Hyundai Ioniq 5 N é esportivo que sai de traseira como se tivesse um V8

Apesar de abrir mão da combustão, o veículo não perde a emoção e parece ser o futuro dos carros do segmento
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12.03.2024 às 18:20 • Atualizado em 29.05.2024
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Apesar de abrir mão da combustão, o veículo não perde a emoção e parece ser o futuro dos carros do segmento

A “perda da emoção” parece ser um dos pontos certeiros ao criticar os veículos elétricos. Bem, ao que parece ao menos desse tipo de crítica o Hyundai Ioniq 5 consegue escapar, com sua configuração esportiva N.

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Vale lembrar que o hatch com visual retrô será importado para o Brasil ainda neste ano, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outroartigo. Aqui teremos a versão mais potente entre as convencionais, que o motor elétrico entrega 306 cavalos de potência e 61,7 kgfm de torque.

No entanto, essa ainda não é a opção mais visceral do modelo. O Ioniq 5 tem uma variante com assinatura N, que é “divisão esportiva da Hyundai”.

Mas o que faz ela ser tão especial? O modelo usa a mesma plataforma de outros elétricos da Hyundai, a E-GMP, e conta com uma bateria de 84 kWh, um pouco maior em tamanho e em densidade elétrica do que a usada no Ioniq 5 convencionais.

Ela é responsável por alimentar um conjunto motor composto por dois propulsores elétricos, um dianteiro de 235 cv de potência e 37 kgfm de torque e um traseiro, de 406 cv e 40 kgfm.

 

O rendimento combinado deles é de incríveis 641 cv de potência. Além disso, segundo a montadora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Fora do Brasil, a configuração já é oferecida e foi testada por alguns veículos de mídia gringos. A publicação Carscoops, por exemplo, testou o veículo e o definiu como um: “míssil balístico que redefine os EVs.”

E o mais legal é que as fotos divulgadas pela Carscoops mostram o carro saindo de traseira em algumas curvas, o que pode agradar os fãs de esportividade. Tal fato mostra que, embora sua tração seja integral, ele pode ser tão divertido quanto um muscle car americano com um belo V8 dianteiro e tração traseira.

 

Isso porque o modelo pode ter uma regulagem que permita apenas o eixo traseiro tracionar as rodas, para que seja possível essa derrapagem.

Uma boa sacada para o atual momento do mercado que cada vez mais converge para a eletrificação, onde os modelos à combustão tendem a sair cada vez mais de cena. Afinal, a versão N do Ioniq 5 pode mostrar que carros elétricos também podem ser divertidos.

A Mobiauto já mostrou o visual do hatch na última semana, em evento aqui no Brasil. Mas este é um pouco mais apimentado e na parte da frente teve uma nova grade incluída, além de saídas de ar e rodas de 21 polegadas.

 

De acordo com a Hyundai a autonomia elétrica do veículo é de 448 km, e a bateria pode ser alimentada por um carregador de 350 kW.

Sobre sua chegada ao Brasil, não há nada confirmado. Sabe-se que a linha Ioniq chegará ao mercado brasileiro graças a nova parceria fechada com a CAOA, mas quanto a essa configuração em específico, a montadora ainda não revelou informações.

Imagens - Carscoops

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