Por que a Nissan desistiu da picape com base Renault contra a Fiat Toro
A Nissan tinha seu plano traçado para ter uma picape intermediária do porte da Fiat Toro no Brasil. Agora, tudo isso mudou de figura, como a Mobiauto já tinha antecipado. Depois do presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, confirmar a paralisação do projeto, o presidente da marca na Argentina, Ricardo Flammini, foi categórico:
"O projeto da picape compacta fabricada em Córdoba (ARG) não está mais sendo considerado", afirmou o executivo.
Você também pode se interessar:
- Como a Nissan usará estratégia da Chevrolet para ter picape anti-Toro
- Nissan Kicks picape: o que podemos esperar da rival da Fiat Toro?
- Nissan confirma “picape de meia tonelada” contra Fiat Toro
- Renault nacionalizará motor 1.3 turbo para usar até no novo Nissan Kicks
A picape da Nissan seria fabricada na cidade argentina, utilizando a base do conceito Renault Niágara. A plataforma é a RGMP (Renault Groupe Modular Platform). A arquitetura modular suporta veículos de 4 a 5 metros e com entre-eixos de 2,60 metros até 3 m, justamente modelos do segmento B (Kardian e Niagara) e até C (picapes médias).
O projeto tinha tudo para sair do papel. Afinal, compartilharia a arquitetura, que pode receber conjuntos híbridos, e visava o mercado em alta de picapes pequenas e intermediárias como veículos de passeio.
Mas por que a Nissan desistiu da picape intermediária?
Basicamente, a Nissan passou por uma restruturação pesada nos últimos tempos. Uma nova cúpula mudou a bússola da fabricante, que agora tem como “norte” outras prioridades, as quais uma picape rival de Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, não está incluída.
Isso a nível global, já que na América do Sul a Nissan ainda anunciou a saída como fabricante da Argentina. Assim, a nova Frontier foi transferida para o México e a picape intermediária ficou órfã.
Aliado a esse movimento, a Nissan Brasil também redirecionou seus rumos para os SUVs. O Nissan Kicks já estava confirmado, mas um SUV compacto abaixo do Kicks também chegará até março de 2026. Ambos fabricados na unidade da Nissan no Brasil, em Resende (RJ).
Como o projeto da picape intermediária era focado apenas para o Brasil e América do Sul, nem mesmo a redução de custos com a parceria da Renault e segmento atrativo liderado pela Toro sustentou a picape da Nissan.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Projeção: Kdesingag
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.