GM Omega foi avô da Montana com chassi-cabine que levava carga igual S10
Originário de um projeto alemão da Opel, o Chevrolet Omega chegou ao Brasil em agosto de 1992, há 32 anos, e ficou dessa forma até 1998. O sedan era oferecido nas versões GLS e CD e já teve até opção perua, chamada de Suprema. Agora, você sabia que o Omega já foi base para picape cabine dupla e simples do outro lado do mundo?
Então, primeiro é necessário entender que a versão de base para picape não foi a primeira configuração do Omega que o Brasil teve acesso, mas sim a segunda, que foi baseada justamente no projeto australiano.
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A montadora australiana Holden, que fazia parte da General Motors, tinha o Commodore, sedan que serviu de base para a segunda geração do Omega brasileiro, com presença entre 1998 e 2012. Essa versão ficou conhecida também por seu motor V6 a gasolina, com câmbio automático de seis marchas e tração traseira.
A GM encerrou as operações da Holden em 2021. Porém, em 2003, a fabricante usou a plataforma do Omega, ou melhor, do Commodore, para produzir duas picapes: Holden Commodore One-Tonner (cabine simples) e Holden Crewman (cabine dupla).
Holden Commodore One Tonner (picape do Omega)
Em linha entre 2003 e 2005, a picape do Omega era composta por chassi cabine e tinha duas versões. A primeira com capacidade de carga de até 800 kg e de 1.600 kg de reboque. Já configuração mais básica são até 1,3 tonelada (o mesmo de uma Chevrolet S10) e 2,1 toneladas de reboque.
A picape do Omega utilizava motores 3.6 V6 de 233 cavalos de potência, 3.8 V6 a gasolina de até 229 cavalos de potência e V8 5.7 de até 329 cv a gasolina, com opções de transmissão automática de quatro velocidades e manual de seis trocas.
Há também a opção Holden Ute, cabine simples, mas com uma pegada mais de picape de passeio.
Holden Commodore Crewman (picape cabine dupla do Omega)
A versão cabine dupla da picape do Omega também teve as mesmas opções de motores que a One Tonner, assim como a constituição chassi cabine. O grande diferencial, além da cabine estendida, é o perfil de picape como conhecemos atualmente, ou seja, para além do trabalho.
O Crewman teve até uma versão SS, com pegada esportiva e acabamento interno mais refinado. Nessa configuração, a picape era equipada com o motor 5.7 de até 315 cavalos e câmbio manual de seis velocidades.
A configuração cabine dupla esteve em produção entre 2003 e 2006. Além disso, em sites de compras de carro na Austrália, é possível comprar tanto as versões cabine simples e cabine dupla.
Em uma das plataformas, o Commodore One Tonner tem preços entre 8.500 e 35.000 dólares australianos (R$ 30.745 e R$126.600, respectivamente, em uma conversão direta). O Crewman tem valores ainda mais diferentes por conta do estado de conservação e mudanças estruturais e no visual da picape.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.