Por que o Volvo EX30 é o BYD Dolphin Mini da marca sueca no Brasil?
Para aumentar a representatividade no mercado a receita é uma só: ter um veículo de massa. É por isso que Volkswagen, Fiat e Chevrolet dominaram as vendas no Brasil por tanto tempo. Com veículos de custo acessível, o volume de vendas é maior e, consequentemente, o percentual do mercado também. E é isso que a Volvo quer com o EX30.
A BYD fez isso no Brasil ano passado. Sua operação com veículos de passeio começou com Tan e Han, dois elétricos de luxo com preços elevados, em 2022. Um ano depois, apresentou o Dolphin, e, em 2024, trouxe para cá o Dolphin Mini. Ambos os modelos figuram entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. E fizeram a BYD vender quase 26 mil unidades no ano até agora.
A ideia da Volvo com o EX30 é parecida. O SUV compacto da marca sueca é um projeto chinês da Geely que chegou ao nosso mercado com preços competitivos e sem perder tanto a sofisticação da Volvo para aumentar o volume de emplacamentos e a representatividade da marca no Brasil.
Você também pode se interessr por:
- Volvo EX30: o SUV elétrico de luxo com porte de T-Cross e preço de Compass
- Volvo cobrará carga de elétricos e custo será maior que rodar com gasolina
- Jaecoo e Omoda: novas marcas chinesas querem produzir carros no Brasil
- Geely se veste de marcas de luxo para tentar sucesso em sua 2ª vez no Brasil
Com o Volvo EX30, a marca quer dobrar de tamanho no Brasil e se tornar a mais vendida do segmento premium por aqui. Por isso temos o SUV como um Dolphin ou Dolphin Mini para a Volvo.
Para isso, o EX30 chegou com preços entre R$ 229.950 e que vão até R$ 293.950. É um pouco mais elevado do que a faixa de R$ 219.950 a 279.950 prometida em um primeiro momento pela Volvo, que recebeu reajuste por causa da aplicação do imposto de importação. No entanto, não dá para negar que estamos falando de um valor de encher os olhos.
Mobiauto ficou com a versão Ultra, mais completa, por sete dias e conta agora o que ele tem de melhor, e o que ele poderia ter entregado.
Mas o que é bom e o que devia melhorar?
Preço: os valores pedidos pelo veículo são bons, se levarmos em consideração que se trata de um produto de marca premium. O Volvo mais “em conta” após o EX30 é o XC40 Recharge de R$ 342.950.
Desempenho: mesmo tendo apenas um motor elétrico, seu 0 a 100 km/h acontece em apenas 5,3 segundos. O SUV tem tração traseira, potência de 272 cv e torque de 35 kgfm.
Autonomia: são declarados 338 km, de acordo com o Inmetro. Na prática é possível rodar mais com uma carga cheia. Durante os testes da Mobiauto, tivemos mais de 400 km. O trânsito intenso ajudou a atuação da regeneração de energia, que funciona bem, e isso favoreceu o sistema elétrico a atingir tal marca.
Ruído interno: por se tratar de um elétrico, não há barulhos vindo do motor. Mas ainda assim temos uma boa vedação das portas e vidros, que inibe a entrada de ruídos externos do trânsito.
Acabamento interno: bancos tem um bom revestimento, as pelas são bem encaixadas e não há rangidos de plásticos quando a carroceria torce em valetas, lombadas ou rampas. Tem partes macias ao toque e a combinação de cores é de bom gosto.
Bom de dirigir: embora seja um projeto chinês, o EX30 tem estabilidade e dirigibilidade próximas a de um modelo alemão. As suspensões colam a carroceria no chão e, junto do motor elétrico veloz, tornam o carro bem ágil e “na mão” para usar no dia a dia.
Tecnologias: São seis airbags, tem alerta de ponto cego, fadiga do motorista, mudança de faixa e tráfego cruzado traseiro. Mas o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é que rouba a cena com uma atuação precisa.
O que poderia melhorar?
Espaço interno: com entre-eixos de 2,65 metros, o Volvo EX30 não é dos carros mais espaçosos por dentro. A medida é parecida com a de um VW T-Cross, que é um modelo compacto. O painel frontal invade mais que o esperado a cabine e isso faz os bancos da frente serem posicionados um pouco mais atrás, diminuindo o espaço para os ocupantes da segunda fila de assentos. Adultos acima dos 1,75 m terão dificuldades em viagens mais longas.
