Ram 3500 exagera no porte, na força e no luxo a R$ 500.000

Marca de picapes da Stellantis ganha sua maior e mais luxuosa representante para faturar milhões. 3500 é tudo que um fazendeiro quer, mas haja soja para poder pagar
Camila Torres
Por
24.03.2022 às 16:00
Marca de picapes da Stellantis ganha sua maior e mais luxuosa representante para faturar milhões. 3500 é tudo que um fazendeiro quer, mas haja soja para poder pagar

Muitos dirão que, já que é para pagar meio milhão de reais por uma picape, que não haja economia no porte, na força e no luxo. Errados não estão, mas vale um adendo: como jornalista automotiva, já andei em alguns carros que custavam até mais e eram muito menos luxuosos e potentes.

O que a Ram 3500 entrega é muito mais do que se pode esperar de uma picape, mesmo que ela seja muito cara para isso. Para começar, nenhuma picape da família (1500 e 2500) tem concorrentes diretas no Brasil. E ambas possuem filas de espera de meses por novas unidades.

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Se na gringa a 3500 já faz sucesso, imagina o que não irá fazer por aqui… E, diferentemente das irmãs menores, ela será oferecida em três versões de acabamento e não apenas uma:

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Ram 3500 Laramie: R$ 484.990
Ram 3500 Laramie Night Edition: R$ 509.990
Ram 3500 LongHorn: R$ 529.990

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Para decepção dos entusiastas mais empolgados, todas terão eixo traseiro de rodado simples. Mas a 3500 será maior do que qualquer outra picape vendida atualmente em nosso mercado. E, assim como a 2500, demandará uma CNH tipo C para ser conduzida, visto que seu PBT (Peso Bruto Total) supera 3,5 toneladas.

Na apresentação, um dos executivos revelou que nesta quinta-feira (24), data do lançamento, uma única unidade da 3500 LongHorn seria disponibilizada a pronta entrega em cada uma das 55 concessionárias CJDR (responsável pelas vendas de modelos importados das marcas Chrysler, Jeep, Dodge e Ram).

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Parece um número otimista demais para uma picape desse preço, mas quando lembramos que a 1500 esgotou um lote inicial de 100 unidades em algumas horas… Isso sem contar a fila de espera pela 2500, que já passa de dez meses. Alguma dúvida de que o agronegócio é uma atividade muito rentável no Brasil?

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Se estivéssemos nos tempos do faroeste, não faltariam cowboys para duelar e ver quem levaria uma 3500 para casa. Até porque seu público será mesmo mais rural, assim como o da 2500. Daí o uso de um motor V6 turbodiesel. Já a 1500 é a picape do filho do fazendeiro que cuida dos negócios da família na cidade. Por isso um V8 a gasolina.

A questão é: haja milho e soja para bancar qualquer uma das picapes Ram e seus custos surreais com manutenção. Afinal, já viu carro de meio milhão de reais importado ter peças baratas? Sem mais, vamos as primeiras impressões da RAM 3500, o tempo que passamos com ela foi curto, mas o suficiente para ter uma prévia do que ela é capaz.


Imponente, mas não tão rápida

A 3500 chega como a picape maior e mais forte do Brasil. Só perde para a irmã 1500 em potência, mas o motor de 400 cv desta última é a gasolina. Isso sem contar o torque de caminhão: o propulsor Cummins V6 6.7 turbodiesel entrega 377 cv (a 2.800 rpm) e 117,2 kgfm (a 1.700 rpm). E olha que ele foi amansado para o nosso mercado… 

Toda essa força é entregue a uma rotação baixíssima, ou seja, não precisamos afundar o pé no acelerador para ter uma boa resposta. Seu motor é o mesmo da 2500, mas entrega 12 cv e 6,6 kgfm a mais. 

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Por causa das novas regras de emissões, o Proconve L7, a 3500 carrega o SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza um tanque de Arla 32 para tratar os gases de escape reduzir a emissão de poluentes. É o mesmo sistema dos Jeep Compass, Commander e Fiat Toro a diesel. A Mobiauto já explicou aqui como ele funciona

Voltando para o desempenho, a Stellantis ainda não divulgou os dados de 0 a 100 km/h da nova 3500. Talvez seja porque ela será mais lenta do que a 2500. Claro que a 3500 tem alguns cv a mais, mas também é 190 kg mais pesada. 

A relação peso/potência da Ram 2500, 9,34 kg/cv, fica abaixo dos 9,5 kg/cv da novata. Isso quer dizer que 3500 pode não superar os 11 segundos de 0 a 100 km/h registrados pela irmã menor. Mas, convenhamos, isso pouco importa.

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Leia também: Ram 1500 e 2500: os custos surreais de manutenção das maiores picapes do Brasil

Quem busca um veículo como esse não liga muito para velocidade e sim para sua robustez no off-road e, principalmente, o status. E pode acreditar: a Ram 3500 não vai deixar de chamar a atenção por onde passar. Tudo nela é imponente, das proporções ao faróis de LED matrix e á sofisticação exagerada na cabine.


Gigante

São 6.066 mm só de comprimento (haja vaga!), 3.785 mm de entre-eixos (é praticamente um carro dentro de uma picape), 2.039 mm de altura (precisei ficar na ponta dos pés para pegar um objeto na caçamba e eu tenho 1,70 m) e 2.120 mm de largura (a 3500 não é ambulância, mas é melhor abrir espaço para ela passar). 

