O truque do VW Polo para vender como Chevrolet Onix e Hyundai HB20
A Volkswagen apresentou o novo Polo no fim do ano passado, com visual renovado, menos equipamentos e preços mais baixos que sua linha anterior. A marca já deixava claro, desde aquele momento, que queria ver o hatch brigando forte no segmento de compactos, alcançando os números de vendas dos rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 – que lideram o segmento.
Para isso, tirou itens de série e até a potência do motor 1.0 TSI para deixar o Polo mais acessível, além de apostar no Polo Track como seu novo modelo de entrada no país, substituindo o finado Gol.
A montadora conseguiu seu objetivo em março, já que o Polo 2023 cravou 8.197 unidades emplacadas, segundo a Jato Dynamics, contra 8.283 do Onix e 8.363 do HB20. Números bem diferente do que víamos no mesmo período do ano passado, em que o Polo vendeu ínfimas 491 unidades e viu os mesmos concorrentes emplacarem entre 5.000 e 7.000 unidades.
Vale lembrar, claro, que, há um ano, o Polo perdia duas de suas versões mais baratas, e isso prejudicava seu volume nas lojas, o que ajuda a entender a discrepância em termos de participação de mercado entre os modelos naquela época.
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Afinal, restavam apenas as versões de entrada 1.0 MPI e as turbinadas 1.0 TSI - que tinham tíquete médio mais elevado que dos concorrentes – no catálogo da VW.
Mas não pense que o tapa no visual e os preços mais competitivos dessas configurações mais completas foram o suficiente para reverter tal situação. O truque da Volkswagen para atingir as mais de 8 mil unidades no último mês, foi o de contabilizar as vendas de Polo Track e novo Polo juntas, apesar de ambos terem nome e visual diferentes.
A sacada é a mesma que a Chevrolet teve há três anos, quando lançou a segunda geração do Onix – que é a atual -, e manteve a primeira em linha, que passou a chamar Joy. A própria Volkswagen já fez isso ao manter em linha os Gol G6 e G4 no começo da década passada. A Fiat também fez o mesmo com Novo Palio e Palio Fire, estratégia que inclusive fez o modelo ser líder de mercado em 2014 pela primeira e única vez.
A Mobiauto apurou que, entre Novo Polo e Polo Track, o primeiro é quem vende mais nesse pacote. E isso é uma questão um tanto óbvia, já que a linha atual, além de renovada, oferece cinco versões de acabamento: 1.0 MPI, TSI, Comfortline TSI, Highline TSI e GTS 250 TSI), contra uma única configuração do Polo Track.
Independentemente disso, fato é que a tática parece ter dado certo e o Polo se tornou um rival que promete dar mais trabalho no segmento de hatches compactos, fazendo o trabalho que o finado VW Gol um dia cumpriu com maestria.
Resta saber até quando a família Polo manterá o fôlego nessa corrida. Afinal, o novo Polo já recebeu quatro reajustes em quatro meses deste ano, com aumentos que batem os R$ 3.400, como a Mobiauto contou em detalhes neste outro artigo. Enquanto isso, o Track viu os preços subirem duas vezes desde que chegou às lojas.
Assim, enquanto o Polo Track já custa R$ 81.370, o Polo 2023 custa entre R$ 86.390 e R$ 113.290, nas variantes convencionais, chegando a R$ 146.790 na esportiva GTS. Como o sucesso desse segmento é condicionado muitas vezes pela etiqueta do produto, é bom a Volkswagen segurar a onda para não cair no ostracismo novamente.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.