5 carros com mais tempo em linha de produção
Assim como sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman (1925-2017), afirma em sua obra “Modernidade Líquida”, vivemos hoje em uma sociedade contemporânea marcada transitoriedade constante. Ou seja, parece que estamos buscando a todo momento novidades com a necessidade do imediatismo, o que torna grande parte dos bens materiais voláteis e com prazos de validade estipulados.
Apesar do estudioso se referir em grande parte as relações sociais, esse conceito pode ser amplamente exemplificado através da relação entre os bens materiais e seus consumidores. Mais especificamente, a relação entre os carros e seus donos.
Hoje em dia, é comum ver carros saindo de linha a todo momento sem sequer realizar 10 anos de linha de produção. Como é o caso de modelos como Volkswagen Up!, por exemplo.
Esse fenômeno acontece, pois os gostos do público-alvo das montadoras estão em constante mudança. Visto que estamos em uma era extremamente tecnológica, que traz novidades grandiosas todos os dias. Ou seja, nossos cérebros são bombardeados om milhares de informações por minuto, então é compreensível que nossos gostos mudem tanto em um período curto.
Mas, apesar da nossa realidade atual, existem carros que são grandes exceções a essa “regra”. Modelos que começaram a ser fabricados próximos a primeira metade do século XX ainda vivem e guardam em sua geração atual muita história nas costas.
Confira abaixo os cinco carros com maior tempo em linha de produção da história:
5- Ford F-250
Divulgação/Ford
- Tempo em linha de produção: 72 anos
- Período de produção: 1953 - 2025
A F-250 é um dos maiores sucessos da linha F da Ford. Embora no Brasil não tenha feito muito sucesso, a picape de grande porte é responsável com lideraras as vendas em outros mercados como o norte-americano.
4- Volkswagen Kombi
Divulgação/Volkswagen
- Tempo em linha de produção: 75 anos
- Período de produção: 1950 - 2025
Também conhecida como VW Transporter, a Kombi chegou ao Brasil poucos anos depois do seu lançamento na Alemanha, em 1953. Embora a minivan tenha passado alguns apuros por aqui, saindo de linha de produção nacional algumas vezes, o modelo icônico das décadas de 70 e 80 segue no catálogo na montadora, hoje comercializado em uma versão totalmente elétrica, chamada de ID.Buzz.
3- Chevrolet Corvette
Divulgação/Chevrolet
- Tempo em linha de produção: 72 anos
- Período de produção: 1953-presente
Com mais de 70 anos de história, o Chevrolet Corvette é o carro esportivo com maior tempo de linha de produção da história. Geração vai e geração vem e o modelo continua icônico e conhecido por ser um dos grandes nomes de sucesso da marca.
2- Toyota Land Cruiser
Divulgação/Toyota
- Tempo em linha de produção: 74 anos
- Período de produção: 1951-presente
Vendido no Brasil entre 1958 e 2001 como Toyota Bandeira, o Land Cruiser até que fez sucesso por aqui, mas deixou o país após 43 anos de história. E apesar de sua aposentadoria por aqui, o SUV ainda é produzido e comercializado em mercados como o estadunidense.
1- Chevrolet Suburban
Divulgação/Chevrolet
- Tempo em linha de produção: 90 anos
- Período de produção: 1935-presente
O modelo favorito de grandes personalidades norte-americanas, como presidentes e personalidades hollywoodianas, é quase centenário e possui noventa anos de história sem previsão de sair de linha. O Chevrolet Suburban é o carro maio tempo de linha de produção no mundo.
Por Marcela Cavirro