Kia Stonic é SUV híbrido e chega em novembro por R$ 150.000
A Kia anunciou nesta quinta-feira (21) que o SUV compacto Stonic será o seu mais novo produto no Brasil. A marca anunciou na última quarta-feira (20) sua nova estratégia de mercado, que será focada na oferta de veículos híbridos e elétricos, quando também prometeu um SUV híbrido para o próximo mês.
O mistério chegou ao fim e o SUV será o Stonic, e não o Niro, que havia sido cotado para o nosso mercado. O novato tem porte de Fiat Pulse, será importado da Coreia do Sul e chegará na primeira quinzena de novembro por R$ 149.990. A pré-venda, inclusive, já está liberada.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
O modelo será o primeiro SUV compacto com tecnologia híbrida do mercado nacional. Para o presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini, o modelo ainda retrata o "rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos."
A meta ousada faz parte do novo modelo de negócio da marca, que ainda promete o lançamento de sete carros elétricos até 2027.
Stonic será o híbrido mais barato do Brasil
O Stonic foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e está homologado no Brasil. Tanto que seus dados de consumo já foram publicados na última atualização do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Como a Mobiauto já adiantou, o veículo é movido pelo motor 1.0 turbo, um três-cilindros da família Kappa (que vemos em Creta e HB20) que conta com injeção direta de combustível e sistema híbrido leve MHEV de 48 V.
O trem de força rende 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com cãmbio automatizado, e 20,4 kgfm com caixa manual.
O sistema híbrido é conhecido como mild hybrid e entra em ação quando o veículo enfrenta um descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o trem de força necessita de mais força.
Além disso, torna o motor mais eficiente em consumo e menos poluente. O Stonic registrou 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. Até o momento o veículo não teve itens de série divulgados.
Você também pode se interessar por:
Com preços dos combustíveis nas alturas, vale a pena ter um carro híbrido?
Nissan avança no segmento de elétricos e transformará Leaf em SUV
Fabricante do iPhone agora faz carros e apresentou SUV e sedan elétricos
Carregar um carro elétrico já pode levar menos tempo do que reabastecer
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.