Jaecoo e Omoda: novas marcas chinesas querem produzir carros no Brasil

Fabricantes chinesas sinalizam produção local, e querem abrir 40 concessionárias em 2024
Renan Bandeira
Por
22.12.2023 às 09:01
Fabricantes chinesas sinalizam produção local, e querem abrir 40 concessionárias em 2024

Depois do sucesso de BYD e GWM no Brasil, outras duas marcas chinesas se preparam para chegar ao Brasil: Omoda e Jaecoo. Em evento realizado nesta quinta-feira (21), as empresas, que terão uma administração unificada, apresentaram os executivos da operação no Brasil.

Elas chegam fora da operação Caoa Chery, e pretendem abrir 40 concessionárias ao longo de 2024. As fabricantes confirmaram ainda que pretendem produzir veículos no Brasil, assim como BYD e GWM, e estão no processo de negociação.

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Foi aventado há tempos atrás que Jaecoo e Omoda poderiam assumir as instalações da Caoa Chery em Jacareí (SP), mas os executivos das fabricantes chinesas não confirmaram tal informação e dizem estudar locais para iniciar a operação fabril.

Quais carros chegarão ao Brasil?

Ainda sem data para serem lançados no Brasil, Omoda e Jaecoo devem chegar por aqui com três modelos, previamente, sendo um Omoda e dois Jaecoo.

O Omoda será o 5, que terá duas configurações no Brasil. Sendo um híbrido leve e outro elétrico.

A tecnologia híbrida é a mesma encontrada no Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid. Ou seja, devemos ter um 1.5 turbo a gasolina que rende 156 cavalos de potência e 23,4 kgfm de torque.

Já o elétrico terá tração dianteira, e o motor deve render 204 cv de potência. Com esse conjunto, ele promete uma autonomia de 450 km com uma carga nos padrões chineses de medição. Aqui essa números podem cair cerca de 30%.

Quanto ao Jaecoo, serão dois produtos distintos e com uma pegada mais aventureira e de luxo.

O J7 é um jipão com medidas próximas a de um Jeep Compass. Enquanto o J9 é um Tiggo 9 com as assinaturas da Jaecoo, e com medidas superiores a de um Jeep Commander.

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