10 Carros que sofreram os aumentos de preço mais absurdos em 2021
O ano de 2021 foi marcado por aumentos estratosféricos nos preços dos carros, desde modelos populares até os de luxo. A falta de semicondutores, além de desfalcar os estoques das lojas, fez com que muitas marcas promovessem reajustes mensais, por vezes quinzenais dos valores.
O aumento foi tamanho que quase extinguiu de vez os carros populares no Brasil. Fiat Mobi e Renault Kwid, os atuais carros zero-quilômetro mais baratos à venda no Brasil, já partem de praticamente R$ 50.000. Outros que deviam ser populares, como VW Gol e Hyundai HB20, já estão começando perto da faixa de R$ 70.000.
Ao levantar os preços de 2021 de marcas populares, os maiores aumentos ficaram entre 26,83% e R$ 47,95%. Curiosamente, dos dez modelos que aparecem na lista com os maiores reajustes, três são carros que já estão no fim da vida, como: VW Gol, Fiat Uno, e Toyota Yaris.
No entanto, o modelo que mais chama atenção é o VW T-Cross na versão Sense AT, destinada inicialmente ao público PCD e que, depois, tornou-se a opção de entrada do SUV. Esta sofreu um reajuste total de quase 48% no preço, enquanto as outras versões não passaram dos 22%, o que também é uma margem expressiva.
Aumento de preços motivou maior desconto de IPI e IPVA
Não à toa, o teto de isenção IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o público PCD passou de R$ 70.000 para R$ 140.000 em 2021, e está em tramitação aumentá-lo novamente para R$ 200.000 em 2022.
Não há mais carros automáticos no Brasil abaixo dos R$ 70.000. Um VW Gol 1.6 AT ou um Peugeot 208 1.6 MT, por exemplo, já custam R$ 85.000.
Olhando também para o segmento de picapes, uma Fiat Strada cabine plus já está na faixa de R$ 87.000 e uma Toro custa quase R$ 130.000. E já não dá mais para levar uma Toyota Hilux para casa por menos de R$ 212.000. E olha que estamos falando dos preços das versões de entrada desses modelos.
Os reajustes foram tantos que se refletirão nos valores do IPVA a serem pagos pelos usuários em 2022. Ou seja: prepare o bolso. Tanto que alguns Estados chegaram a aumentar os descontos ou o número de parcelas para quitação do imposto no ano que vem. Confira os calendários de todas as 27 Unidades Federativas brasileiras.
10 Carros que mais aumentaram em 2021
Para fazer esta lista, levantamos os valores das tabelas oficiais de janeiro e dezembro de 2021, considerando 13 marcas generalistas: VW, Toyota, Renault, Peugeot, Nissan, Honda, Citroen, Jeep, Fiat e Hyundai, Chevrolet, Ford e Caoa Chery.
A Chevrolet, em específico, não enviou a tabela de preços Brasil em dezembro, apenas a de São Paulo. Mesmo assim, nossa redação apurou os valores no site da marca. Modelos como Onix, Onix Plus e Tracker não constavam no site. Dos veículos levantados, a porcentagem de aumento não superou os 25%.
Vale citar que não incluímos na lista modelos que trocaram de geração, passaram por facelift ou reestilização no decorrer do ano, pois suas versões e pacotes mudam, o que tira o parâmetro comparativo de valores. Fiat Toro, Jeep Compass, Honda City e Accord e Nissan Kicks.
