Novo Fiat Grande Panda: como hatch poderá ser melhor que o Argo no Brasil

Novidade promete se destacar por desenho e motorização quando chegar
Por
05.02.2025 às 09:22 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:
Novidade promete se destacar por desenho e motorização quando chegar

Revelado mundialmente no ano passado, o novo Fiat Grande Panda começou a ser vendido no mercado europeu recentemente. Com visual quadrado de linhas que prestam uma homenagem ao passado, o novo hatch compacto traz estilo marcante e que sem dúvidas deverá fazer sucesso quando for vendido no Brasil, sendo um potencial substituto do Argo em nosso mercado.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Com preços entre 18.900 euros e 27.900 euros na Europa (R$ 113.221 e R$ 167.136, respectivamente), o novo Fiat Grande Panda já foi flagrado rodando em testes pelas ruas do Brasil, ainda que tenha sido visto com uma camuflagem pesada. Mas como sua carroceria quadrada é um tanto diferente para o padrão de design atual, fica fácil visualizar que se trata da nova geração do modelo. Agora, confira abaixo como o hatch poderá ser melhor que o Argo no Brasil.

Você também pode se interessar por:

Desenho emblemático

Visualmente o novo Grande Panda se inspira bastante no modelo original da década de 1980, que por sua vez remete bastante ao nosso saudoso Uno – que fez sua estreia no Brasil em 1984. O desenho do Panda será um dos principais destaques frente ao Fiat Argo, já que o visual consegue trazer algo do passado e reciclar isso de forma moderna, sem contar que traz algo bastante diferente dos desenhos dos hatches de entrada atuais.

Os faróis quadrados pixelados são bem chamativos, mas talvez não estejam por aqui. Apesar disso, podemos esperar um conjunto full-LED baseado nos faróis quadrados dom novo Grande Panda – o Brasil deve receber algo parecido com a versão mais básica do mercado europeu. O capô reto remete diretamente ao Panda antigo – e também o nosso saudoso Uno frente alta.

Na traseira as lanternas verticais retangules se inspiram muito no Panda original de 40 anos atrás, mas com um toque atual por conta da assinatura em LED. Outro ponto interessante de design é o nome Panda em baixo relevo na carroceria, mais especificamente na parte inferior das portas. Rodas de 16 polegadas com calotas ou de 17 polegadas de liga-leve são ofertadas no modelo europeu e talvez cheguem aqui em alguma medida.

Quando o assunto são as dimensões, o novo Grande Panda vai se equipar ao Argo. Isso porque suas medidas ficam próximas ao que temos hoje no hatch vendido no Brasil hoje. O novo hatch quadrado tem seus 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos. O Argo tem 3,99 m, 1,72 m, 1,50 m e 2,52 m, respectivamente. O Grande Panda é mais largo e tem maior distância entre-eixos. Ganha também na capacidade do porta-malas: 361 litros contra 300l.

Motorização híbrida-leve

Atualmente o Fiat Argo tem duas opções de motores: 1.0 aspirado de três cilindros com até 75 cv e 10,7 kgfm de torque e o 1.3 aspirado flex de até 107 cv e 13,7 kgfm. Mas o Grande Panda deverá apostar no Brasil em sistema híbrido, provavelmente algo próximo do que temos no velho continente.

Na Europa as versões híbridas do novo Grande Panda combinam um motor 1.2 turbo de 100 cv de potência a um sistema elétrico de 48V, além do câmbio e-DCT, o automatizado de dupla embreagem eletrificado de seis marchas – que deve ser o mesmo sistema utilizado pela futura Toro híbrida. No entanto, por aqui não podemos descartar que a Fiat aplique o sistema híbrido-leve do Pulse/Fastback baseado no motor 1.0 turbo T200 com sistema de 12V. Assim, a transmissão poderá ser a automática CVT de sete marchas simuladas.

Equipamentos

Enquanto o Fiat Argo traz ainda um painel de instrumentos analógico, na Europa o novo Grande Panda soma um painel de instrumentos digital de 10” em todas as versões, maior que o painel de 7” utilizado pelo Pulse, Fastback e Toro por aqui. Outro destaque será a central multimídia de 10,25 polegadas, que aparenta contar com um sistema operacional mais atualizado.

No pacote de equipamentos, podemos destacar o pacote ADAS completo. Ou seja, podemos contar com no mínimo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego e assistente de manutenção em faixa. O visual da cabine é um tanto criativo, pois combina acabamento em azul com partes em verde, além do logotipo Fiat em baixo relevo nas portas.

Revelado em junho do ano passado, o novo Fiat Grande Panda é um dos grandes lançamentos da história da marca. Seu estilo quadrado e o parentesco do Panda com o Uno na Europa nos faz apostar que ele seja vendido no Brasil em breve como novo Fiat Uno. Agora é aguardar os próximos capítulos, pois os testes com o hatch em solo nacional devem ser intensificados.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.