Comprar carro pela internet é seguro?

Comprar carro online vale à pena? As pessoas compram muito via internet? Veja 6 recomendações para comprar com segurança e em qual site comprar o seu próximo carro.

Imagem de undefined

Jornalista Automotiva

7 de Abril de 2020 às 16:56

·

Atualizado há 3 meses

Comprar carro pela internet é seguro?

Imagem de undefined

Jornalista Automotiva

7 de Abril de 2020 às 16:56

·

Atualizado há 3 meses

Sim, comprar um automóvel online pode ser seguro e muito satisfatório, mas para isso é preciso tomar algumas precauções. Com o número de compras feitas pela internet no Brasil aumentando ano após anos e com as pessoas em quarentena, e o comércio com as portas fechadas, essa é uma tendência que pode se consolidar. Afinal, as pessoas continuam tendo a necessidade de comprar, mas sem opções físicas, o jeito é recorrer ao e-commerce, pensando nisso a Mobiauto criou uma página só para lojas e concessionárias que fazem a venda do veículo online, tudo para que o cliente continue em casa.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

O processo da compra do carro pode ser feito inteiramente online. É possível realizar a negociação online, afinal, brasileiro só fica satisfeito com o negócio depois que consegue um bom desconto do vendedor. Toda documentação pode ser feita a distância. O consumidor não precisa sair nem mesmo para fazer o financiamento. E depois de tudo concluído, o carro é entregue higienizado e no conforto da casa do cliente. Confira a lista de lojas e concessionárias que estão efetuando a venda online aqui

No entanto, mesmo com toda essa praticidade, nós sabemos que quanto maior o valor do produto que o consumidor deseja comprar, maior é o medo de fazer a transação online, e para que você não tenha dor de cabeça nem pelo coronavírus, nem por ser vítima de um golpe e fazer uma compra de valer à pena, damos 6 recomendações de como comprar carro pela internet sem correr perigo. 

Veja ofertas de carros para compra online

6. Dicas para comprar carro pela internet com segurança

1. Busque os dados obrigatórios: ao se interessar por um carro anunciado, procure no site do anunciante informações da loja, como: CNPJ, Razão Social, endereço físico, telefone e e-mail. O Decreto Nº 7.962 torna obrigatório que qualquer empresa que trabalha com comércio eletrônico disponibilize em local de fácil visualização todas essas informações.

2. Consulte o CNPJ: basta ir até o site da Receita Federal para verificar a situação cadastral do CNPJ da empresa do anúncio de interesse, quais serviços ela tem autorização  para prestar, quadro de sócio e até o capital social. O uso dessa ferramenta é muito importante para não cair em golpes de companhias que não existem ou que se encontram irregulares. 

3. Veja a reputação da loja: o site Reclame Aqui, é uma boa ferramenta para saber quais são os motivos de insatisfação dos clientes que compraram na empresa que você tem interesse e através da resposta da companhia é possível saber como ela se comporta diante da insatisfação do consumidor. 

4. Vá além de aparência e valor:  ao clicar em um anúncio por ser atraído pela foto ou preço, confira com atenção às características principais do carro, analise a ficha técnica do carro e se possível envie para um amigo ou seu mecânico de confiança para ver se trata de uma boa oferta. 

5.  Entre em contato com vendedor e pergunte tudo: não tenha receio de fazer muitas perguntas ao vendedor, pergunte sobre o histórico do carro, quantos donos teve, quais as maiores vantagens desse modelo, peça mais fotos. Explique para o que você mais pretende usar o veículo, se é para viajar com a família ou trabalhar, tudo para que ele possa te proporcionar uma experiência de compra de carro online de valer à pena.

6. Peça a vistoria cautelar quando o carro não for 0km: apesar de não ser obrigatória é extremamente importante para que você não tenha dor de cabeça. Na vistoria cautelar são analisados diversos componentes do carro: chassi, motor, etiquetas de identificação, entre outros, tudo para assegurar a procedência do automóvel e evitar que o consumidor adquira por exemplo, um carro adulterado. Segundo a Super Visão, empresa especializada em vistoria, é possível saber também se alguma peça já foi severamente danificada em batida.

As pessoas compram muito pela internet?

Sim, tanto que compras feitas online no Brasil registraram faturamento de 75,1 bilhões de reais, em 2019, no qual o setor automotivo teve participação de 2,8%. No geral foram 178,6 milhões de pedidos feitos via internet, o que representa um aumento de 23% comparado com 2018, as informações são do relatório NeoTrust feito com a base de dados da Compre&Confie. 

Antes da epidemia do coronavírus atingir drasticamente o Brasil, a NeoTrust prospectou 210,8 milhões de transações pela internet para 2020, e um faturamento de 90,7 bilhões de reais, o que significa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. Com o Covid-19 se alastrando por todo país, a situação ainda é muito instável para dizer se estes números continuam fazendo sentido, pois de um lado temos a economia sendo golpeada com força, devido a uma parte significante do comércio estar de portas fechadas, por outro lado, isso pode ser um incentivo para o consumo online

Leia também: Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Curiosidade: Ainda segundo o relatório, 66,2% das compras feitas pela internet foram realizados na região Sudeste, 14,1% no Sudeste, 11,9% no Nordeste, 5,8% no Centro-Oeste e 2% no Norte. Não é surpreendente que a maior parte das compras tenham sido realizadas no Sudeste, o interessante é que o Nordeste teve no último ano um crescimento expressivo de 22,5% no volume de compras online. 

Talvez você também se interesse:

5 SUVs automáticos usados de até 50 mil
6 Hatches 2019 de até 50 mil
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil 

Comentários

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Como dirigir carro automático? Aprenda de forma simples [Passo a passo]

O primeiro passo para dirigir um carro automático é saber o significado e função de cada letra da alavanca de câmbio. Confira o passo a passo e principais dúvidas.

Segurança

Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

Infectologista do Sírio Libanês orienta motoristas de Uber e 99 a passarem álcool por todo o carro a cada quatro horas.

Segurança

Placa Mercosul: quando entra em vigor, quem precisa trocar e preço

Veja em quais casos a placa padrão Mercosul é obrigatória e qual o seu custo.

Segurança

Controle de estabilidade será item de série obrigatório

Contran determina que fabricantes acrescentem controle de estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil.

Outras notícias

Notícias de Segurança que possam te interessar

Segurança

Como dirigir carro automático? Aprenda de forma simples [Passo a passo]

O primeiro passo para dirigir um carro automático é saber o significado e função de cada letra da alavanca de câmbio. Confira o passo a passo e principais dúvidas.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.