Por que Boreal seguirá estratégia do Kardian para não ser um Duster maior
Não teve preço revelado e ele só chega de fato no fim de 2025. Foi assim que o Renault Boreal foi apresentado no Brasil, mas que já é o suficiente para ver como a Renault está focada no plano de levar a marca para outro patamar no Brasil. E o Boreal será peça importante nessa construção.
O novo SUV médio vai seguir o exemplo do Renault Kardian, irmão menor que inaugurou o novo logo da montadora por aqui e iniciou uma “nova era” da marca francesa. Caso você não tenha visto, a Renault deixou de priorizar modelos mais “populares” para vender veículos com maior valor agregado.
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Ainda tem o Renault Kwid no portifólio, mas é só. Assim, a marca vende menos, mas tem o objetivo de lucrar mais. A matemática é o seguinte, como o Kardian oferece um padrão de desempenho e acabamento mais elevado, a montadora fatura pela margem de lucro maior, enquanto com carros mais baratos é preciso ganhar pelo volume de vendas.
Nesse sentido, o Boreal será produzido no Brasil em Curitiba (PR) e exportado para mais 17 países. O SUV é uma estratégia global e ainda será vendido em mais de 70 países.
Renan Rodrigues/Mobiauto
Esteticamente, o Boreal também tem sua personalidade sem precisar ousar demais e na medida, que agradou até mesmo os críticos da internet. Também não se rendeu ao visual das lanternas inteiriças iluminadas por LED, tão popularizadas pelos modelos chineses.
Os 2,70 metros de entre-eixos são refletidos no espaço interno generoso. Sem contar os 522 litros de porta-malas que fazem jus por quem procura um SUV médio
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Mas é por dentro que o tal novo “patamar” ganha força. Teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia com pareamento com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Mas caso você não queira espelhar seu celular, o Boreal conta com sistema Google nativo, com possibilidade de o Maps ser exibido nas duas telas.
Renan Rodrigues/Mobiauto
O sistema de som é assinado pela Harman Kardon, que costuma equipar modelos de marcas premium. Quando se fala de segurança, o Boreal oferece um pacote ADAS bem completo, incluindo ainda controle de velocidade e câmera 360°.
Para mover o SUV, o já conhecido motor 1.3 TCe, que oferece até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automatizado de dupla embreagem com caixa úmida de seis marchas.
Renan Rodrigues/Mobiauto
O propulsor é mesmo da versão de topo do Renault Duster, mas todo o restante mostra a distância entre o SUV compacto e o médio. O Boreal oferta bem mais que espaço, porta-malas e boas medidas para transpor obstáculos.
É o tal do “outro patamar”, só se espera a marca não perca a mão no preço. Pois, assim como o VW Tera fez o Kardian baixar seus preços, o Boreal precisa ter um preço competitivo.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.