Fiat Uno Turbo: como a marca fez um carro popular ser síntese da esportividade

Modelo foi o primeiro turbinado fabricado no Brasil em larga escala e deixou saudades
RB
Por
01.02.2025 às 19:35
Compartilhe:
Modelo foi o primeiro turbinado fabricado no Brasil em larga escala e deixou saudades

O Brasil já teve esportivos de verdade no mercado. Durante as décadas de 70 mas especialmente entre os anos 80 e 90 várias opções estavam disponíveis para os consumidores. Naquele tempo esse nicho era disputado pelas marcas e trazia motorizações distintas e muito mais do que apelo visual.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Mas na metade da década de 90 a Fiat surpreendeu de novo trazendo para o mercado o primeiro modelo turboalimentado do país. O Uno Turbo i.e chegou em 1994 com 116 cv e uma turbina Garrett com 0,8 bar de pressão. Na época foi uma verdadeira revolução no segmento dos esportivos.

Você também pode se interessar por:

O primeiro destaque era justamente a parte estética com spoiler, apêndices aerodinâmicos nos pára-choques e também saias laterais bastante chamativas. Chamativas também eram as opções de cores entre preto, vermelho e amarelo. Ele chegou causando impacto na concorrência.

Além da parte estética com as rodas de 14 polegadas se destacavam também o cinto de segurança na cor vermelha, algo clássico dos esportivos italianos, e também um dos painéis mais completos já produzidos no Brasil que trazia manômetro de pressão do turbo, manômetro de pressão do óleo e voltímetro.

O desempenho do pequeno Fiat logo surpreendeu. Ele se tornou o carro nacional mais rápido a chegar aos 100 km/h. E até o lançamento do Vectra GSi, no ano seguinte, ele manteria essa marca com muito orgulho deixando os tradicionais concorrentes para trás.

Guiar o Uno turbo é uma experiência muito interessante. Em primeiro lugar vale destacar o contexto da época na qual 116 cv eram uma medida de respeito para um carro esportivo. Somado a isso o baixo peso e você tem uma equação muito divertida.

A Fiat lançaria no ano seguinte o Tempra Turbo, outra lenda que marcou época no Brasil. A produção total do Uno Turbo foi de 1800 unidades. Encontrar um deles hoje em dia é uma tarefa bem difícil já que muitos foram modificados ou acabaram ficando pelo caminho. Sem dúvida um dos modelos mais icônicos de sua época.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp