Novo Renault Sandero surge com jeitão de Polo e motores 1.0 e 1.3 turbo

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada. Veja quando chega ao Brasil.
LF
Por
07.09.2020 às 08:55
Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada. Veja quando chega ao Brasil.

A Dacia, subsidiária romena da Renault, revelou nesta segunda-feira (7) as primeiras imagens externas da terceira geração da família de compactos Sandero, Sandero Stepway (no Brasil conhecida só como Stepway) e Logan.

Hatch, aventureiro e sedan serão integralmente apresentados no dia 29 de setembro, data em que serão divulgados também o interior e a motorização dos modelos. 

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada pela Dacia, subsidiária da Renault na Europa: veja quando chega ao Brasil

No Brasil, onde a Renault vende Sandero, Stepway e Logan sob seu emblema, não espere por sua chegada antes de 2022 ou 23, visto que os modelos da segunda geração foram reestilizados por aqui no ano passado.

Externamente, percebe-se que a grande inspiração para criar o novo Sandero foi o Volkswagen Polo. Observe como o hatch franco-romeno está mais largo nesta nova geração. Quando a visão é da traseira, as semelhanças são ainda maiores. Porém, os paralamas mais abaulados tentam passar sensação de maior robustez em relação ao rival.

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada pela Dacia, subsidiária da Renault na Europa: veja quando chega ao Brasil

Ao mesmo tempo, tanto as rodas quanto as assinaturas em Y nos faróis e lanternas nos remetem à nova família de compactos da Chevrolet vendida no Brasil, formada por Onix, Onix Plus e Tracker.

Mas uma coisa a Dacia – e, consequentemente, a Renault – garante: o novo Sandero manteve o mesmo e generoso vão livre do solo de suas antigas gerações. Aliás, foi justamente o compromisso entre destreza para encarar valetas com bom espaço interno o que fundamentou o sucesso da família Sandero e Logan em nosso mercado.

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada pela Dacia, subsidiária da Renault na Europa: veja quando chega ao Brasil

As dimensões tampouco foram declaradas, mas já é possível notar que o novo Sandero está mais baixo e largo. Comprimento e entre-eixos foram possivelmente mantidos ou esticados. A porta lateral traseira diferente sugere que, no novo Logan, o entre-eixos segue maior.

Já o Sandero Stepway ostenta diferenças estéticas importantes em relação aos irmãos no para-choque dianteiro, com luzes diurnas de LED e molduras exclusivas na base e no nicho dos faróis de neblina, e no capô, que tem vincos mais abobadados. Na base da grade há, ainda, uma inscrição com seu nome.

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada pela Dacia, subsidiária da Renault na Europa: veja quando chega ao Brasil

Quando vierem ao Brasil, os novos Sandero e Logan devem manter o motor 1.0 três-cilindros flex SCe de 82 cv nas versões de entrada. Nas intermediárias e de topo, usarão um 1.0 turbo flex TCe, ainda em desenvolvimento na Índia. Renderá cerca de 125 cv. O Stepway também será empurrado por ele.

E, de acordo com o colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a versão esportiva RS será mantida em linha no Brasil com o propulsor 1.3 TCe de 150 cv e 25,5 kgfm, o mesmo a ser usado por Captur e Duster a partir do ano que vem. Brigará ainda mais de perto com o Polo GTS.

Com a nova geração, uma das grandes novidades de Sandero, Logan e Stepway está na adoção da plataforma modular CMF-B, a mesma usada atualmente pelo Clio na Europa. Por aqui, a matriz global também será aproveitada. Os projetos são conhecidos internamente como XJF, XJI e B-Cross.

Você também poderá se interessar:

Chevrolet Onix RS, o rival de “mentirinha” do VW Polo GTS
Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que ele empresta dos SUVs de luxo
Nissan March morre no Brasil: os fatores que levaram ao seu fim
os 10 carros automáticos 0 km mais baratos do Brasil

Comentários