Os 7 novos carros que a VW lançará no Brasil até 2025

Fabricante prometeu lançar mais sete modelos no País nos próximos dois anos, quando termina seu atual ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões
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08.09.2023 às 08:00
Fabricante prometeu lançar mais sete modelos no País nos próximos dois anos, quando termina seu atual ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões

A Volkswagen já negocia seu próximo ciclo de investimentos para o Brasil, entre os anos de 2026 e 28, de R$ 5,4 bilhões. Enquanto não fecha os detalhes, a marca precisa completar seu plano atual, no valor de R$ 7 bilhões, válido até 2025. E a fabricante alemã promete lançar mais sete modelos em nosso mercado até lá.

A promessa foi feita durante o lançamento da Saveiro 2024. Na ocasião, executivos da marca afirmaram que, dentro do plano “Acelera VW 2025”, já fizera nove de 16 lançamentos previstos entre os anos de 2022 e 25. A lista é completa por: novo Jetta GLi; novo Polo; Polo Track; Gol Last Edition; novo Virtus; ID.4; T-Cross The Town; ID.Buzz; nova Saveiro.

Obviamente, a própria Volkswagen não revela quais são os sete produtos que faltam dessa lista, mas a Mobiauto antecipa para você, contando quais são esses carros e quando eles devem chegar ao mercado.

1)      Novo VW Tiguan – 2023

Após muita espera, o facelift do VW Tiguan deve enfim ser lançado no Brasil no último trimestre deste ano. Diferentemente do que esperávamos, não será em versão híbrida, mas sim em uma configuração revisada do motor 2.0 TSI turbo a gasolina, passando para 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque na versão R-Line.

2)      Novo VW T-Cross – 2024

Com protótipos já sendo montados em São José dos Pinhais (PR), o T-Cross enfim passará, entre o segundo e o terceiro trimestres do ano que vem, pela tão aguardada atualização de meia vida, que era esperada para a linha 2024, mas ficará para o ano-modelo 2025.

A renovação pode incluir uma nova versão de entrada, Sense 170 TSI, com o motor 1.0 turbo flex na calibração do Polo: até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. As demais serão mantidas como são agora: 200 TSI (1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm); 250 TSI (1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm).

Mais adiante, o propulsor 1.4 TSI deve ser substituído pelo 1.5 TSI Evo2, de mesma potência e torque, mas compatível com tecnologia híbrida e que trabalha em ciclo Miller.

Com mudanças visuais pontuais, de acabamento e novos equipamentos, o novo T-Cross deve, ainda, trocar a versão Highline 250 TSI pela Exclusive, como fez o Virtus, rebaixando a primeira para a motorização 200 TSI.

3)      Nova VW Amarok – 2024

Conforme prometido pela própria VW anos atrás, a Amarok comercializada na América do Sul será renovada sem adotar a base da Ford Ranger. Mantendo a plataforma, a carroceria e a motorização 3.0 V6 (talvez ressuscitando a 2.0 quatro-cilindros), a picape média também será fortemente renovada na parte interna, ganhando novos itens de série.

4)      VW A0 SUV – 2025

A VW começará a produzir em janeiro de 2025, em Taubaté (SP), o inédito projeto A0 SUV ou VW246, ainda sem nome de produção. Usando a plataforma MQB-A0 e derivado diretamente do Polo – daí o entre-eixos de 2,56 m –, ele será posicionado abaixo do Nivus, como um rival mais direto do Fiat Pulse. Usará motorização 1.0 170 ou 200 TSI.

5)      Novo VW Taos – 2025

O SUV médio VW Taos deve ser atualizado em 2025, como linha 2026, adotando o visual (ou parte dele) já apresentado para o irmão Tharu na China. Por enquanto, o motor seguirá sendo o 250 TSI, mas depois de 2026 o Taos deve usar o motor 1.5 TSI Evo2 – que a Mobiauto revelou em detalhes neste outro artigo.

6)      Novo VW Nivus - 2025

Também está previsto para 2025 o facelift de meia vida do Nivus, lançado no Brasil em 2020. Além de retoques visuais, o SUV cupê enfim deve ganhar a tão sonhada vertente esportiva GTS, com motor 250 TSI (1.4 turbo flex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque). O SUV compacto é mais um, além de Taos e T-Cross, que deve receber a tecnologia 1.5 Evo2 nos próximos anos.

7)      VW ID.2 ou algum outro elétrico

O planejamento atualizado da VW até 2025 retirou da pauta modelos híbridos, deixando-os apenas para o futuro ciclo entre 26 e 28. Com isso, além dos produtos já mencionados acima, quase todos flex (com exceção de Tiguan e Amarok), a marca deve lançar mais algum modelo elétrico em nosso mercado. O compacto ID.2 é um forte candidato, já como clínica para uma possível futura fabricação nacional do modelo.

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