Jeep Renegade 10 anos: relembre detalhes do SUV que foi lançado por R$ 66.990
Não parece, mas o Jeep Renegade foi lançado no Brasil há nada menos do que 10 anos. Produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), o SUV compacto foi o responsável por abrir caminho depois para virem os modelos Jeep Compass, Commander, além da Fiat Toro e a Ram Rampage.
O mercado era outro quando o Jeep Renegade foi lançado há 10 anos, com os SUVs compactos custando no máximo R$ 110.000, hoje já ultrapassam os R$ 200.000. Para se ter ideia, o SUV compacto da marca norte-americana fez sua estreia no Brasil em 2015 para brigar diretamente com o Honda HR-V, lançado no mesmo ano, e também com o Ford EcoSport e Renault Duster. Eram poucos adversários na época.
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Quando foi lançado em abril de 2015, o Jeep Renegade chegou nas concessionárias da marca com preço entre R$ 69.900 e R$ 116.800, com uma versão de entrada ainda mais barata chegando pouco tempo depois (em junho daquele ano) com preço de tabela ainda mais baixo: R$ 66.900. Ao todo o SUV compacto da marca era vendido em seis versões, confira abaixo a tabela da época.
Preços Jeep Renegade 2015
- Renegade 1.8 flex manual: R$ 66.900
- Renegade Sport 1.8 flex manual: R$ 69.900
- Renegade Sport 1.8 flex AT: R$ 75.900
- Renegade Longitude 1.8 flex AT: R$ 80.900
- Renegade Sport 2.0 turbodiesel 4x4 AT: 99.900
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel 4x4 AT: R$ 109.990
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel 4x4 AT: R$ 116.800
Vale lembrar que o Renegade atual tem a mês plataforma Small Wide 4x4 da primeira fase do SUV lançada há 10 anos, mas desde então o modelo passou por duas atualizações de estilo. O primeiro foi um facelift mais leve realizado em 2018, quando o utilitário recebeu um tapa no para-choque, além de grade mais larga e faróis remanejados um pouco para cima. A segunda foi mais extensa em 2022, quando teve a dianteira mexida, mudança nas lanternas e a chegada do motor 1.3 turbo T270 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
Mas voltando a 2015, tínhamos quatro versões equipadas com o motor 1.8 ETorq que entregava potência de 130/132 cv (gasolina/etanol) e torque de 18,6/19,1 kgfm (G/E), que poderia trabalhar com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
À época esse propulsor foi motivo de críticas por sofrer com o peso elevado do SUV e ter consumo ruim. A atualização vinda dois anos depois melhorou um pouco seu rendimento, com o 1.8 flex passando de até 132 cv para 139 cv, enquanto o torque aumentou ligeiramente de 19,1 kgfm para 19,3 kgfm. A chegada de um modo de condução Sport dava um fôlego extra em ultrapassagens.
Já o SUV com tração 4x4 era representada por três versões, cujo motor 2.0 turbodiesel entregava até 170 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. A transmissão era sempre automática de nove marchas. Atualmente o Renegade é vendido somente nas configurações flex com motor 1.3 turbo de até 166 cv e 27,5 kgfm.
Entre os principais equipamentos da versão de entrada com preço mais barato do que um Fiat Mobi hoje (R$ 78.990), o Renegade 1.8 Sport manual, ele trazia ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sistema de áudio com seis alto-falantes, Bluetooth, USB e MP3, faróis de neblina, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático com limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, apoio de braço frontal com porta-objetos, airbags frontais, freios ABS, controle estabilidade, auxílio de partida em rampas e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
As versões mais completas contavam com a adição de ar-condicionado digital automático de duas zonas, câmera de ré, central multimídia com tela de sete polegadas, bancos de couro, aletas no volante para trocas de marchas, iluminação ambiente, barras de teto e rodas de 17 polegadas. As variantes diesel tinham ainda primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4x4 permanente (4WD Lock), seletor de modos de terreno com quatro níveis e controle de descida.
Enquanto os preços do Renegade iam de R$ 66.900 a R$ 116.900 em 2015, quando o salário mínimo era de R$ 788, atualmente o SUV compacto é comercializado com preços entre R$ 118.290 e R$ 185.990 – o salário mínimo hoje é de R$ 1.518. Para comprar um Renegade básico em 2015 eram necessários 85 salários mínimos, enquanto que hoje são necessários 78 salários.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.