Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Confira 4 passos para deixar seu carro mais protegido do coronavírus. Médico do Sírio Libanês orienta quais precauções devem ser tomadas por motoristas de aplicativo.

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista

13 de Março de 2020 às 14:05

·

Atualizado há 7 meses

Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista

13 de Março de 2020 às 14:05

·

Atualizado há 7 meses

Os números de casos de coronavírus tem aumentado de forma alarmante, até dia 11 de março foram 118 mil casos, em 114 países, e 4.291 mortes causadas por complicações da doença, segundo informações do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Os números elevados deixaram o mundo todo em estado de alerta, pessoas que não podem deixar de trabalhar nas ruas e em contato com o público como motoristas de aplicativo se preocupam em como podem ficar protegidos do COVID-19.

Um motorista de Uber, 99 o Cabify recebe dezenas de pessoas em seu carro diariamente, são corridas de aeroportos, hospitais, domicílios, entre outras. O motorista não tem como saber se o passageiro que está sentado no banco traseiro está contaminado pelo vírus, assim como o passageiro não sabe se a pessoa que se sentara anteriormente naquele banco estava com o coranavírus, ou sequer se a pessoa que conduz o veículo tem a doença. Diante dessa situação, o que fazer para que motorista e passageiros possam ficar mais protegidos do vírus? A resposta está no carro.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Volante tem mais bactérias que assento sanitário

Um veículo costuma ser mais sujo que muitos recipientes. Segundo pesquisa realizada pela CarRentals, o volante é seis vezes mais sujo que uma tela de celular, quatro vezes mais suja que um assento sanitário de banheiro público e duas vezes mais sujo que os botões de um elevador social. E não é para menos, quando foi a última vez que você passou um paninho com álcool no volante? N-u-n-c-a.  Outra zona repleta de bactérias são as maçanetas, afinal, é impossível entrar ou sair do automóvel sem tocar nelas, e as pessoas não costumam higienizar as mãos para isso. 

As roupas também contêm muitas bactérias. Imagine uma pessoa, que mora na zona x e precisa se deslocar de transporte público até a zona y. Ela utilizou ônibus e metro, onde milhares de pessoas passam todos os dias. Chegando próximo ao seu destino, passou em um café e pediu uma bebida, enquanto ficava pronto precisou usar o banheiro do estabelecimento que ainda não havia sido higienizado naquele dia. Por fim, chegou até o trabalho. Às 11h tinha uma consulta no hospital ao lado. Saindo do médico decidiu almoçar em um restaurante próximo e optou por ir de Uber. Com quem a roupa e as mãos do passageiro compartilharam todas as bactérias do dia? Pois é, com o banco do seu carro.

Leia também: 10 Carros mais indicados para motoristas de aplicativos

Como já deu para perceber, o carro, que é a segunda casa de muitos e local de trabalho de outros é um ambiente repleto de bactérias e mais sujo que lugares inimagináveis. Manter o veículo limpo já é algo imprescindível para a saúde dos que por ali passam, ainda mais em tempos em que um vírus ainda sem tratamento ou vacina se alastra mundo afora. Pensando em ajudar as pessoas a manterem o carro protegido do coronavírus, fizemos pesquisas e entrevistamos o Dr. Max Igor Lopes - infectologista do Sírio Libanês para saber como evitar que o seu carro seja uma zona fértil para o COVID-19.

4 Passos para um carro mais protegido do coronavírus

1. Não economize no álcool: pessoas que trabalham como motorista de aplicativo e até motoristas comuns devem ter cuidado redobrado. Uma orientação do Dr. Max Igor Lopes, é usar álcool 70% por todo o carro. Use um pano embebido da substância para limpar o volante, alavanca de câmbio, painel, e inclusive o celular que é uma das ferramentas de trabalho do motorista. Não esqueça das maçanetas, vidros e cintos de segurança. Para higienização dos bancos e tetos, pode utilizar um borrifador com álcool. Tapetes devem ser lavados com água e sabão. 

2.  Higienize o carro de duas a três vezes por dia: o Dr. Lopes ainda ressalta que apesar de não ter definido quantas vezes por dia motoristas de Uber e 99 devem passar álcool no carro, ele recomenda uma hifenização a cada quatro horas ou depois de transportar um passageiro com muita tosse e falta de ar. O infectologista ainda lembrou a importância de não entrar em pânico, afirmando que “a maior parte das pessoas que tossem ou tem quadro respiratório hoje em dia não tem coronavírus”.

Leia também: 5 Carros populares mais econômicos do Brasil

3.  Álcool em gel e lenços de papel: o médico também recomenda disponibilizar álcool em gel e lenços de papel para os passageiros. Uma dica é lembrar o passageiro de forma cortês de higienizar as mãos. Não deixe saquinho de lixo na parte traseira, para evitar o descarte dos lenços no seu carro. Também use álcool constantemente, principalmente após receber em dinheiro. Se usar a máquina de cartões, já sabe, álcool nela. Também eviter colocar a mão na boca e nariz e sempre que possível lave as mãos com água e sabão liquído por cerca de 20 segundos.

4. Coloque plaquinhas: essa dica quem dá é a Mobiauto, para evitar que você se canse repetindo a mesma coisa dezenas de vezes o dia inteiro, coloque uma plaquinha lembrando o passageiro de higienizar as mãos, pegar um lenço como cortesia e optar por viajar com o vento batendo no rosto para que o ar circule.

Talvez você também se interesse:

5 SUVs automáticos usados de até 50 mil
5 SUVs automáticos de 30 mil
10 Carros mais indicados para motoristas de aplicativos
5 Carros populares mais econômicos do Brasil

Veja mais fotos do carro:

Comentários

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Radares escondidos passam a ser proibidos no Brasil

Contran determina que localização de radares portáteis seja divulgada

Segurança

Recall: Renault Sandero, Duster, Logan e Captur têm risco de incêndio

Fabricante convoca mais de 40.000 carros para reparos de motor e capô

Segurança

Como dirigir carro automático? Aprenda de forma simples [Passo a passo]

O primeiro passo para dirigir um carro automático é saber o significado e função de cada letra da alavanca de câmbio. Confira o passo a passo e principais dúvidas.

Segurança

Comprar carro pela internet é seguro?

Compras feitas pela internet no Brasil geraram 75,1 bilhões de reais em 2019, setor automotivo teve participação de 2,8% do faturamento.

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Radares escondidos passam a ser proibidos no Brasil

Contran determina que localização de radares portáteis seja divulgada

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Lançamentos

Novo Renault Sandero terá motores mais fortes no Brasil que na Europa

Já apresentada na Europa, terceira geração ainda demora a chegar. Mas virá mais potente.

Segurança

Validade da CNH, novo limite de pontos: entenda as novas leis de trânsito

Proposta aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor em 2021

Lançamentos

O que a nova Fiat Strada Opening Edition tem para ser tão mais cara?

Série será limitada a 250 unidades e cobra caro pelo selo de exclusividade

Lançamentos

VW Taos será assim e terá item “esquecido” por Nivus e T-Cross

Marca revelou como será o SUV que chega em 2021 entre o T-Cross e o Tiguan.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Lançamentos

Novo Renault Sandero terá motores mais fortes no Brasil que na Europa

Já apresentada na Europa, terceira geração ainda demora a chegar. Mas virá mais potente.