Novo BMW X3 M50 2025: veja 5 curiosidades do SUV
O mercado de SUVs está com uma grande novidade no segmento premium: o novo BMW X3 M50 2025, utilitário que desembarca no mercado brasileiro em sua quarta geração com linhas mais limpas e visual mais futurista. A novidade chega para atualizar a marca bávara frente a concorrência de outros SUVs do segmento como Mercedes-Benz GLC e Audi Q5, embora essa configuração mais potente tenha chegado com preço um tanto mais alto.
Visualmente, o novo BMW X3 M50 ostenta um desenho totalmente repaginado, afinal, estamos diante da quarta geração do utilitário, que ainda é baseado na plataforma modular CLAR. A diferença é que seu estilo traz inspirações na linguagem de design da marca que começou no grande SUV elétrico BMW iX, com carroceria dominada por limpas, mas ainda assim volumosas.
Preço: R$ 624.950
Você também pode se interessar por:
- Novo BMW X2 chega ao Brasil e é tudo aquilo que queríamos do Fiat Fastback
- VW Jetta GLi: o que já é bom e o que poderia melhorar com o novo em 2025
- Avaliação: novo BMW i5 M60 voa baixo e tem até realidade aumentada
- Novo Audi Q8: veja 10 novidades do SUV de luxo que estreia no Brasil
Na dianteira ele traz faróis dotados agora por iluminação full-LED adaptativo, que substituem o antigo conjunto a laser, somando uma assinatura em L. De perfil temos rodas de 21 polegadas de cinco raios com acabamento diamantado, enquanto a traseira ostenta lanternas com novo formato e assinatura que remete a uma seta. As quatro saídas de escape também marcam presença.
Abaixo, confira cinco curiosidades do novo BMW X3 M50 2025 que não estamos acostumados a presenciar por aí:
Motor com Boost
Debaixo do capô do novo BMW X3 M50 temos o famoso motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha da marca, que sozinho já entrega nada menos que 381 cv de potência a 5.200 rpm e 55,06 kgfm de torque desde 1.900 rpm. Na prática temos um desempenho já forte para um SUV desta categoria, mas ele traz ainda um sistema híbrido-leve de 48V, que troca o motor de partida por um pequeno propulsor elétrico, somando 18 cv e 20,4 kgfm (torque de VW Polo).
Mas se engana quem acha que o sistema MHEV tem só como missão a melhora do consumo, pois na prática ele garante um ganho interessante de torque e potência. Segundo a BMW, o motor 3.0 turbo híbrido-leve pode chegar aos 398 cv e 59,14 kgfm de torque com Boost, o suficiente para levar o SUV a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atingir os 250 km/h de velocidade máxima. O interessante é que o Boost pode ser ativado por meio de uma aleta atrás do volante, o que garante ainda mais esportividade, algo totalmente condizente com a proposta deste variante M50.
Ar-condicionado
O sistema de ar-condicionado do novo BMW X3 M50 é de três zonas, sendo duas na parte dianteira e uma zona de refrigeração para a segunda fileira. O detalhe um tanto curioso fica para as saídas de ar do motorista e passageiro, que trazem comandos sensíveis ao toque na região das portas. Pode-se abrir essas entradas deslizando o dedo para cima, ou fazendo o movimento contrário para fechar o sistema. É uma solução bem menos usual dos comandos manuais que estamos habituados, mas que certamente devem fazer o motorista a se acostumar com o tempo.
Chave digital
Além das duas chaves disponíveis para o SUV (considerando a original e a reserva), é possível acessar o BMW X3 por meio de uma chave digital que pode ser compartilhada para até 5 pessoas por meio de mensagem. Ela pode ser acessível tanto por um aplicativo do smartphone ou até mesmo por um relógio inteligente, o popular smartwatch. A parte interessante é que esse recurso não necessita mais que o smartphone ou smartwatch sejam aproximados perto da maçaneta para abrir o carro ou perto do carregador sem fio para ligar o carro, pois trazem a chamada banda ultra larga. Com isso, basta estar com seu celular, que pode ser da Apple ou Samsug, para funcionar o veículo.
Realidade aumentada
A quarta geração do X3 entrou para o clube dos carros com interior dominado por telas. O painel de instrumentos, por exemplo, conta com display de 12,3 polegadas que pode ser bastante configurado ao gosto do motorista. Mas a parte interessante mesmo é a central multimídia de 14,9 polegadas, que traz navegador GPS nativo com realidade aumentada que faz você se sentir em um vídeo-game.
Isso porque uma câmera mostra tudo o que ocorre à frente do SUV e que é mostrado na tela do multimídia. A realidade aumentada consiste basicamente em um gráfico, que se sobrepõe na imagem mostrando a via, com direito a setas direcionando onde o motorista tem que virar, por exemplo.
Logo rotativo
Por fim, mas não menos importante, um detalhe curioso nas rodas de 21 polegadas do BMW X3 M50. Repare que, independentemente da posição que a roda pare, o logotipo da marca bávara sempre ficará posicionado de forma horizontal, de forma que a sigla BMW fique sempre legível – sem ficar de ponta-cabeça. O logotipo central no cubo das rodas traz um pequeno peso para que a peça sempre fiquei na posição correta, algo que certamente vai agradar a quem detesta as coisas foram de lugar.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.