Jeep Commander testa sistema híbrido e novidade que dividirá com o Compass
O Jeep Commander vai passar por uma repaginada no visual, assim como o Compass já ganhou na Europa. Outra novidade é que o SUV com versões de cinco e sete lugares vai ter sistema híbrido. Por isso, uma unidade do modelo flagrada em Recife (PE) roda com camuflagem pesada.
Não à toa, o local do teste também é estratégico. Afinal, a fábrica da Jeep no Brasil está localizada na cidade pernambucana de Goiana. Por lá, o atual Compass é fabricado e divide a plataforma Small Wide com Toro, Rampage, Renegade e Compass. Mas isso vai mudar.
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A Mobiauto apurou junto ao CEO da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, que o novo Compass vai substituir o atual. Assim, podemos afirmar que a Small Wide deve sair de cena para dar lugar a STLA Medium, plataforma do grupo para veículos com motorização híbrida leve.
E o que o Compass tem nesse assunto? Assim como o SUV médio, o Commander também deve estrear uma nova geração com a STLA Medium, até por essa base ser modular entre 4,30 metros e 4,90 m, além de 2,70 metros e 2,90 m de entre-eixos.
Visualmente, o Commander também seguirá o novo padrão adota no Compass. Ou seja, linhas mais quadradas, alguma ligação iluminada por LED entre as lanternas. Na frente, podemos esperar uma grade com as tradicionais sete barras mais afilada, com um para-choque com base mais protagonista.
Como será o Commander híbrido?
Basicamente, o Commander híbrido deve chegar em 2026. O SUV vai combinar dois motores elétricos, um de fato propulsor e o outro para substituir o alternador e motor de partida, com uma usina a combustão, provavelmente o 1.3 turbo flex. A transmissão será automatizada de dupla embreagem E-DCT.
Em termos de rendimento, o motor elétrico propulsor vai oferecer 28 cv e 5,6 kgfm de torque. Já o 1.3 turbo deve continuar entregando 176 cv e 27,5 kgfm de torque. Esse sistema híbrido leve (MHEV) é de 48 Volts.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.