Porta-malas: são apenas 318 litros de capacidade, uma síndrome de Jeep Renegade, que tem atualmente 320 litros declarados. É suficiente para usar no dia a dia, mas não para se fazer uma viagem.
Minimalismo: a cabine deixa de lado painel de instrumentos convencional, botões para ajuste dos retrovisores e até mesmo abertura interna do porta-malas. Tudo isso fica concentrado em uma tela central que também é multimídia.
O fato de não ter um cluster convencional atrapalha um pouco, até pelo fato de tirar os olhos da via mais do que o necessário, e reduz a segurança na direção. Fora que o sensor de presença atrás do volante envia mensagens todas as vezes que olhamos para a multimídia pedindo para cravar os olhos na rua.
Além disso, temos os botões para regulagem dos vidros elétricos concentrados no console central. Não tem jeito, o cérebro sempre faz a mão esquerda bater no apoia braço da porta procurando pelos botões, e causa uma confusão. Com o tempo dá para se acostumar, mas são economias desnecessárias.
Sem Apple CarPlay: a multimídia tem sistema Android e não permite espelhamento de celulares iOS. Com isso, se você tem um iPhone saiba que terá de deixá-lo de lado para usar apenas o que a tela deixar. Músicas podem ser conectadas via Bluetooth, mas o mapa é só via Google Maps com endereço digitado na tela.
Volvo EX30 Pure 2024 – Ficha Técnica
Motor: elétrico, traseiro, de 272 cv de potência e 35 kgfm
de torque.
Câmbio: automático, marcha única.
0 a 100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Bateria: níquel-cobalto-manganês, de 69 kWh
Autonomia Inmetro: 338 km com uma carga completa
Recarga rápida: 10% a 80% em 28 min (carregador rápido CCS2 de 250 kW)
Dimensões: 4.233 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos, 1.838 mm de largura, 1.550 mm de altura e 318 litros de porta-malas
Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e multibraço e molas helicoidal (traseira) / freios a discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.850 kg
Volvo EX30 Pure 2024 – Equipamentos de série
- Assento traseiro rebatível
- Pequeno compartimento de carga dianteiro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Cabo para carregamento doméstico de 7 metros
- Módulo Onboard Charger de 11 kW
- Bomba de calor
- Medição de qualidade do ar e pré-limpeza remota do ar da cabine
- Sistema de qualidade do ar
- Ar-condicionado automático, digital e com duas zonas
- Filtro de ar para cabine
- Rodas de liga leve de 20 polegadas
- Spoiler traseiro
- Teto panorâmico
- Faróis e lanternas de LED
- Lanterna de neblina
- Pneus de verão
- Iluminação cortesia interior
- Porta-celular traseiro
- Porta-copos/porta-objetos deslizante
- Porta-objetos nas portas
- Tapetes
- Volante multifuncional com raio reduzido
- Controle de descida
- Controle de saída de rampa
- Chave digital
- Chave presencial
- Alarme
- Chave cartão
- Kit de reparo dos pneus
- Sistema de proteção contra lesões cervicais
- Assistente de manutenção de faixa
- Câmera 360º com visualização 3D
- Espelhos internos e externos com ajuste de brilho
- Freio automático de baixa velocidade
- Controle de cruzeiro automático
- Assistente de estacionamento
- Sensores dianteiros e traseiros para estacionamento
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Alerta de tráfego cruzado frontal
- Frenagem automática
- Frenagem pós-colisão
- Sistema one-pedal
- Limitador de velocidade
- Multimídia de 12,3 polegadas
- Sensor de chuva
- Alerta de ponto cego
- Alerta de fadiga do motorista
- Carregamento sem fio
Vale a pena levar um Volvo EX30 para casa?
Vale, sim. Principalmente se for um segundo carro e que você não usará para viagens em família. Dentro da cidade, o Volvo EX30 é um carro bom de guiar, com boa autonomia e desempenho. Peca por não ter espaço interno e porta-malas. Mas não dá para ter tudo
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.