As picapes rivais da Ram 1500 nos EUA que queríamos no Brasil

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada
LF
Por
17.12.2020 às 18:05
Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

O grupo FCA surpreendeu ao trazer para o Brasil a Ram 1500 apenas na configuração crew cab (cabine dupla estendida) com motor V8 Hemi 5.7 a gasolina, de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Seu posicionamento é mais esportivo que o da irmã maior 2500, tanto que lhe rendeu a identificação “premium muscle truck”, numa analogia aos lendários muscles cars.

A opção V6 turbodiesel, por enquanto, segue apenas no imaginário nacional, mas a decisão parece acertada quando observamos que a pré-venda de 100 unidades da picape, todas na versão de R$ 419.990, esgotou-se em incríveis 18 horas.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

O frisson em cima da 1500 tem sido tamanho que nos levou a acreditar que há espaço no mercado, de fato, para mais produtos em um segmento acima de Toyota Hilux, Chevrolet S10, VW Amarok, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e cia.

Por isso mesmo, já estamos ansiando para que outras marcas resolvam trazer concorrentes da Ram 1500 ao Brasil. Nos Estados Unidos, há cinco rivais contumazes para ela. Será que alguma se arrisca a enfrentá-la em terras tupiniquins? Veja as opções:

Chevrolet Silverado

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

Se tem uma picape mais próxima de chegar ao país para desafiar a 1500, esta é a Chevrolet Silverado. A Mobiauto, inclusive, já contou essa história. Sua maior vantagem seria vir importada do México, e não dos EUA.

No começo deste ano, um executivo da GM na Argentina chegou a anunciar que ela seria lançada no país vizinho “antes de chegar ao Brasil”, dando a entender que a decisão de vendê-la aqui já teria sido tomada. A chegada ocorreria ao longo do ano que vem.

Com quase 5,80 m de comprimento, a Silverado poderia ser lançada com motor seis-cilindros em linha turbodiesel de 280 cv e 63 kgfm de torque, ou com uma de três opções V8 a gasolina. 

A mais forte delas, também existente no Camaro, supera 420 cv de potência e 63 kgfm de torque, e é auxiliada por um câmbio automático de dez marchas. Ou seja: pronta para deixar a Ram 1500 em maus lençóis.

Leia também: Mercedes fecha fábrica e encerra produção no Brasil

Ford F-150

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

A Ford Série F é a família de picapes mais vendida no mundo e, obviamente, também na terra de titio Sam. No Brasil, chegou a fazer considerável sucesso no passado com modelos como a F-100, a F-1000, a F-250 e a própria F-150.

Sendo assim, soa até estranho que não haja nenhuma representante da família disponível mais em nosso mercado. Isso pode mudar com a nova geração da F-250, que será lançada em meados do ano que vem em solo americano e seria uma boa pedida para o Brasil em 2022.

Seu grande trunfo é o motor V6 3.5 EcoBoost híbrido, de 380 cv, sendo 47 cv extras gerados por um motor elétrico integrado diretamente à transmissão automática de dez marchas, a mesma da Silverado. Com este sistema, a autonomia supera a casa de 1.000 km. Mas a derivação enfurecida Raptor também não nos cairia nada mal.

Há, ainda, mimos como estribos elétricos, atualização de funções via internet, central com projeção de celulares sem fio, manopla de câmbio retrátil - permitindo transformar o console central numa mesa plana - e caçamba com tomadas e molduras próprias para uso de ferramentas elétricas.

Leia também: Volvo emprestará carros de graça, mas não se assanhe muito

Nissan Titan XD

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

Seu visual servirá de inspiração para o facelift da Frontier que chegará ao Brasil em meados do ano que vem. Isso mostra como o modelo teria bom potencial em nosso mercado. 

E se for para encarar a 1500, nada melhor do que usar uma receita muito parecida de motorização, o V8 5.6 a gasolina de mais de 400 cv e 57 kgfm. Ele é gerenciado por uma caixa automática de nove marchas da Jatco.

Além de diversas assistências semiautônomas, a atual Titan XD traz ainda oito airbags de série e central multimídia de 9 polegadas com Wi-Fi a bordo, que permite baixar e atualizar aplicativos de acordo com a demanda do usuário. 

Leia também: VW Golf morre no Brasil após 25 anos. Relembre a trajetória

Toyota Tundra

Enquanto em nosso país ela reinará sozinha no segmento (pelo menos por enquanto), em solo americano a concorrência é pesada

É, de longe, o projeto mais antigo de todos. Mas ainda conta com um V8 5.7 de 386 cv e 55,4 kgfm, que serviria bem para duelar com a Ram 1500. Mas pede por uma troca de geração, que deve chegar nos próximos anos. 

Com isso, aí sim, ela viraria uma concorrente fortíssima, visto que a Toyota já domina o segmento de picapes médias com a Hilux e possui uma boa reputação nesse tipo de mercado.

Você também pode se interessar por:

Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
As 6 melhores picapes 4x4 cabine dupla entre R$ 50 mil e R$ 60 mil
Picapes explodem em vendas na crise e viram queridinhas do mercado
As picapes médias mais fortes do Brasil 

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro.

Comentários