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A gigante, sozinha, pesa nada menos nada mais que 3.600 kg em ordem de marcha. Ou seja, nem precisa da capacidade de carga para superar o PBT que exige a CNH tipo C. Mas ela ainda aguenta 1.752 kg na caçamba e transporta reboques com até 9 toneladas. Tem noção? Dá para rebocar um trator, um trailer ou outas duas Ram 3500. 

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A caçamba tem 1.628 litros, mas se o cliente aderir aos para-lamas traseiros tipo RamBox, o volume cai para 1.280 l. E aí você ganha 122 litros de compartimento fechado para bagagens pequenas de cada lado. 


Suprassumo do luxo

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O design externo da RAM 3500 sem dúvidas é de impactar. Reparam na pintura bitom da carroceria? Inédita entre picapes no Brasil, tem potencial para virar tendência entre as concorrentes indiretas. Mas nada que se compara ao habitáculo. Este, sim, é um verdadeiro deleite de detalhes de luxo. 

O volante tem acabamento em madeira e couro. Aliás, esses dois materiais estão presentes nas portas, painel e porta-objetos. A combinação de diferentes texturas, da madeira clara em contraste com tons escuros do couro e detalhes em couro envelhecido cria uma atmosfera country, mas com muito requinte ao mesmo tempo. 

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No meio do painel está a central multimídia, uma enorme tela vertical de 12 polegadas, como a da 1500 e a da nova Toro, com acabamento em preto piano e cromado. Tudo é grandioso na Ram 3500. O console central tem quase o tamanho de um banco e é cheio de divisórias. Os bancos dianteiros são quase poltronas: robustos e macios.

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Quem vai atrás também desfruta de muito conforto e espaço de sobra. Além das saídas de ar-condicionado traseiras, há duas entradas USB do tipo A e outras duas do tipo C para toda família se manter com bateria e conectada.

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Faltou só a internet a bordo. A multimídia da nova Toro é bem mais completa e tecnológica nesse sentido, mas a Ram garante que já está trabalhando nisso.

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Como anda a RAM 3500

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Não tivemos a oportunidade de colocar a RAM 3500 à prova no off-road. Até estávamos em um haras, com terrenos próprios para realizar o teste e que inclusive pudemos explorar usando as picapes menores da Ram. A justificativa é que não havia unidades suficientes da 3500 e, por isso, o teste se limitou a um circuito fechado e asfaltado. 

Tivemos a experiência de guiar a gigante rebocando um trator de 7 toneladas a uma velocidade média de 6 km/h. Depois, com um trailer de 8 toneladas, chegamos a 35 km/h. Ali, pudemos sentir a força absurda que ela tem, sem demonstrar muito esforço.  O instrutor informou que é possível chegar com segurança a 70 km/h.

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Além dos testes de capacidade, realizamos outras duas pequenas provas de performance. Uma consistia em afundar o pé no acelerador na reta para ver como a 3500 respondia As retomadas foram espertas para uma picape de 3,6 toneladas. Os freios também trabalharam de forma muito precisa para seu porte e peso. 

Também pegamos algumas curvas com a 3500, onde ela mostrou uma boa estabilidade, o que é desafio para qualquer picape. No volante, realmente senti que estava dirigindo um SUV muito grande. Faltou, além do off-road, experimentá-la no trânsito comum, junto a outros veículos. Fica para uma próxima…

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Tecnologia, segurança e alguns mimos

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A Ram 3500 é parruda, isso já prevíamos. E é muito suntuosa no acabamento. Agora vamos falar o que esperamos de um carro de luxo que custa R$ 500.000 em termos de tecnologia. Neste caso, a gigante fica devendo algumas coisinhas, mesmo na versão topo de linha LongHorn. O Wi-Fi a bordo é um desses detalhes. Confira seus principais itens de série:

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Tecnologia: central multimídia de 12 polegadas, câmera 360º, câmera de caçamba, retrovisor eletrocrômico, som Harman Kardon e retrovisor digital.

Segurança: controle eletrônico de freio de reboque, comutação automática dos faróis, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa. 

Mimos: estribos laterais elétricos retrateis de roda a roda, grade exclusiva, faróis full-LED Matrix e bancos aquecidos. 

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Ficha técnica RAM 3500 LangHorn

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Motorização e mecânica: 6.7 turbodiesel, Longitudinal dianteiro, 24V,  cilindros: 6 em linha / Diâmetro x curso: 107 x 124 mm, cilindrada: 6.690 cm³, Taxa de compressão: 19:1, Aspiração: Turbocompressor com intercooler
Potência: 377 cv a 2.800 rpm
Torque: 117,2 kgfm de torque a 1.700
0 a 100 km/h: Não informado
Velocidade máxima: Não informado
Transmissão: automática de seis velocidades
Tração: 4x4 (4x2, 4x4, neutro, 4x4 reduzida)

Consumo: não informado

Dimensões: comprimento: 6.066 mm, largura: 2.120 mm, altura: 2.039 mm, distância entre-eixos: 3.785 mm / Caçamba: 1.628 litros e tanque de combustível: 117 litros 

Dados técnicos: direção eletro-hidráulica / suspensões por eixo rígido com molas helicoidais, braço triplo e barra Panhard (dianteira) e eixo rígido com feixes de molas semielípticas em dois estágios (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) / vão livre do solo entre os eixos: 333 mm / Diâmetro de giro: 15,8 m / Ângulo de ataque: 23°, ângulo de saída: 25,9°, ângulo de rampa: 23,9°

Imagens: divulgação RAM

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