Mercedes C63 troca V8 pelo 2.0 turbo mais potente do mundo: veja 5 curiosidades
O Mercedes-Benz C63 AMG se tornou um esportivo desejado por combinar a carroceria de um pacato sedã médio a um motor V8 para entregar desempenho avassalador, que exige bastante experiência do condutor para “domar” o comportamento arisco proporcionado pela exagerada entrega de potência às rodas traseiras.
Para a tristeza dos puristas, em sua nova geração o C63 AMG foi penalizado pelas cada vez mais rigorosas leis de emissões europeias e foi obrigado a trocar o V8 biturbo por um 2.0 turbo de quatro cilindros auxiliado por um motor elétrico.
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Embora o novo conjunto híbrido plug-in não empolgue em termos de sonoridade, ele esbanja tecnologia de ponta para que o C63 AMG se mantenha entre os sedãs mais rápidos do mundo – tanto que a Mercedes-Benz recorreu à sua equipe de Fórmula 1 durante o desenvolvimento do modelo.
A Mobiauto teve um (literalmente) rápido contato com o novo C63 S E Performance (parte de R$ 906.900) na pista para constatar que o sedã ainda é um esportivo digno de respeito quando se trata de desempenho. Afinal, não é qualquer carro com quase duas toneladas que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de quase 300 km/h.
A troca do pesado V8 pelo 2.0 turbo e o motor elétrico instalado no eixo traseiro contribuíram para deixar o C63 S E Performance mais equilibrado dinamicamente, principalmente em frenagens e mudanças mais bruscas de direção. As reações da traseira estão mais previsíveis, o que facilita a reação de motoristas menos experientes com carros mais potentes.
No modo conforto, o C63 S E Performance se comporta como um típico sedã “classudo” da Mercedes-Benz. Suas suspensões adaptativas reduzem a rigidez dos amortecedores e conferem um comportamento supreendentemente confortável, mesmo com as rodas de 20 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo passando sobre as imperfeições do asfalto.
O interior do sedã traz o luxo característico da marca da estrela de três pontas, como o acabamento com materiais de alta qualidade, bancos e volante revestidos de couro e Alcantara, além da iluminação ambiente que pode ter a cor alterada de acordo com a preferência dos ocupantes.
Veja abaixo 5 curiosidades do novo C63 S E Performance
1 - Motor de quatro cilindros mais potente do mundo
Sob o capô, o C63 S E Performance conta com nada menos que o motor de quatro cilindros mais potente da indústria automotiva. Denominado M139l, o 2.0 turbo com injeção direta de gasolina gera excelentes 476 cv de potência e 55,5 kgfm de torque.
Para atingir o pico de 680 cv e 104 kgfm de torque combinados, o motor a combustão recebe o auxílio de uma unidade elétrica de 204 cv e 32,6 kgfm.
2 - Tecnologia da Fórmula 1
Dentre todos os recursos empregados para otimizar o desempenho, o C63 S E Performance adota um pequeno motor elétrico para atenuar o atraso da ação do turbocompressor nas acelerações e otimizar a compressão do ar admitido para o interior dos cilindros.
3 - Pode rodar 13 km sem gastar uma gota de gasolina
Esta é a autonomia elétrica do conjunto híbrido plug-in alimentado por uma bateria de 6,1 kWh. De acordo com a Mercedes-Benz, o motor elétrico movimenta as rodas traseiras em condições de baixa demanda de desempenho. Embora o C63 S E Performance não seja capaz de rodar grandes distâncias apenas com eletricidade, a marca alemã enfatiza que a prioridade é a performance.
Ainda assim, o consumo médio declarado pelo Inmetro não é ruim: 10 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
4 - Motor fabricado à mão
Mesmo com toda tecnologia empregada, o C63 S E Performance mantém a tradição da fábrica da AMG em Affalterbach, na Alemanha, que combina métodos de produção de última geração à montagem artesanal dos motores, feita por um único funcionário em cada carro. Após ficar pronto, o motor recebe uma plaqueta com a assinatura do seu construtor.
5 – Série especial inspirada na Fórmula 1
É basicamente um C63 S E Performance pintado na cor cinza Alpino, ornamentado com adesivos laterais e detalhes pretos e vermelhos feitos em fibra de carbono e bancos esportivos. Nessa configuração, o sedã esportivo tem o preço elevado para R$ 1.015.900.