Confira abaixo, a lista dos maiores aumentos de preço de carros no Brasil de janeiro a dezembro de 2021:
10. Nissan Frontier
Frontier Attack 4x4 AT
Preço janeiro/dezembro: R$ 199.000 / R$ 252.390
Diferença (%) / (R$): 26,83% / R$ 53.390
9. Peugeot 208
208 Like 1.6 MT
Preço janeiro/dezembro: R$ 67.690 / R$ 85.990
Diferença (%) / (R$): 27,04% / R$ 18.300
Leia também: Os carros que mais aumentaram o preço no começo de 2021
8. VW Gol
Gol 1.6 AT
Preço janeiro/dezembro: R$ 67.350 / R$ 85.790
Diferença (%) / (R$): 27,38% / R$ 18.440
Gol 1.0 MT
Preço janeiro/dezembro: R$ 55.250 / R$ 69.790
Diferença (%) / (R$): 26,32% / R$ 14.540
7. Jeep Grand Cherokee
Grand Cherokee Limited 3.0 V6 Turbo Diesel AT8
Preço janeiro/dezembro: R$ 389.990 / R$ 496.990
Diferença (%) / (R$): 27,44% / R$ 107.000
Leia também: 13 Carros que inacreditavelmente já estão custando R$ 100 mil
6. Toyota Yaris Hatch
Yaris Hatch 1.3 XL Live CVT
Preço janeiro/dezembro: R$ 69.990 / R$ 89.240
Diferença (%) / (R$): 27,50% / R$ 19.250
5. Hyundai HB20
HB20 Sense 1.0 MT
Preço janeiro/dezembro: R$ 52.290 / R$ 67.390
Diferença (%) / (R$): 28,88% / R$ 15.100
Leia também: Carros “pelados” são os que mais aumentam de preço em 2021
4. Toyota Yaris Sedan
Yaris Sedan 1.5 CVT XL LIVE
Preço janeiro/dezembro: R$ 69.990 / R$ 93.090
Diferença (%) / (R$): 33,00% / R$ 23.100
3. Fiat Uno
Uno Attractive 1.0 MT
Preço janeiro/dezembro: R$ 49.190 / R$ 66.290
Diferença (%) / (R$): 34,76% / R$ 17.100
Leia também: Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
2. Ford Ranger
Ranger Cabine Simples 2.2 Diesel 4x4 XL
Preço janeiro/dezembro: R$ 156.290 / R$ 203.190
Diferença (%) / (R$): 30,01% / R$ 46.900
Ranger Cabine Dupla 2.2 Diesel 4x4 XL
Preço janeiro/dezembro: R$ 164.090 / R$ 213.090
Diferença (%) / (R$): 29,86% / R$ 49.000
Ranger Cabine Dupla 2.2 Diesel 4x2 XLS Automática
Preço janeiro/dezembro: R$ 162.590 / R$ 203.790
Diferença (%) / (R$): 25,34% / R$ 41.200
Ranger Cabine Dupla 3.2 Diesel 4x4 Storm
Preço janeiro/dezembro: R$ 191.590 / R$ 246.190
Diferença (%) / (R$): 28,50% / R$ 54.600
Ranger Cabine Dupla 2.2 Diesel 4x4 XLS Automática
Preço janeiro/dezembro: R$ 192.690 / R$ 243.990
Diferença (%) / (R$): 26,62% / R$ 51.300
Ranger Cabine Dupla 3.2 Diesel 4x4 XLT Automática
Preço janeiro/dezembro: R$ 218.990 / R$ 280.090
Diferença (%) / (R$): 27,90% / R$ 61.100
Ranger Cabine Dupla 3.2 Diesel 4x4 Limited Automática
Preço janeiro/dezembro: R$ 238.990 / R$ 304.990
Diferença (%) / (R$): 27,62% / R$ 66.000
Leia também: Carro por assinatura vale a pena? Quando é vantagem e quando é fria
1. VW T-Cross
T-Cross Sense (PCD)
Preço janeiro/dezembro: R$ 69.990 / R$ 103.550
Diferença (%) / (R$): 47,95% / R$ 33.560
Talvez você também se interesse:
Carro usado: por que a procura está tão grande e os preços só sobem?
Carros PCD de até R$ 140.000 que já são vendidos com isenção do IPI
Financiamento de carro: NÃO siga estas 5 dicas e pague até 735% mais juros
10 Atitudes no trânsito que dão multa, mas parecem inofensivas
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.