Programa Mover: descarbonização e R$ 19 Bilhões de incentivo fiscal
Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida Provisória que institui o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) foi publicada no último sábado (30). O projeto, que prevê R$ 19 bilhões em investimento ao longo dos próximos anos, vai substituir o Rota 2030.
Assim como o antecessor, o Mover tem como principais objetivos modernizar a indústria automotiva brasileira, atrair investimentos para o país e descarbonizar a frota sem perder eficiência energética.
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Para isso, o programa, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), promete uma série de incentivos, como cobrar menos imposto de quem emitir menos poluentes.
O destaque para o Mover fica por conta de duas mudanças em relação ao Rota 2030. O programa atual vai englobar mais áreas, além do segmento automotivo. Mas o principal é a alteração na Rotulagem Veicular. Em vez do método de avaliação de emissões “do tanque à roda”, o Mover vai considerar “do poço à roda”. Ou seja, agora, a eficiência energética levará em conta desde a extração da matriz energética até o uso do carro.
Outro ponto importante é que as montadoras deverão utilizar material reciclável na fabricação de veículos, que deve ser de no mínimo 50%. Em 2027, o método de avaliação de emissões vai expandir ainda mais o ciclo da fonte energética e adotará “do berço ao túmulo”.
Investimento Programa Mover
Para promoção da iniciativa, o governo federal anunciou investimentos de R$ 19 bilhões, os quais serão divididos nos próximos anos por meio de incentivo fiscal. Em 2024, o aporte será de R$ 3,5 bilhões, em 2025 será de R$ 3,8 bilhões, já em 2026 R$ 3,9 bilhões, R$ 4 bilhões em 2027 e R$ 4,1 bilhões em 2028. De acordo com a administração, os valores anuais representam mais que o dobro do Rota 2030, que era de aproximadamente R$ 1,7 bilhão por ano.
Funciona assim, as montadoras que investirem em descarbonização e cumprirem as regras do programa terão créditos financeiros. Essa medida representa mais uma ação do Estado para potencializar a indústria automotiva por meio de benefícios financeiros.
Toda essa movimentação foi batizada pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin de neoindustrialização. "O Mover vai ajudar o Brasil a cumprir seus compromissos com a descarbonização do planeta e com o enfrentamento às mudanças climáticas", destacou o ministro Geraldo Alckmin.
O programa segue, segundo o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, as diretrizes estabelecidas pelo presidente Lula, de compromisso com o desenvolvimento sustentável.
De forma resumida, o Mover é uma espécie de terceira geração de programas que foram criados para diminuir em 50% as emissões de carbono até 2030. Foi assim como o Inovar Auto (2012) e Rota 2030 (2018). Ambos têm a mesma ideia, mas com atualizações a depender do viés governamental.
IPI Verde
Para ter acesso aos benefícios, as montadoras serão avaliadas por alguns requisitos:
- Fonte de energia para propulsão
- Potência do motor
- Reciclabilidade
- Desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção
Nesse sentido, os benefícios serão adotados pelo sistema “bônus-malus” (recompensa/penalização) na cobrança de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Vale ressaltar que, segundo o governo, não haverá renúncia fiscal. Como as alíquotas não são as mesmas para todos, um futuro decreto presidencial deve resolver a questão.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
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