Maior colheitadeira do mundo tem 750 cv e promete zero grão de desperdício
A busca por tecnologia no ramo agronegócio é cada vez maior, seja utilizando tecnologias para melhorar a produção, como drenagens automatizadas, quanto maquinários que otimizam a colheita dos itens. Com isso, a New Holand, marca que tem relação com a Fiat, apresentou a maior colheitadeira do mundo.
A Nova CR11 foi apresentada na Agritechnica 2023 em Hanover, na Alemanha, com 750 cv de potência. O maquinário possuo possui pneus aro 46, 18 metros de largura de corte, além de uma capacidade de 20 mil litros para o estoque de grãos.
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A New Holland CR 11 será produzida Zedelgem, na Bélgica e já está passando por fases de testes específicos para o mercado europeu, norte-americano e australiano. Durante os testes realizados no Reino Unido, o tanque de grãos foi esvaziado em apenas 80 segundos, um dos principais focos da maior colheitadeira do mundo, segundo a fabricante, é garantir o mínimo possível de perda de grãos. A CR11 tem capacidade de colheita de 20% (em grãos) a 40% (em milho) em relação à CR 10.90
O valor do novo maquinário ainda não foi divulgado, mas deverá ser para poucos agricultores. Como diria Antony e Gabriel na música “Os Caipira Também Pode”: “A minha colheitadeira vale o dobro da tua Porsche”, hoje é possível encontrar a New Holand CR 10.90, por cerca de R$ 2,7 milhões. A CR 11 deverá ser no mínimo o dobro desse valor. Vale lembrar que a CR 10.90 detém o recorde de colheita com 797 toneladas de trigo em 8 horas
Importante ressaltar que os pedidos de pré-venda devem começar em 2024, com entregas a partir de 2025.
New Holland, Ford e Fiat
A New Holland Machine Company foi fundada em 1895, mas seu primeiro trator só foi lançado em 1903. A Ford entrou nesse mercado em 1907, enquanto a Fiat estreava o modelo 702 em 1919. No entanto, essas três se relacionaram ao longo dos anos.
Em 1947, a Sperry Rand Corporation comprou a New Holland. A fusão passou a ser chamada de Sperry New Holand, mas em 1986 mudou de mãos, sendo adquirida pela Ford e adotando o nome Ford New Holland. Pouco depois, em 1991, a Fiat comprou 80% da Ford New Holland, quando finalmente a empresa se tornou global.
Em 1999, sob propriedade da Fiat, a New Holland e a Case Corporation fundiram-se, criando a CNH Global. Em 2010, a Fiat anunciou a separação de CNH, Iveco e Fiat Powertrain Industrial & Marine do negócio automotivo, sendo listadas na bolsa de valores de Milão como Fiat Industrial.
Em 2013, a Fiat fundiu CNH Global e Fiat Industrial, criando a CNH Industrial nos Países Baixos, mesmo local onde fica a sede da Stellantis, que é formada pela fusão entre Fiat e Peugeot. Apesar da família Agnelli serem os maiores acionistas da CNH Global, assim como da Stellantis, as empresas não possuem relação direta, apesar de várias parcerias comerciais.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.