Jeep Compass 4xe quer ser pedra no sapato do Corolla Cross Hybrid

SUV será lançado em breve no Brasil como o primeiro modelo híbrido da marca no país. Saiba o que esperar dele
LF
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04.03.2022 às 13:07
SUV será lançado em breve no Brasil como o primeiro modelo híbrido da marca no país. Saiba o que esperar dele

O Jeep Compass já é um sucesso no Brasil, isso não é segredo para ninguém. Afinal, estamos falando do SUV médio mais vendido no país, com sobras, nos últimos anos. Só que a Stellantis quer ampliar ainda mais sua penetração no mercado.

Por isso, deve lançar em breve o Compass S 4xe, inédita configuração híbrida plug-in do modelo. Segundo os amigos do Autos Segredos, sua apresentação no Brasil já teria sido marcada para 4 de abril, data que a Jeep costuma vender como “dia do 4x4” (por conta da data, 4/4).

“4xe”, aliás, é um trocadilho muito bem engendrado entre a expressão 4x4, que designa tração nas quatro rodas, indicando que é um motor elétrico (daí o uso da letra “e”) o responsável por propulsionar as rodas traseiras.

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Como será o Compass 4xe

SUV será lançado em breve no Brasil como o primeiro modelo híbrido da marca no país. Saiba o que esperar dele

Já dotada do facelift de meia vida que temos desde o ano passado, a variante híbrida virá importada, da Itália, seguindo a mesma identidade visual do irmão nacional. A versão escolhida, ao que tudo indica, será a S, já oferecida por com motor T270 (1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm, com tração dianteira e câmbio automático de seis marchas).

Isso significa que o Compass 4xe terá molduras das caixas de roda pintadas na cor da carroceria e rodas de liga leve aro 19. A única mudança na carroceria estará no para-lama traseiro esquerdo, que contará com uma portinhola extra para acesso ao bocal de recarga da bateria. Afinal, estamos falando de um híbrido com recarga externa.

Por dentro, o padrão de acabamento será também praticamente idêntico ao que temos no Compass nacional, acrescentando apenas uma régua de botões para os modos de combustão “Hybrid” (mesclando os dois motores), “Electric” (100% elétrico) e “E-Save” (traciona as rodas só com o motor térmico enquanto recarrega a bateria através das frenagens regenerativas e do propulsor a combustão).

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Motor GSE T4 híbrido 

Falando em motorização, o conjunto motriz do Compass 4xe é formado sempre pelo já conhecido motor 1.3 GSE T4, usado pelo SUV homônimo nacional. Ele tem quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, injeção direta de combustível e sistema MultiAir III, mas, no caso do modelo importado, deve ser movido apenas a gasolina. Ou será que já virá flex?

Ele se alia a um propulsor elétrico traseiro, herdado da Chrysler Pacifica, que rende sempre 60 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O que muda é a especificação do propulsor térmico. Ele pode ter 130 cv e 25,5 kgfm, perfazendo 190 cv de potência combinada, ou 180 cv e 27,5 kgfm, alcançando 240 cv combinados. O câmbio é sempre automático de seis marchas.

Na configuração mais forte, o 0 a 100 km/h acontece em menos de 7,5 segundos, segundo a fabricante. Ao mesmo tempo, o banco de baterias tem 11,4 kWh de capacidade e permite rodar até 50 km em modo puramente elétrico, além de um consumo que pode chegar a 50 km/l.

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Aqui temos a grande diferença do Compass 4xe para o Toyota Corolla Cross Hybrid, seu rival mais direto: a bateria maior e a possibilidade de recarga externa. Só que, por ser importado e mais forte, o Jeep provavelmente será mais caro, custando perto de R$ 250.000. Assim, dificilmente ameaçará de fato a liderança do carro híbrido mais vendido no Brasil.

Veja o que vem por aí no vídeo do quatro O Que Vem Pra Pista:

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