Segredo: Peugeot 3008 tem data para estrear no Brasil (e trará surpresa)

Marca francesa se prepara para ter lançamentos impactantes no mercado brasileiro em 2025
Renan Bandeira
Por
28.01.2025 às 22:55 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Marca francesa se prepara para ter lançamentos impactantes no mercado brasileiro em 2025

A Stellantis tem feito um trabalho de recuperação da marca Peugeot no Brasil. Ter motor e câmbio da Fiat, facilitaram a vida da empresa francesa nesse processo, e 208 e 2008 fazem um bom papel nessa ação, afinal são bons carros e que têm ganhado mais espaço no mercado brasileiro.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

A grande novidade para esse ano é a chegada do Peugeot 3008. Mobiauto já havia falado sobre a possibilidade de o SUV ser lançado em nosso mercado, e a informação foi confirmada pela rede de concessionária à nossa reportagem.

Você também pode se interessar por:

A grande surpresa, segundo os lojistas, é que o modelo será vendido em versões híbridas e elétricas por aqui – basicamente o que também acontece na Europa. Lá o modelo é comercializado com opção híbrida convencional e híbrida plug-in.

A primeira opção de híbrido pode ser encontrada em duas versões: Allure e GT. Trata-se de uma opção micro-híbrida com motor 1.2 de três cilindros com 136 cv que conta com auxílio de outro elétrico de 29 cv que funciona em um sistema de 48V, que será usado no Brasil por Jeep Compass e Commander, mas ligados ao motor 1.3 turbo flex de 185 cv. Ela é capaz de render 18,5 km/l.

A segunda é híbrida do tipo plug-in e combina o motor 1.6 turbo a gasolina a um motor elétrico de 125 cv para oferecer 194 cv de potência. A usina elétrica é abastecida por uma bateria de 17,9 kWh, que permite rodar até 87 km em modo só elétrico, segundo índice WLTP.

Já a versão elétrica é equipada com uma bateria de íons de lítio de 400V e capacidade de até 96,9 kWh. Ela é suficiente para oferecer uma autonomia de 700 km em ciclo WLTP – no índice do Inmetro, o número será menor – e pode ser recarregada em menos de 30 minutos. Nessa configuração, o motor elétrico rende 230 cv de potência.

Existe ainda uma versão mais mansa, com 210 cv de potência e até 539 km de autonomia da bateria. Outra mais potente está radar e será apresentada em breve com tração nas quatro rodas 320 cv de potência e 500 km de alcance – medidos sempre em modo WLTP.

Obviamente ainda não sabemos qual das variantes virão. Mas a principal aposta á para opção elétrica intermediária de 230 cv e 700 km de autonomia. Enquanto a versão híbrida deve ser do tipo leve 1.2 de três cilindros com 136 cv que conta com auxílio de outro elétrico de 29 cv que funciona em um sistema de 48V.

Como referência, um Peugeot 3008 híbrido leve parte de 34.400 euros na Europa, enquanto a versão elétrica falada acima custa 45.150 euros. Um Peugeot e-2008 que também vem importado para o Brasil parte de US$ 33.400, e custa aqui R$ 270 mil. Ou seja, podemos esperar um valor parecido para a configuração híbrida em nosso mercado, e um preço bem mais elevado para a elétrica.

O Peugeot 3008 é um SUV cupê em sua mais nova geração e usa a plataforma STLA Medium, que será aplicada nos futuros Compass, Commander, Toro, Renegade e Rampage. O modelo é basicamente o molde que será usado para o Commander, com diferença apenas para a carroceria, já que o Peugeot é SUV cupê e o Compass se manterá como um modelo convencional.

No entanto, o Compass também adotará a estratégia de ter apenas versões híbridas e elétricas. Além disso, ficará maior.

O novo Peugeot 2008 tem 4,54 m de comprimento, 1,64 m de altura, 1,89 m de largura e 2,74 m de entre-eixos.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp