Próximos carros de Fiat e Jeep no Brasil serão mais Citroën e Peugeot do que agora
A Fiat anunciou que pretende lançar cinco novos carros no Brasil até 2030. Será ao menos um novo modelo da marca italiana por ano no país até o final da década. O plano, no entanto, vai contar com o importante reforço de outras duas marcas do grupo Stellantis: Peugeot e Citroën.
Caso você não esteja familiarizado com os planos futuros da Fiat, espera-se um hatch baseado no Grande Panda para substituir Mobi e Argo de uma só vez. Também são esperadas as novas gerações das picapes Strada e Toro, além dos novos Pulse e Fastback. Os conceitos, inclusive, já foram até apresentados.
Você também pode se interessar por:
- Novo Fiat Grande Panda: 39 fotos exclusivas do hatch que vem ao Brasil
- Jeep Avenger: conheça o SUV híbrido confirmado para o Brasil em 54 fotos
- Como será o futuro de Volkswagen Saveiro e Fiat Strada no Brasil?
- Nova Fiat Strada 2026: Cronos pode ajudar a desvendar novidades da picape
Pois bem, em 2018, o Grupo PSA Peugeot Citroën criou a plataforma modular CMP, uma base que permite a combinação de motores a combustão e sistema híbrido nos carros de ambas as marcas. Atualmente, no Brasil, a plataforma CMP é utilizada nos modelos Peugeot 208 e 2008. Os Citroën C3, Aircross e Basalt usam uma variante simplificada dessa arquitetura.
Agora, será a vez da Fiat aproveitar a sinergia das marcas da Stellantis para empregar a CMP em seus carros. Rebatizada de Smart Car, a plataforma servirá de base para os próximos Argo, Strada, Pulse e Fastback. Além desses, pode-se incluir nessa lista o Jeep Avenger, que será fabricado em Porto Real (RJ), na mesma linha de montagem de onde saem os modelos da Citroën.
Só nessa lista já são cinco:
- Novo Argo (Grande Panda)
- Jeep Avenger
- Nova geração de Fastback
- Nova geração da Toro
- Nova geração de Strada
- Novo Pulse (novo nome, nova proposta)
Não será necessariamente nessa ordem que os modelos chegarão ao Brasil, mas o Avenger já está confirmado para 2026, assim como a previsão do substituto do Argo no primeiro trimestre do ano que vem.
Como é a plataforma CMP ou Smar Car?
Desenvolvida e aplicada inicialmente em Peugeot e Citroën, a plataforma é focada em veículos compactos de projetos mais acessíveis. Além disso, a construção da CMP permite a escolha tanto por um conjunto mecânico somente a combustão, quanto elétrico ou híbrido.
E isso já não é uma novidade para o Brasil, pois 208 e 2008 já são híbridos leve e é esperado que os modelos da Citroën ganhem a eletrificação de 12V de Pulse e Fastback em breve.
Além disso, a plataforma é modular, o que permite uma escala maior de tamanhos para veículos do segmento B e C, nos quais estão a maioria dos veículos da Fiat no Brasil.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
