Motoristas que estão há 12 meses sem levar multa receberão bonificações

Ficar um ano sem cometer infrações de trânsito pode render descontos desde pedágios até apólices de seguro a depender do Estado.
Camila Torres
Por
23.09.2022 às 08:00
Ficar um ano sem cometer infrações de trânsito pode render descontos desde pedágios até apólices de seguro a depender do Estado.

Condutores que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses serão bonificados com desconto em estacionamentos, pedágios, locação e seguro de veículos. O chamado RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), que visa premiar bons condutores entrou em vigor esta quinta-feira (22).

Os interessados podem realizar o cadastro através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). As vantagens começarão a ser concedidas a partir do dia 13 de outubro, quando os cadastros serão ativados.

Anuncie seu carro na Mobiauto

O programa também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para o Ministério com o objetivo de incentivar o bom comportamento no trânsito. 

De acordo com a Serpro ao realizar o cadastro, o condutor permite que outros cidadãos visualizem que ele cumpre ou não os requisitos para ser beneficiado ao realizarem buscas com seu nome completo e CPF. No entanto, vale esclarecer que as vantagens do programa podem variar de Estado para Estado e até mesmo de um município para o outro. 

Motoristas que receberem pontuação na CNH, tiverem o direito de dirigir suspenso, habilitação cassada ou vencida a mais de 30 dias, ou cumprirem pena privativa de liberdade podem ter o registro de bom condutor excluído. 

Empresas que tiverem interesse em participar do programa afim de oferecer benefícios aos bons condutores devem comunicar o interesse diretamente ao Senatran através do preenchimento de formulário online. As empresas participantes receberão o selo “Parceiro Bom Condutor”, que pode ser exibido em ações promocionais e redes sociais.  

O RNPC faz parte de uma das atualizações recentes do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e foi regulamentado no dia 18 de julho de 2022 através da Resolução nº975 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Mas só entrou em vigor agora por se tratar de uma das ações da Semana Nacional de Trânsito.

Leia também: 10 carros na faixa de R$ 30 mil que parecem mais caros e valem a pena


Passo a passo: Como fazer o cadastro do ‘bom condutor’ para ganhar descontos?

Passo 1: Acesse o site do Senatran clicando aqui.

Passo 2: Clique na aba “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”.

Passo 3: Se já tiver cadastro no site informe o CPF do condutor e a senha. Se não tiver clique em cadastrar.

Passo 4: Leia e aceite os termos de uso, pois só assim será possível realizar o cadastro.

Passo 5: Clique em prosseguir se já tiver uma conta Prata ou Ouro no site do governo ou crie uma conta.

Passo 6: Clique em ‘autorizar participação’ e pronto cadastro concluído. A partir do 13 de outubro já é possível consulta a situação no Cadastro Positivo de Condutores.


Talvez você também se interesse: 

Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo app
Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Multas de trânsito: valores, tipos, gravidade e quais suspendem a CNH
Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet
Digital, documento do carro não chegará mais na sua casa. Como proceder?

Comentários