Primeiro carro elétrico a fazer crash-test no Latin NCAP é um JAC e nota decepciona

JAC e-JS1 é o carro elétrico mais acessível do Brasil, e teve proteção para adultos avaliada em 0%. Novo Kia Sportage também foi testado
Renan Bandeira
Por
13.12.2022 às 13:19
JAC e-JS1 é o carro elétrico mais acessível do Brasil, e teve proteção para adultos avaliada em 0%. Novo Kia Sportage também foi testado

O JAC E-JS1 é um dos elétricos mais acessíveis do Brasil atualmente e foi o primeiro carro zero-emissão testado no Latin NCAP. O subcompacto teve zero estrelas de desempenho no teste de colisão do órgão, que publicou os resultados nesta terça-feira (13).

De acordo com a entidade, no teste de impacto frontal, o motorista teria proteção adequada para cabeça e peito, e boa para pescoço, mas ficaria vulnerável no tórax. Os membros inferiores seriam bem protegidos na região das canelas, mas os joelhos podem ser atingidos por “estruturas perigosas atrás do painel”.

Anuncie seu carro na Mobiauto  

Na batida lateral, cabeça e pelve foram bem avaliados, enquanto a proteção para tórax e abdômen foi definida como fraca. O teste de impacto lateral contra poste não foi realizado pois o veículo não tem proteção lateral para a cabeça. Além disso, a traseira não atende os requisitos estruturais de impacto.

No teste para crianças, o que chamou atenção foi o veículo não ter indicação do manual para as posições apropriadas de instalação dos SRIs, além de não sinalizar corretamente a ancoragem do Isofix.

Segundo a avaliação, o elétrico apresentou 0% de segurança para adultos, 6% para crianças, 20% para pedestres e 7% para as assistências de segurança.

Leia também: Avaliação: JAC e-JS1, elétrico chinês com peças de VW e toque de Mercedes

Kia Sportage na média

JAC e-JS1 é o carro elétrico mais acessível do Brasil, e teve proteção para adultos avaliada em 0%. Novo Kia Sportage também foi testado

A nova geração do Kia Sportage chegou este ano ao Brasil, e vem importado da Coreia do Sul. O Latin NCap publicou que o SUV garantiu 82% de proteção para adultos, 72% para crianças, 48% para pedestres e 56% em assistentes de segurança. Com isso, conquistou três estrelas.

A nota não foi maior por ter alcançado apenas “adequado” em algumas avaliações. No entanto, conseguiu um bom rendimento na proteção do passageiro para cabeça, tórax e pernas, e o motorista ficou bem protegido na cabeça e tórax também.

No impacto lateral, garantiu uma boa proteção geral, e contra o poste apenas abdômen e tórax não atingiram “boa”, sendo consideradas proteção adequada e marginal, respectivamente.

No teste para crianças, o veículo se mostrou seguro, mas chamou atenção por não vir de fábrica com dispositivo para desconectar o airbag do passageiro dianteiro.

Talvez você também se interesse: 

Os detalhes que fizeram o VW Virtus tirar nota máxima em segurança e o Polo não
Os detalhes do segundo SUV híbrido flex que a Toyota fará no Brasil
IPVA SP: donos de carros eletrificados receberão reembolso em dinheiro
Toyota Yaris Cross: segundo SUV nacional da marca está a caminho


Comentários