Por que a redução do IPI quase não fará diferença no preço dos carros

Nova alíquota deixou versões do Chevrolet Onix míseros R$ 50 mais baratas. Na prática, medida beneficia mais modelos caros e importados
Camila Torres
Por
03.03.2022 às 13:23
Nova alíquota deixou versões do Chevrolet Onix míseros R$ 50 mais baratas. Na prática, medida beneficia mais modelos caros e importados

Com o país já em clima de carnaval, o Governo Federal anunciou no fim de fevereiro uma redução de 18,5% no valor do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) de automóveis. 

Parecia a notícia perfeita para embalar as comemorações de quem está avaliando comprar um carro novo em 2022. Porém, não era tão boa como uma grande parte dos brasileiros imaginava. 

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Com os valores dos carros zero-quilômetro ficando cada vez mais impopulares e inacessíveis, com modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Strada chegando a custar mais de R$ 100.000, a redução do IPI parecia um incentivo para um ano que as vendas de carros novos está praticamente andando de lado. 

Mas, infelizmente, esse desconto talvez sequer seja repassado ao consumidor, e se for, impactará muito pouco no valor do carro, quer saber por quê? 

Leia também: Os carros que ainda custam até R$ 100.000


Três motivos simples para entender por que o desconto do IPI não mudará nada

Desconto do desconto: Primeiro, você precisa saber que o valor cobrado de IPI sobre os carros variava entre 7% e 25%. O desconto de 18,5% é sobre esse percentual, o que quer dizer que um carro 1.0 cujo IPI é de 7% terá a tributação reduzida, na prática, em 1,3 ponto percentual, para 5,7%. 

Isso, na prática, se reflete em uma redução pouquíssimo significativa no preço final, principalmente quando olhamos para os carros populares, com motor flex de até 1 litro (aspirado ou turbo), que têm uma tributação menor. 

No final das contas, o público de carros premium ou de versões topo de linha serão os mais beneficiados, pois modelos com motores acima de 2.0 a gasolina são os que têm uma taxação maior e, assim, receberão um desconto efetivo mais expressivo. 

A Bright Consulting fez uma estimativa da diferença de preço final com o novo desconto de IPI aplicado em cada categoria de motor:

Motores até 1 litro de cilindrada: IPI de 7% para 5,7%
Preço final: menos 1,2 ponto percentual

De 1 até 2 litros (gasolina): IPI de 13% para 10,6%
Preço final: menos 2,1 pontos percentuais

De 1 até 2 litros (etanol): IPI de 11% para 8,9%
Preço final: menos 1,8 ponto percentual

Acima de 2 litros (gasolina): IPI de 25% para 20,4%
Preço final: menos 3,7 pontos percentuais

Acima de 2 litros (etanol): IPI de 18% para 14,7%
Preço final: menos 2,8 pontos percentuais

Leia também: 10 carros que sofreram os aumentos de preço mais absurdos em 2021.

2. Desconto é sobre o valor faturado e não final: Além do percentual efetivo sobre o valor total do veículo ser pequeno, precisamos entender que os números acima são calculados não sobre o valor final praticado nas concessionárias, mas sim sobre o valor faturado na fábrica, antes da aplicação da margem das revendedoras. 

3. Reajustes de março: outro ponto é que a redução de IPI dos automóveis foi anunciada faltando apenas três dias para acabar o mês de fevereiro. Sendo assim, o desconto será aplicado já na tabela de março, que viria certamente com reajustes. 

Isso quer dizer que o desconto de IPI vai acabar, em muitos casos, sendo usado em boa parte apenas para abater o reajuste deste mês, como aconteceu com o próprio Chevrolet Onix: na prática, a redução efetiva foi de míseros R$ 50 dependendo da versão. Mesmo quando a redução de preços acontecer, dificilmente será superior a 2%.

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Na prática, carros importados e caros terão descontos maiores

Podem, e provavelmente é o que irá acontecer. Como já explicamos acima, a redução do IPI pode não refletir no preço para o consumidor.  Basta a marca fazer um reajuste maior que o desconto do IPI, para não ter efeito nenhum para quem deseja comprar. 

A única vantagem seria ter em março os mesmos valores praticados em fevereiro. Até a publicação desta matéria, apenas Chevrolet e Kia haviam divulgado tabelas de preços atualizadas para março já com o novo cálculo de IPI.

Os reajustes da Kia resultaram em uma redução de até 3,74%. A redução mais expressiva foi justamente a de seu modelo mais caro, a van Carnival, que ficou R$ 20.000 mais barata. Demais modelos da marca coreana tiveram desconto de no máximo R$ 3.000. Confira os valores na prática:

Kia Cerato: de R$ 132.990 para R$ 130.490 (-1,88%)
Kia Stonic: de R$ 149.990 para R$ 146.990 (-2%)
Kia Sportage: de R$182.990 para R$ 179.590 (-1,86%)
Kia Carnival: de R$ 534.990 para R$ 514.990 (-3,74%)

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Já a redução de preço dos modelos da Chevrolet foi ínfima. Como a marca não havia aumentado seus preços de janeiro para fevereiro, provavelmente o faria em março. Com a redução do IPI, os preços continuam continuaram quase congelados, com reduções que não passam de R$ 50 no modelo mais vendido da marca, o Onix. 

Já os reajustes do Chevrolet Tracker variam entre R$ 530 e R$ 1.550. Veja:

Chevrolet Onix 1.0: de R$ 73.890 para R$ 73.820 (menos R$ 50)
Chevrolet Onix 1.0 LT (R7D / RGF): de R$ 76.490 para R$ 76.460 (menos R$ 30)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT: de R$ 84.840 para R$ 84.800 (menos R$ 40)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo LT (R7F / RGJ): de R$ 84.220 para R$ 84.200 (menos R$ 20)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo LT AT: de R$ 90.840 para R$ 90.830 (menos R$ 10)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo LTZ (R7F / RGJ): de R$ 86.720 para R$ 86.680 (menos R$ 40)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo LTZ (RJ7): de R$ 93.340 para R$ 93.310 (menos R$ 30)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo Premier (R7L): de R$ 99.700 para R$ 99.650 (menos R$ 50)
Chevrolet Onix 1.0 Turbo Premier (R7R): R$ 102.340 para R$ 102.310 (menos R$ 30)

Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT: de R$ 114.020 para R$ 113.490 (-0,46%)
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo MT: de R$ 109.030 para R$ 107.910 (-1,03%)
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo LT (PDD): de R$ 118.630 para R$ 118.060 (-0,48%)
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo LTZ (PDF): de R$ 128.610 para R$ 127.990 (-0,48%)
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo Premier: de R$ 139.270 para R$ 138.580 (-0,50%)
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier: de R$ 148.960 para R$ 147.410 (-1,04%)


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