Avaliação: VW ID.4 é o padrão Volkswagen que gostaríamos no Brasil

SUV elétrico é o melhor produto da Volkswagen avaliado pela Mobiauto. Mas é uma pena não poder ser comprado
Renan Rodrigues
Por
25.04.2024 às 16:00
SUV elétrico é o melhor produto da Volkswagen avaliado pela Mobiauto. Mas é uma pena não poder ser comprado

O Volkswagen ID.4 foi o início da estratégia de eletrificação da marca no Brasil. No entanto, ele não está disponível para compra. Quem se interessar pelo SUV elétrico, precisa desembolsar uma assinatura mensal de R$ 6.990 para rodar 1.500 km por mês durante dois anos.

Apesar disso, a Volkswagen mantém em sua frota de imprensa o SUV médio elétrico, justamente para que todos os jornalistas especializados possam conhecer do que a marca é capaz. A Mobiauto passou uma semana com o ID.4 e pode garantir: é o melhor Volkswagen disponível no Brasil em muito tempo. Explicaremos mais abaixo.

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Em seu serviço de assinatura, o Sign & Drive, a Volkswagen ainda disponibiliza planos para 2.000 km ou 2.500 km mensais, sempre com dois anos de assinatura. É possível escolher entre duas cores: Cinza Moonstone ou Azul Dusk. Também é possível adicionar blindagem ao ID.4.

Os preços variam entre os R$ 6.990 citados e R$ 12.990 para a opção com maior quilometragem e blindagem.

Acabamento

O acabamento do ID.4 em nada lembra dos Volkswagen nacionais. Ainda que a marca tenha melhorado minimamente nos modelos Virtus Exclusive e Nivus Highline, ambos estão distantes do padrão do ID.4.

Há superfície macia ao toque por toda a cabine. E nada de rebarbas ou peças mal encaixadas. Os bancos são bem revestidos com uma bonita mistura de tecido e couro sintético. Os assentos também são confortáveis e seguram bem o motorista em curvas acentuadas.

Muito espaço

Para quem vai nos bancos da frente, a ausência de um console central, onde iria o seletor do câmbio, amplia a sensação de espaço. No local, há apenas um porta-copos, aliás, é uma peça modular, que você pode tirar e encaixar em outra parte do console, criando um grande porta-objetos.

No banco traseiro, a situação se repete. Os 2.766 milímetros de entre-eixos, além dos 1.852 mm de largura, ajudam a acomodar cinco pessoas com tranquilidade. O assoalho plano é outro ponto a favor dos passageiros. O porta-malas tem excelentes 543 litros.

Para conforto dos passageiros, há saída de ar-condicionado do banco traseiro com ajuste de temperatura, além de portas USB do tipo C para carregamento de smartphones.

Tecnologia na medida, vacilos na central e comandos

O pacote de tecnologias do ID.4 é muito bom. Há todos os principais assistentes ao condutor, ou seja, controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, assistente de frenagem autônomo de emergência com monitoramento de pedestres e alerta de tráfego traseiro.

Dentro do pacote de assistentes, um dos mais legais é a memorização de vaga. O ID.4 é capaz de memorizar sua vaga em um edifício e fazer a manobra completamente sozinho. É um avanço em relação ao Park Assist que já conhecemos.

No entanto, há alguns vacilos. Ao contrário dos Volkswagen feitos no Brasil, que utilizam a central VW Play, o ID.4 usa um sistema diferente na central multimídia, que é confuso e leva certo tempo para se adaptar.

A qualidade das telas, incluindo o pequeno painel de instrumentos acima da coluna da direção, não é das melhores. Por falar no painel de instrumentos, ele acumula poucas funções, mantendo as principais na central multimídia.

Outro erro do ID.4 está em seus comandos. O ar-condicionado é touch e com as ações mostradas apenas na central multimídia. Os botões touchs estão também no volante e mais atrapalham do que ajuda, já que até para passar de música é necessária uma força certa, do contrário ele irá avançar no tempo do som que você está ouvindo.

