Novo Kia EV9: 7 pontos insanos do elétrico eleito carro do ano que virá ao Brasil
O Kia EV9 está confirmado para o Brasil, e mais, o SUV elétrico de sete lugares chega até o final de 2024. A confirmação foi feita pelo presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, durante o evento de outro elétrico da marca, o Kia EV5, que contamos em detalhes neste outro artigo.
Vendido em mais de uma versão lá fora no exterior, para o Brasil, a configuração de topo é a que será vendida por aqui. Trata-se do Kia EV9 GT-Line.
Você também pode se interessar:
- Publicidade Kia K3 é rival de VW Virtus com motor híbrido do Hyundai Creta
- Kia estuda sedan híbrido contra VW Virtus e Toyota Corolla no Brasil em 2025
- Kia EV5: SUV elétrico chega com 6 trunfos contra Volvo XC40 e BMW iX1
- Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
0 a 100 km/h
O que esperar em termos de desempenho de um SUV de 2.569kg, 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 3,10 m de entre-eixos?
No caso do Kia EV9 espere, uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos com seus 384 cv de potência e 61,1 kgfm de torque combinados pelos dois motores elétricos. Isso tudo em um SUV elétrico de sete lugares, que apresenta números de aceleração de um esportivo mesmo com uma proposta familiar.
Câmeras em vez de retrovisores
Usar câmeras em vez de retrovisores não é assim uma novidade para o mercado brasileiro. O Audi e-Tron já apresentou essa funcionalidade, mas o Kia EV9 tem características que melhoram o sistema.
Começa que o visor das imagens está posicionado na mesma direção que o motorista olha para os retrovisores, enquanto no Audi a tela está na próxima da maçaneta.
Além disso, pensando na realidade do trânsito do Brasil, é possível rebater ou recolher as câmeras, como nos retrovisores. Essa função pode evitar algumas dores de cabeça, principalmente nos grandes centros urbanos.
Prêmios de carro do ano
O Kia EV9 recebeu o prêmio de carro do ano de 2024 do World Car Awards (Carro Mundial do ano) por jornalistas automotivos de 30 países. Nos Estados Unidos e Canadá, o SUV elétrico também foi eleito como carro do ano também.
E tem mais, o EV9 também recebeu o prêmio de “The Women’s World Car of the Year” (Carro Mundial Feminino do Ano/ WWCOTY). O modelo foi escolhido por 75 mulheres jornalistas automotivas do mundo inteiro, entre elas a brasileira Isadora Carvalho, repórter da Revista Quatro Rodas.
Autonomia
Na Europa, o Kia EV9 tem uma autonomia declarada de 541 km no ciclo WLTP. Com uma bateria de 99,8 KWh na versão GT-Line, o SUV elétrico deve chegar com autonomia acima dos 500 km por aqui, isso porque o Inmetro considera uso severo em seus testes.
Com esse número, o Kia EV9 chegaria ao Brasil com autonomia superior a boa parte dos elétricos do segmento premium e próximo de BMW IX xDrive 50, por exemplo, com 528 km de autonomia.
7 lugares com porta-malas de SUV compacto
SUVs com sete lugares têm uma coisa em comum: todos perdem espaço no porta-malas por conta da terceira fileira de bancos. No Kia EV9 isso também acontece, pois com os últimos assentos levantados a capacidade do bagageiro cai para 330 litros, o que ainda é muito bom.
Para efeito de comparação, o Honda HR-V tem 354 litros e o Jeep Renegade 320 litros. Ou seja, o EV9 tem porta-malas de SUV compacto mesmo quando os sete assentos estão sendo usados. Quando todos os bancos ficam rebatidos, a capacidade fica para generosos 828 litros.
Personalidade no design
Lanternas inteiriças iluminadas, faróis afilados ou em dois níveis são propostas de design comuns na indústria automotiva atualmente. Mas basta olhar os modelos da Kia para notar que eles têm uma personalidade quando o assunto é o desenho da carroceria.
Você pode gostar ou não do que a montadora sul-coreana apresenta, mas difícil não conferir um caráter único como no recém-chegado ao Brasil Kia EV5, por exemplo. Da mesma forma, o Kia EV9 também possui um estilo muito singular no que tange o design na indústria, que certamente não passará despercebido na rua.
Banco poltrona
Fora do Brasil, o Kia EV9 possui bancos do tipo poltrona para os dois ocupantes da frente e os outros dois na segunda fileira. Já na unidade apresentada no Brasil antes do lançamento, a opção poltrona estava presente apenas nos bancos da frente.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.