos lotes já vendidos.

SUV compacto vai mal na primeira rodada de testes de segurança do programa no ano, com resultados ruins nos testes de impacto lateral, frontal, traseiro e na segurança para pedestre

O SUV ainda foi mal: no impacto lateral a 50 km/h, com capotamento após a colisão e abertura das portas; na colisão traseira, sem oferecer proteção adequada para o pescoço dos ocupantes; na proteção para pedestre, que foi considerada minimamente aceita.

Apenas o controle de estabilidade foi bem avaliado, já que permitiu que o Duster completasse o teste do alce sem maiores problemas. 

Logo após a divulgação dos resultados desta sexta, a Renault se posicionou esclarecendo que o Duster testado é o mesmo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças na avaliação de 2019, e que o motivo da nota zero é a mudança de protocolos do Latin NCap. Veja na íntegra:

Posicionamento Renault – Resultado Duster no Latin NCAP

Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27/08, a Renault do Brasil informa:

• O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

• Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 

• É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

• A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Confira o resultado completo de Renault Duster e Suzuki Swift: 

Imagens: Divulgação - Latin NCap

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