Por que a Nissan desistiu da picape com base Renault contra a Fiat Toro

Conhecida como picape do Nissan Kicks tinha como trunfo parceria com a montadora francesa
Vinicius Moreira
Por
28.04.2025 às 18:34 • Atualizado em 29.04.2025
Compartilhe:
Conhecida como picape do Nissan Kicks tinha como trunfo parceria com a montadora francesa

A Nissan tinha seu plano traçado para ter uma picape intermediária do porte da Fiat Toro no Brasil. Agora, tudo isso mudou de figura, como a Mobiauto já tinha antecipado. Depois do presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, confirmar a paralisação do projeto, o presidente da marca na Argentina, Ricardo Flammini, foi categórico:

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

"O projeto da picape compacta fabricada em Córdoba (ARG) não está mais sendo considerado", afirmou o executivo.

Você também pode se interessar:

A picape da Nissan seria fabricada na cidade argentina, utilizando a base do conceito Renault Niágara. A plataforma é a RGMP (Renault Groupe Modular Platform). A arquitetura modular suporta veículos de 4 a 5 metros e com entre-eixos de 2,60 metros até 3 m, justamente modelos do segmento B (Kardian e Niagara) e até C (picapes médias).

O projeto tinha tudo para sair do papel. Afinal, compartilharia a arquitetura, que pode receber conjuntos híbridos, e visava o mercado em alta de picapes pequenas e intermediárias como veículos de passeio.

Mas por que a Nissan desistiu da picape intermediária?

Basicamente, a Nissan passou por uma restruturação pesada nos últimos tempos. Uma nova cúpula mudou a bússola da fabricante, que agora tem como “norte” outras prioridades, as quais uma picape rival de Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, não está incluída.

Isso a nível global, já que na América do Sul a Nissan ainda anunciou a saída como fabricante da Argentina. Assim, a nova Frontier foi transferida para o México e a picape intermediária ficou órfã.

Aliado a esse movimento, a Nissan Brasil também redirecionou seus rumos para os SUVs. O Nissan Kicks já estava confirmado, mas um SUV compacto abaixo do Kicks também chegará até março de 2026. Ambos fabricados na unidade da Nissan no Brasil, em Resende (RJ).

Como o projeto da picape intermediária era focado apenas para o Brasil e América do Sul, nem mesmo a redução de custos com a parceria da Renault e segmento atrativo liderado pela Toro sustentou a picape da Nissan. 

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Projeção: Kdesingag