Prazo de revisão e garantia de carro é estendido por causa do coronavírus

Posso perder a garantia do carro por não fazer revisão na quarentena? Não, veja como fica a revisão e garantia do carro. As montadoras estenderam o prazo de manutenção e algumas têm até serviço de 'leva e traz".
Camila Torres
Por
06.04.2020 às 18:51
Posso perder a garantia do carro por não fazer revisão na quarentena? Não, veja como fica a revisão e garantia do carro.  As montadoras estenderam o prazo de manutenção e algumas têm até serviço de 'leva e traz".

Coronavírus leva fabricantes e importadoras a estenderem a garantia e o prazo de revisão dos veículos por causa da quarentena. As regras para a tolerância contam com algumas alterações de data, tempo e quilometragem de uma marca para a outra, mas a maioria contempla revisões com vencimento entre março e abril, e aumentaram o prazo para realização da manutenção do carro por três meses ou três mil km. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

A pergunta ‘posso perder a garantia do carro por não fazer revisão na quarentena?’, está martelando na cabeça de muitos brasileiros, já que as recomendações é que as pessoas não saiam de casa. Levando em consideração o cenário atual do Brasil por causa do Covid-19 algumas marcas tomaram algumas providências em relação ao assunto, entre elas Chevrolet, Hyundai, Ford e Jeep, confira a lista completa abaixo.

Leia também: Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?

Veja como fica revisão e garantia do carro de cada marca durante a quarentena

Audi: de acordo com o Plano de Manutenção da fabricante alemã, as revisões devem acontecer a cada 10 mil km ou 1 um ano, o que ocorrer primeiro, com tolerância de mil km ou um mês, por conta da quarentena causada pelo coronavírus o prazo foi aumentado para 1,5 mil km ou 3 meses, novamente considerando o que acontecer primeiro. A marca ainda pede para os clientes que estão com o prazo se aproximando entrem em contato com a concessionária para verificar a possibilidade de serviço de ‘leva e traz’. A Audi ainda afirmou que esta forma segue rigorosamente as recomendações de higiene dadas pelo Ministério da Saúde. 

BMW: contratos com vencimento entre 23 de março e 24 de abril têm a garantia do carro estendida por até 30 dias ou 1,2 mil quilômetros, o que acontecer primeiro. O prazo pode ser alterado novamente se a marca considerar necessário. O cliente deve seguir o limite do CBS, do sistema de manutenção inteligente que integra nos carros da marca e tem como função avisar com quatro semanas ou 2.000 km de antecedência quando algum componente precisa realizar manutenção ou revisão. A fabricante alemã ainda sugere aos clientes agendarem antecipadamente o atendimento, para que ocorra o menor contato possível. 

Leia também: Coronavírus faz Contran permitir dirigir com CNH vencida

Chevrolet: o prazo foi estendido por três meses para garantias com vencimento entre 1º de março e 30 de junho de 2020. Já as revisões do plano de manutenção preventiva necessárias a cada 10 mil km terão tolerância de três mil km. Antes da quarentena causada pela epidemia do Covid-19 a margem era de apenas mil km. A Chevrolet ainda informou que continua avaliando a situação e pode vir a alterar este plano de acordo se for preciso e aproveitou para reforçar que os Centros de Relacionamento Chevrolet e OnStar estão funcionando normalmente. 

Confira: Comprar carro pela internet é seguro?

Citroën: a marca francesa passou a oferecer três meses ou três mil km de tolerância para realização de revisões, para que o cliente não perca a garantia. A Citroën ainda pede que se o cliente tiver sintomas de tosse ou febre adie a visita as suas instalações e faça o cancelamento do serviço agendado ligando para a concessionária ou para o Atendimento ao Cliente (0800 011 8088). Proprietários de veículos que fazem parte de campanhas de recall devem entrar em contato com a concessionária onde comprou o carro para fazer o agendamento. 

Chrysler, Dodge e Fiat: essas e outras marcas do grupo FCA, como a Jeep, ampliaram o prazo e a quilometragem exigida para revisão com data de vencimento entre 20 de março e 20 de maio. A revisão que deveria acontecer a cada 12 meses, foi estendida para 14 meses. Já a quilometragem passou de 10 mil km para 12 mil km, sendo mil da tolerância já existente e mil da tolerância estendida. O grupo ainda frisou que se trata de uma alteração emergencial e temporária. 

Ford: a fabricante através de um comunicado no site informou que os clientes da Ford nesse momento de crise global não precisam se preocupar, pois a garantia será estendida. E o prazo para revisão só será retomado depois que toda a situação causada pela epidemia do coronavírus for normalizada no país. 

