Por que as baterias de carro dão mais problema no frio

A cena é clássica: em pleno inverno, você se dirige à garagem pronto para sair com seu carro. Tenta dar a partida e...
JC
Por
01.06.2022 às 19:15
A cena é clássica: em pleno inverno, você se dirige à garagem pronto para sair com seu carro. Tenta dar a partida e...

Por Felipe Oliveira

As temperaturas seguem caindo antes mesmo da chegada do inverno. Com isso, alguns problemas relativos ao frio começam a aparecer no seu carro. Conhece alguém – isso se já não aconteceu com você mesmo – que teve problemas recentemente com a bateria do veículo em dias mais frios? 

Pois bem, não é coincidência. Esse problema pode estar diretamente ligado à frente fria que atinge diversas regiões do país. Para entendermos um pouco mais sobre esse problema, precisamos lembrar de alguns conceitos da física. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Mais esforço para ligar o carro ou gerar energia

Quanto mais baixa a temperatura, maior a dificuldade de o combustível se vaporizar no cilindro. Além disso, o óleo lubrificante fica mais grosso e viscoso, fazendo com que o motor tenha que fazer mais esforço para pegar

"Qualquer motor tende a ter mais dificuldade de pegar no frio. Você às vezes tem de dar a partida mais de uma vez ou até girar a chave para dar ignição por mais tempo. Isso acaba consumindo mais energia elétrica da bateria, lembrando que ela só armazena energia do alternador", diz o professor de Física Fred Zenorini.

Ou seja, se a bateria já estiver com mais tempo de uso e mais desgastada – ou, ainda, se já vier dando alguns sinais de que pode pifar a qualquer momento – essa “força extra” exigida para fazer o veículo pegar no frio pode ser fundamental para agravar o problema e fazê-la pifar de vez.

O segundo ponto está diretamente relacionado ao funcionamento da bateria. Isso porque ela fornece energia ao veículo a partir de uma reação química. "Como a maioria das reações químicas, essa fica mais difícil de acontecer quando a temperatura está mais baixa", explica o professor.

Leia também: Concessionária ou oficina: onde vale mais a pena consertar o carro?

Como evitar ficar sem bateria no frio?

O que fazer, então, para manter a bateria funcionando sem sobrecarga e não ter dores de cabeça? Segundo Fred Zenorini, o ideal é que pessoas que possuem veículos flex prefiram abastecer com gasolina do que com etanol no período.

Quem teve carro a álcool no passado sabe na prática como é mais difícil o combustível derivado da cana-de-açúcar chegar à temperatura de combustão, visto que esta é maior do que o ponto de explosão da gasolina. E olha que os sistemas de pré-aquecimento modernos corrigem parte desse problema, embora também demandem mais energia da bateria.

"O carro acaba ligando mais facilmente com a gasolina e consumindo menos a bateria no momento da ignição. Agora, se não tiver a opção ou preferir o etanol, o motorista deve estar sempre atento ao famoso 'tanquinho' de partida a frio, no caso de carros que o possuem. A gasolina no reservatório vai facilitar a partida e poupar o esforço maior do componente", diz o professor de Física.

O especialista também aponta que não é muito bom deixar o carro desligado durante muitos dias seguidos durante o frio, principalmente se for um carro com mais tempo de uso. "Evite  ficar muito tempo sem andar com o carro. Um veículo um pouco mais velho que fica uns quatro dias na garagem já terá problemas para ser ligado no frio”, finaliza Zenorini.

Imagem: Shutterstock

Você também pode se interessar por:

Cortar um fio errado em carro elétrico pode custar o valor do veículo
Brasileiro gasta quase 2 salários mínimos por mês só para manter um carro
Sete riscos muito graves de rodar com pneu careca até em pista seca
Por que velhos motores aspirados estão mais econômicos que os turbo?

Comentários