Peugeot 208 GT 2025: o que você deve saber antes de comprar um
A atual geração do Peugeot 208 sofreu uma reestilização e um reposicionamento de versões no segundo semestre de 2024. Apesar do belo visual, do bom nível de equipamentos e do conjunto mecânico elogiável, o hatch terminou o último ano bem distante dos concorrentes no ranking de vendas.
De acordo com a Fenabrave (associação dos concessionários), o Peugeot 208 vendeu apenas 17.709 unidades, enquanto cada um dos seus principais rivais superaram os 90 mil emplacamentos no decorrer de 2024.
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Como comparação, o Volkswagen Polo, líder de vendas entre os automóveis, teve 140.777 unidades comercializadas, seguido por Chevrolet Onix (97.503 unidades), Hyundai HB20 (97.079 unidades) e Fiat Argo (91.139 unidades).
Aproveitamos o recesso de final de ano para testar o Peugeot 208 GT (R$ 126.990) em diferentes condições. Durante as três semanas de convívio, utilizamos o hatch em atividades cotidianas e ainda decidimos para dar uma esticada até o interior do estado de São Paulo, em uma viagem de mais de 800 km de ida e volta.
O que é o Peugeot 208 GT 2025?
Trata-se da nova versão topo de linha do hatch fabricado na Argentina, que substituiu a Griffe na linha 2025. Esta configuração trocou a proposta mais refinada para apostar num estilo mais esportivo, inspirado na variante elétrica e-208 GT, que deixou de ser importada da Europa. Apesar do visual sugerir uma pegada mais dinâmica, o 208 GT não sofreu alterações mecânicas, como motorização mais potente e suspensões recalibradas.
Peugeot 208 GT 2025 – Características
Motor: 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas.
Dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura, 2.538 mm de entre-eixos, porta-malas de 265 litros e tanque de combustível de 47 litros.
Revisões até 60.000 km: R$ 5.234
Peugeot 208 GT 2025 – Pontos positivos
Visual
O 208 GT chama a atenção logo de cara pelo belo desenho da carroceria, que passa a ostentar a nova identidade da Peugeot: logotipo atualizado e iluminação de rodagem diurna em LEDs triplos em alusão às garras do leão, símbolo da marca. Os elementos em preto brilhante (teto, molduras dos para-lamas, aerofólio traseiro e retrovisores externos) contrastam com a pintura cinza Selenium (opcional de R$ 2 mil) da unidade testada, reforçando o toque de esportividade. As rodas de liga leve de 17 polegadas, por sua vez, têm desenho controverso, mas que fogem da mesmice dos conjuntos usados na maioria dos carros atuais.
Dirigibilidade
O Peugeot 208 é, certamente, o hatch compacto mais agradável de dirigir à venda atualmente no Brasil. Desde a adoção do motor turbo, no final de 2023, o 208 passou a ter um propulsor à altura da sua plataforma. As suspensões são muito bem acertadas para as condições do asfalto brasileiro, porém, sem abrir mão de um comportamento irretocável em curvas (característica geralmente penalizada em prol do conforto dos ocupantes). A direção elétrica precisa também é digna de elogios, ainda mais por ser controlada pelo volante de base achatada e diâmetro reduzido.
Desempenho
O motor 1.0 turboflex compartilhado com modelos da Fiat e Citroën caiu como uma luva no Peugeot 208. Embora os números da ficha técnica não impressionem, o propulsor tem fôlego de sobra para empurrar o hatch com disposição. Ágil na cidade e veloz na estrada, o 208 GT se mostrou um bom companheiro de viagem. Embora o câmbio CVT fornecido pela Aisin tenha uma concepção que privilegia o consumo de combustível, o conjunto do hatch se mostrou muito esperto nas retomadas, mesmo com o carro carregado com quatro adultos e porta-malas cheio.
Consumo
Na primeira vez que dirigi o Peugeot 208 GT, há alguns meses, cheguei a fazer médias superiores a 16 km/l com gasolina na estrada. Desta vez, com o carro cheio e sob insistente chuva forte, a média de consumo rodoviário foi de 10,4 km/l com etanol (rodamos 423 km antes de a luz da reserva se acender). Com gasolina, a média foi de 12,9 km/l e autonomia de 500 km antes de o nível de combustível entrar na reserva.
Antes da viagem, rodamos 442 km em percurso misto (80% cidade e 20% estrada), fazendo média de 11,9 km/l com gasolina.
No total, com o Peugeot 208 GT percorremos 1.304 km (cerca de 900 km em estrada) com média final de 11,6 km/l com etanol e gasolina.
Peugeot 208 GT 2025 – Pontos negativos
Espaço interno
Neste quesito, o Peugeot 208 fica devendo quando comparado com os seus concorrentes. O espaço no banco traseiro é indicado para dois adultos com até 1,70 m de estatura (e olhe lá). Um terceiro passageiro viajaria praticamente sufocado no assento do meio.
Porta-malas
São apenas 265 litros, capacidade inferior aos compartimentos dos rivais, que têm por volta de 300 litros – diferença suficiente para acomodar uma mochila ou bolsa pequena.
Isolamento acústico
As rodas de 17 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo provocam tanto ruído ao rodar sobre asfalto áspero a ponto de tornar a viagem cansativa. A partir dos 120 km/h também é possível ouvir o vento “assobiando” ao bater contra os espelhos retrovisores.
Capacidade do tanque de combustível
Embora esteja na média dos carros atuais, o reservatório de 47 litros limita o alcance do carro em viagens mais longas, obrigando o motorista a antecipar paradas para o abastecimento.
Comandos do ar-condicionado
Não é uma experiência das mais agradáveis sair da tela do Waze ou do aplicativo de streaming de músicas toda vez que quiser ajustar a temperatura da cabine.
Peugeot 208 GT 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.0
dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, gasolina e etanol,
injeção direta, comando de válvulas único no cabeçote com variação na admissão
Taxa de
compressão: 10,5:1
Potência: 125
cv (G) e 130 (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4
kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência:
8,90 kg/cv (E)
Peso/torque:
56,7 kg/kgfm (E)
Câmbio:
automático tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração:
dianteira
0 a 100
km/h: 9 segundos
Velocidade
máxima: 206 km/h
Consumo Inmetro: 8,8 km/l (E) e 11 km/l na cidade (G) e 10 km/L (E) e 14,1 km/l (G) na estrada
Dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura, 2.538 mm de entre-eixos, porta-malas de 265 litros e tanque de combustível de 47 litros.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e a tambores na traseira; vão livre do solo, 16,5 cm; ângulo de ataque, 16°; peso em ordem de marcha, 1.157 kg, pneus 205/45 R17.
Peugeot 208 GT 2025 – Itens de série
- Seis airbags
- Rodas de liga leve de 17” diamantadas
- Ar-condicionado automático digital de uma zona
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem autônoma de emergência
- Faróis full-LED
- Assistente de prevenção de mudança de faixa
- Travamento automático das portas
- Destravamento automático das portas em caso de acidente
- Modo de condução Normal e Sport
- Chave presencial e de partida
- Sensor de chuva
- Painel de instrumentos com display central de 7 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Central multimídia com tela de 10 polegadas
- Android Auto e Apple Carplay sem cabo
- Sistema de som com 6 alto-falantes
O que saber antes de comprar
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