Leia também: Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Hyundai: manutenções e garantias dos veículos dentro do período de 10 de março a 30 de abril de 2020 serão asseguradas pela marca coreana e a tolerância de quilometragem foi aumentada para dois mil km. A marca também ressaltou que pode haver alguma prorrogação de acordo com o que for indicado pelos órgãos de saúde. Em seu site, a Hyundai ainda informou que clientes não precisam se preocupar em perder a garantia caso necessite fazer revisão, pois poderão fazer em um outro momento.

Jaguar: o prazo para revisão foi estendido por dois meses ou 3,2 mil km pela marca, o que ocorrer primeiro. O período de garantia também aumentou em dois meses, até para veículos que não estão com revisão programada para esse período de quarentena. 

Jeep: a marca pertencente ao grupo FCA, ampliou o prazo de revisão com vencimento de 20 de março a 20 de maio. Antes de quarentena, o veículo deveria realizar a revisão em 12 meses ou 10 mil km, com a crise causada pelo coronavírus, o período e quilometragem foram ampliadas para 14 meses ou 12 mil km

Leia também: Como cadastrar a CNH digital? Veja 6 passos simples

Kia: a tolerância por quilometragem para revisões durante os próximos 3 meses, passará de 1,5 mil km para 3 mil km para carros de passeio, e de 500 km para 1,5 para o comercial leve: Bongo K2500. Já a garantia ganhou um acréscimo de 3 meses para todos veículos da marca coreana, enquanto durar a pandemia do coronavírus no Brasil.

Land Rover: assim como a Jaguar, a fabricante também aumentou o prazo para revisão, dando aos clientes Land Rover uma tolerância de dois meses ou 3,2 mil km, o que vier a acontecer primeiro. A garantia também teve um acréscimo de dois meses, independente do veículo estar com revisão programa durante a quarentena.

Lexus: os modelos da marca, cujo prazo das revisões vença entre março e abril ganharam três meses ou três mil km de tolerância. As medidas são temporárias, podendo sofrer alterações a qualquer momento, de acordo como a marca vê as necessidades do mercado diante do coronavírus. Já a garantia de 48 meses, aumentou para 50 meses e o limite de 100 mil km passou para 102 mil km. 

Mercedes-Benz: carros de passeio da marca com garantia ou revisão com vencimento entre entre 1º de março de 2020 até fim da quarentena ganharam tolerância 90 dias ou 3 mil km. A empresa também informou que algumas concessionárias estão oferecendo serviço de retirada e entrega em casa. Para mais informações o consumidor pode entrar em contato através do 0800 970 9090. Já os veículos comerciais tiveram a garantia e o prazo de revisão estendido por 60 dias.

Mini: assim como a BMW, os contratos com vencimento entre 23 de março e 24 de abril ganharão um acréscimo de 30 dias ou 1,2 mil quilômetros na garantia. Lembrando que o cliente deve se basear pelo limite do CBS, o sistema alerta com quatro semanas ou dois mil km de antecedência quando algum componente precisa realizar manutenção.

Nissan: devido ao coronavírus a fabricante japonesa também fez algumas alterações, as manutenções que devem ser realizadas a cada 10 mil km ou 12 meses, passaram a ter três mil km ou 3 meses a mais de tolerância. A Nissan afirmou que se trata de uma mudança temporária e emergencial e que pode ser alterada quando a marca achar pertinente, considerando o cenário do mercado.

Leia também: Veja 6 SUVs novos de até 70 mil

Peugeot: para manter a garantia do automóvel em dia, clientes têm até 3 meses ou 3 mil km/h de tolerância para realizar a manutenção e revisão do veículo. Os modelos da Peugeot que estão próximos da garantia expirar ganham mais um mês depois da data-limite. As alterações estraram em vigor dia 17 de março. 

Renault: a única alteração da marca foi estender o prazo de revisões que venceram a partir do dia 10 de março para até 30 de abril. A montadora francesa informou que novas mudanças de datas podem ser feitas se caso haja novidades em relação a quarentena.

Toyota: assim como a Lexus, as revisões e garantia que vençam entre março e abril ganharam três meses de tolerância. Já a revisão por quilometragem, que deve ser realizada a cada 12 meses, teve o prazo aumentado de mil km para três mil km. E a garantia de 36 meses ganhou mais dois meses, se for por quilometragem o acréscimo foi de dois mil km. 

Talvez você também se interesse:

Comprar carro pela internet é seguro?
Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?
Coronavírus faz Contran permitir dirigir com CNH vencida
Comparativo: Onix sedan ou HB20 sedan 2020?
Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber 

Comentários