Segredo: Picape do Nissan Kicks tem futuro incerto e pode não sair do papel
O plano da Nissan para ter uma picape intermediária, no porte da Fiat Toro, no Brasil não é mais o mesmo. Inicialmente, a montadora japonesa utilizaria a parceria com a Renault para ter um modelo com caçamba diferente da Frontier, um pouco menor e menos capacidade de carga.
Até mesmo a plataforma já tinha sido confirmada pela cúpula da Nissan, que seria a mesma da Renault Niágara. Pois é, mas agora esse projeto não está no foco atual da montadora, que mudou as diretrizes.
Você também pode se interessar por:
- Nissan inicia produção do novo Kicks e motor turbo; veja quando chega
- Novo Nissan Kicks ganha 5 estrelas em segurança antes de chegar ao Brasil
- Nissan Kicks Play 2025: novo nome e o que mais mudou no SUV
- Nissan Kicks Play e novo Kicks: como será a nova estratégia de SUVs da marca no Brasil
Durante o evento que marcou o início da produção do novo Kicks, o presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, foi questionado por nossa reportagem sobre em que etapa está o projeto. “O desenvolvimento está parado. Talvez depois volte, mas hoje está parado”, revelou o executivo.
Gonzalo ainda fez questão de frisar que o foco da montadora está nos dois SUVs prometidos para o mercado brasileiro. Estamos falando então do novo modelo de entrada da marca, e da estrela do evento, que é o Nissan Kicks de nova geração.
O último teve iniciada sua produção junto do motor turbo. Ainda sem confirmação pela marca, sabemos que o trem de força em questão se trata do propulsor do Kardian, muito provavelmente o 1.0 três cilindros turbo flex da Horse. A usina equipa também o Renault Kardian e entrega até 125 cv e 22,4 kgfm de torque na calibração para o SUV francês.
Já o primeiro, não tem muitas informações divulgadas pela marca japonesa. Ao que tudo indica será o Nissan Kicks Play, que é a atual geração do SUV. Confirmado pela marca está apenas o fato de o modelo chegar no ano fiscal de 2025, que compreende o período de março deste ano até março do ano que vem.
Tudo indica que o posicionamento do novo SUV seja abaixo do Kicks, ou seja, um compacto, contra Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Tera. É a única lacuna no portifólio da marca no país, já que o X-Trail já roda em testes de emissões no Brasil para atender o segmento dos SUVs médios.
O novo SUV será produzido em Resende (RJ) e exportado para 20 países da América Latina, incluindo o México. O novo modelo já iniciou os testes com camuflagem pesada, mas o tamanho entrega o porte do veículo.
Com o catálogo de SUVs já desenhado, ficamos no aguardo de mais informações sobre a picape do Nissan Kicks, que até o momento pode nem sair do papel para enfrentar Fiat Toro e companhia.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.