Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?

Grandes bancos seguem determinação e fazem adiamento de dois meses para parcelas de financiamento de veículos.
Camila Torres
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30.03.2020 às 15:39 • Atualizado em 13.04.2020
Grandes bancos seguem determinação e fazem adiamento de dois meses para parcelas de financiamento de veículos.

Coronavírus levou o Conselho Monetário Nacional (CMN), a determinar que grandes bancos congelem o pagamento de até duas prestações de veículos nos próximos 60 dias. Algumas instituições financeiras também decidiram aderir a decisão. A medida vale para motos, carros e caminhões e se estende também para imóveis, entre outras dívidas. O objetivo é dar fôlego para que os consumidores consigam se organizar financeiramente em meio a quarentena. 

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No entanto, a taxa de juros continuará sendo cobrada proporcionalmente e de acordo com o contrato original, mas não haverá aplicação de multa e as parcelas também não serão acumuladas. O que acontecerá é que o financiamento acabará dois meses depois do previsto antes do congelamento de 60 dias da dívida.  De forma exemplificada, o consumidor que terminaria de pagar sua dívida em janeiro de 2021, se optar por fazer o congelamento acabará quitando em março de 2021. 

Quais bancos e instituições financeiras já aderiram ao congelamento da dívida de veículo e imóveis? 

· Bradesco
· Caixa Econômica Federal
· Itaú
· Santander
· BV Financeira
· Losango
· Omni Financeira  

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Quem pode solicitar a prorrogação de 60 dias para o pagamento de parcelas do veículo?

Qualquer pessoa que estiver em dia com o pagamento das parcelas do financiamento e não estiver utilizando o FGTS para pagar o financiamento pode entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira para solicitar o congelamento da dívida por 60 dias. 

A Caixa Econômica Federal, até o momento é o único banco que permite a prorrogação para consumidores que estão com até dois meses em atraso. O Bradesco abre exceção para Pessoa Física ou Jurídica que ainda não chegou ao segundo mês de inadimplência., consumidores com atraso de até 59 dias pode solicitar a prorrogação. 

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Como solicitar em cada banco a prorrogação do pagamento da dívida por até dois meses?

Em nenhum banco ou instituição financeira a solicitação deve ser feita presencialmente para evitar a contaminação de mais pessoas pelo COVID-19. Em todos os casos é possível pedir a prorrogação através dos canais de atendimento, como: site, aplicativo ou telefone. Vale lembrar, que muitas empresas estão trabalhando com número reduzido de pessoas, o que pode acarretar um maior tempo de espera, principalmente em atendimento telefônico. 

Bradesco: os clientes podem solicitar a prorrogação através do site: https://banco.bradesco/coronavirus/index.shtm. De acordo com o banco, o pedido será atendido em até um dia útil, exceto aos finais de semana e feriados. Nesses dois últimos o prazo será de até dois dias úteis. 

Caixa Econômica Federal: o pedido de congelamento de duas parcelas do carro pode ser feito pelo WhatsApp Caixa: 0800-726-8068. No portal do banco não é informado a previsão de resposta para a solicitação. 

Itaú: para adiar o pagamento por dois meses o correntista deve entrar em contato com a Central de atendimento Itaú Veículos através dos números 4002-0234 (capitais e regiões metropolitanas), ou 0800-729-0234 (demais regiões). No site não há informações sobre tempo de resposta.

Santander: o banco fará o congelamento por 60 dias das parcelas do carro a partir do dia 15 de abril.  A solicitação do adiamento do pagamento pode ser feito através do site:  https://www.santander.com.br/hotsite/santanderfinanciamentos/.

BV Financeira: a solicitação de congelamento das parcelas do carro por 60 dias pode ser feita através do site: https://www.bv.com.br/paravoce. O tempo de resposta, assim como na Caixa e Itaú não foram informados. 

Losango: o pedido pode ser feito por meio da Central de Relacionamento 4004-4252 (grandes centros), e 0800 721 4252 (demais localidades), ou através do e-mail do Fale Conosco: https://www2.losango.com.br/canais-de-atendimento/formulario-atendimento-online.

Omni Financeira: a instituição ainda não conta com sistema pronto para este tipo de solicitação. Os que desejarem fazer o congelamento da dívida podem obter mais informações preenchendo o formulário que se encontra em https://www.omni.com.br/sugestoes. O cliente pode ainda entrando em contato de segunda a sábado das 8h às 20h através dos números 4004-3500 (custo de ligação local - Capitais e regiões Metropolitanas) e 0800-701-3500 (ligação gratuita - demais localidades).

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