Até mesmo no comando dos vidros a Volkswagen resolveu inventar, já que para abrir os vidros traseiros não basta acionar os interruptores como em todo carro com vidros elétricos traseiros. Para o motorista, é necessário apertar um botão escrito “rear”, que indica as janelas traseiras, e aí sim descê-las. Não é incomum esbarrar nesse botão antes de abrir as janelas dianteiras, por exemplo.  

Desempenho e economia

Como já dissemos, o Volkswagen ID.4 é um SUV médio elétrico, portanto, com o torque instantâneo, espera-se bom desempenho. E, na prática, ele entrega um pouco abaixo do que seu nome faz parecer. A versão disponível é a Pro Performance que tem 204 cv e 31,5 kgfm de torque.

O 0 a 100 km/h é feito em 8,4 segundos. No uso urbano, as saídas de faróis não são surpreendentes como costuma acontecer com outros elétricos, a justificativa está nas duas toneladas de peso. Até as portas são pesadas, como se o carro fosse blindado.

Por outro lado, o peso ajuda a assentar o carro, especialmente em curvas. O desempenho não é ruim, longe disso, mas não chega a surpreender. Já a suspensão é mais firme que as dos Volkswagen nacionais, mas não chega a incomodar no asfalto ruim do Brasil.

A autonomia declarada pelo Inmetro é de 370 km, mas na prática é muito maior. Durante nossos testes, passamos com folga dos 450 km de autonomia e, possivelmente, chegaríamos perto dos 520 km declarados pelo ciclo WLTP, comumente utilizado na Europa.

O consumo energético do SUV é de 0,63 MJ/km, o que o coloca no patamar de um sedan como o BYD Seal. Sabemos que não estamos tão acostumados com essas medidas, mas é uma boa notícia, é sinal que um SUV médio tem consumo similar a um sedan, que é mais aerodinâmico e geralmente leva vantagem.

A recarga pode ser feita em carregadores de até 125 kW, o que leva as baterias de 82 kWh dos 10% para 80% em 38 minutos. Em um wallbox de 11 kW são necessários 7h30 para carregar a bateria completa.

Vale a pena alugar um Volkswagen ID.4?

São necessários ao menos R$ 168 mil no contrato mínimo para levar o ID.4 para casa. No entanto, após esse investimento, o carro apenas retorna para a Volkswagen, como na maioria dos serviços de assinatura.

Apesar de propostas distintas, com esse valor, é possível levar um Fiat Fastback Abarth para casa. Se preferir se manter no mundo dos elétricos, um Peugeot e-2008 terá autonomia e desempenho inferiores, mas será do comprador que poderá revendê-lo, mesmo que normalmente com grandes perdas.

De qualquer forma, é o melhor Volkswagen presente no Brasil e seria muito bom para os fãs da marca se o padrão de qualidade do ID.4 fosse aplicado ao modelos nacionais.

Volkswagen ID.4 - Itens de série

  • Maçanetas de porta inteligentes
  • Rodas de liga leve de 21 polegadas
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistente ativo de mudança de faixa
  • Detector de fadiga do motorista
  • Alerta de ponto cego
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Faróis IQ. Light Matrix de led
  • Luzes traseiras de led
  • Faróis com função Coming/Leaving Home
  • Grade iluminada em led
  • Assistente traseiro de saída
  • Airbag central
  • Ar-condicionado digital de três zonas com saída para o banco traseiro
  • Bancos com regulagem elétrica
  • Iluminação ambiente
  • Central multimídia
  • Painel de instrumentos digital
  • Teto panorâmico
  • Volante multifuncional
  • Console central com 2 porta-copos, 2 entradas USB Tipo-C e porta-objetos
  • Carregador de celular sem fio

Volkswagen ID.4 - Ficha técnica

Motor: Elétrico

Potência: 204 cv de potência

Torque: 31,5 kgfm

0 a 100 km/h: 8,5 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

Dimensões e capacidades: 4.580 mm // Largura: 1.850 mm // Altura: 1.640 mm // Entre eixos: 2.760 mm

Porta-malas: 573 litros

Bateria: íon-lítio 82.0 kWh

Autonomia Inmetro: 370 km

Recarga: Carregamento rápido de até 135 KWh em 38 min (5% a 80%) ou em até 7,5 horas em recarga lente

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