Fiat Grande Panda: o que poderemos ter no possível novo Uno para o Brasil
Revelado em junho deste ano, o novo Fiat Grande Panda é sem dúvidas um dos maiores lançamentos da história da marca, afinal, estamos diante de um hatch compacto que sempre teve atitude de SUV, vide suas versões com tração nas quatro rodas na Europa. Além disso, seu parentesco com o Uno sempre foi forte, assim não é nada impossível imaginarmos que o modelo seja lançado como um novo Fiat Uno no Brasil.
Produzido com base na plataforma CMP, agora rebatizada de Smart Car pela Stellantis, o novo Fiat Grande Panda compartilha sua base com o Citroën C3 europeu, que por sua vez traz exatamente a mesma plataforma aqui no Brasil. A questão é que o novo Grande Panda já teve sua produção iniciada na fábrica sérvia de Kragujevac, de onde será exportado para toda a Europa.
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Com versões elétricas e híbridas previstas para o Velho Continente, o novo Fiat Grande Panda teve suas vendas iniciadas nesta semana na França e Holanda. É verdade que o preço 25.000 euros (R$ 153.359 em conversão direta livre de impostos) não é muito atrativo, mas vale lembrar que essa tabela é correspondente à versão elétrica do hatch. O novo Grande Panda contará com versões híbridas-leve na Europa também, variante que é a mais esperada para ser lançada no Brasil.
Embora ainda as informações oficiais do novo Fiat Grande Panda sejam escassas, é importante dizer que ele deve herdar o motor 1.2 aspirado da família Puretech utilizado em outros modelos da Stellantis, como Peugeot 208 e Citroën C3. Com isso, para lá deve trazer debaixo do capô o motor 1.2 de 100 cv dotado de um sistema híbrido-leve, que deve inspirar o que teremos no Brasil.
Para cá é bem capaz do novo Fiat Grande Panda ofertar o mesmo motor 1.0 turbo da família GSE com sistema híbrido-leve, que fará sua estreia em novembro no Brasil para o novo Fiat Pulse e também o novo Fastback, algo que a Mobiauto já havia apurado em primeira mão.
Como publicamos na sexta-feira, quando a Fiat iniciou a divulgação dos modelos para os concessionários, os SUVs ficarão até 20% mais econômicos. Considerando que o sistema híbrido funciona melhor na cidade, o Pulse saltará de 8,5 km/l com etanol para 10,2 km/l, enquanto na gasolina o consumo passará de 12 km/l para 13,6 km/l. O consumo rodoviário talvez tenha algum ganho em economia também.
Com isso, o novo Grande Panda deve aparecer no Brasil com a nova motorização da família Bio-Hybrid da Stellantis. Além disso, o hatch europeu deve manter o visual quadradão, que certamente remete as formas que consagraram o Fiat Uno a partir de 1984 no país.
Um dos pontos mais interessantes são os faróis quadrados e a grade, que trazem um estilo pixelado – um estilo que podemos chamar de “retrô tech”, que combina o moderno e o antigo. O mais bacana ainda é que as formas lembram muito o Fiat Panda vendido na Europa nos anos 1980, que se parece bastante com o Uno vendido no Brasil naquela época.
Pontos de destaque ainda ficam para o nome do carro em baixo relevo na região inferior das portas, bem como o nome Fiat com a mesma característica na coluna C e no lado esquerdo da tampa do porta-malas. As lanternas, por sua vez, são retas também e trazem arranjo interno disposto em cinco elementos retangulares. As rodas são de 17 polegadas.
A cabine mantém o layout quadrado e aposta em materiais recicláveis para manter o ESG em dia. Bom exemplo disso é o painel de instrumentos emoldurado num tecido com fibras de bambu de verdade, mesmo material que aparece na região do porta-luvas – que tem generosos 3 litros de capacidade. Aliás, porta-objetos será um dos pontos fortes do Fiat Grande Panda, que terá mais de 10 litros de capacidade para armazenamento na cabine.
Nas versões à venda na Holanda e França, a variante básica chamada Red inclui ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 10,25" e conexão Apple CarPlay e Android Auto, painel de instrumentos de 10 polegadas e sistemas de assistência à condução como frenagem de emergência de série e aviso de saída de faixa. A topo de linha, chamada de La Prima, inclui ar-condicionado automática, rodas de 17 polegadas, navegador GPS e sensor de estacionamento dianteiro.
Embora a marca tenha revelado apenas seu comprimento, que é de 3,99 metros, praticamente o mesmo tamanho de um Fiat Argo, não custa pensar que sem dúvidas o novo Fiat Grande Panda possa aparecer no Brasil como novo Fiat Uno. Agora é aguardar para ver.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.