Jeep Compass 2022: as diferenças das nove versões em 25 fotos
O Jeep Compass ganhou um tapa no visual na linha 2022 para manter a liderança do segmento. Neste ano, o veículo, que tinha voo solo na categoria, já passou a ter companhia do Toyota Corolla Cross e espera pela chegada do Volkswagen Taos, que vai estrear ainda nesta semana.
O Compass reestilizado foi apresentado há cerca de um mês, com nove versões, duas opções de motor e preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990. Por fora, a Jeep renovou muito pouco a dianteira do SUV, com faróis mais afilados e agora full-LED, e nova grade frontal com divisórias por cascata.
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A marca aprimorou mais o acabamento interno e substituiu o velho motor 2.0 Tigershark de 159/166 cv (gasolina/etanol) e 19,9/20,5 kgfm pelo novíssimo T270 ou 1.3 GSE T4, um turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, que reduziu o consumo em até 21,3%, segundo nossos cálculos.
Já as configurações 4x4 turbodiesel mantiveram o MultiJet 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm, mas ganharam um novo sistema de retrabalho de gases que utiliza o líquido Arla 32, para ficar dentro das especificações do Proconve L7 que entra em vigor ano que vem.
Além disso, a Jeep aplicou nas versões de tração simples 4x2 o “Traction Control”, que transfere o torque para roda que estiver em contato com o solo. O sistema tem o mesmo funcionamento do E-Locker ou TC+ de Fiat Toro e Strada. Confira o que muda de uma versão para a outra em 25 fotos:
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Compass Sport: T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
A versão de entrada Sport está disponível apenas com o motor turboflex. A opção mais em conta do Compass é a única a contar com central multimídia de 8,4 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio.
Ainda por dentro, o SUV da Jeep oferece desde a versão mais simples seis airbags, três entradas USB - sendo uma do tipo C -, o botão de ignição e o ar-condicionado digital de duas zonas.
O painel de instrumentos é analógico e tem uma tela de 3,5 polegadas.
No console central, pode ser visto o acionamento do sistema auto hold, ao lado do botão de condução esportiva “Sport” e freio de estacionamento eletrônico.
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Por fora, o SUV mostra seus novos faróis full-LED de série e seus faróis de neblina em LED. A configuração também possui sensor de chuva e crepuscular.
As rodas são de liga leve de 17 polegadas e o veículo ainda conta com o Jeep Traction Control+.
Compass Longitude: T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990 / TD350 Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 196.990
As versão Longitude - com motorizações turboflex e turbodiesel - mantêm a base de itens de série da configuração Sport turboflex e acrescentam: central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e espelhamento sem fio e sistema Adventure Intelligence.
Além disso, o painel de instrumentos também é maior e tem 7 polegadas, enquanto a parte de trás do volante ganha aletas para trocas de marcha.
Para complementar o interior, os bancos são de couro e o retrovisor interno é eletrocrômico.
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Por fora, o farol full-LED passa a ter luz de condução diurna em LED integrada, as rodas de liga leve são de 18 polegadas e os retrovisores são elétricos.
Compass Série 80 Anos: T270 Flex AT6 – R$ 162.990 / TD350 Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 204.990
A opção comemorativa de 80 anos também está presente na linha flexível e diesel. Ambos os casos têm os itens de série da Longitude, mas possuem detalhes visuais exclusivos na parte externa da cabine.
A configuração ainda tem rodas escurecidas, acabamentos pintados em tom grafite, retrovisores externos com rebatimento automático e assistente de estacionamento.
O habitáculo também tem detalhes que remetem a Série 80 anos, com etiquetas nos bancos, por exemplo.
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O sistema de entretenimento recebe o Adventure Intelligence Plus, o som é Beats e a ignição pode ser feita remotamente. O console central ainda oferece o carregador de celular por indução.
Compass Limited: T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990 / TD350 Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 - R$ 216.990
Além dos itens oferecidos na Série 80 anos, as configurações Limited são equipadas com o painel de instrumentos digital de alta resolução de 10,25 polegadas.
Essa ainda é a primeira das opções do Compass a disponibilizar os sete airbags, o ajuste elétrico do banco do motorista e o monitoramento de pontos cegos.
Por fora, destaque para as rodas de liga leve de 19 polegadas diamantadas, os parafusos antifurto e o teto pintado na cor preta.
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Compass Serie S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
A Serie S abandonou o motor turbodiesel da linha 2021 para ser empurrada exclusivamente pelo T270 turboflex. Além do motor, outra novidade está nos apliques nas caixas de roda que são pintadas na cor da carroceria e o acabamento externo em tom grafite.
A variante tem como base os itens de série da Limited, e ainda oferece teto solar elétrico e panorâmico.
Mas o principal ganho está nas assistência semiautônomas, com: frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas de trânsito nas vias, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, monitoramento de mudanças de faixa e comutação automática dos faróis
Além disso, a abertura e fechamento do porta-malas por sensor de presença e, por dentro, há uma tomada auxiliar de 127V, enquanto o banco do passageiro passa a ser ajustado eletronicamente.
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Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel 4x4 AT9 2022 - R$ 216.990
Por fim, a opção do Compass que realmente é destinada a qualquer terreno. Ela vem com os equipamentos da variante Longitude e ainda soma: modo "Rock", seletor de terrenos, adesivo no capô, rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size e suspensão elevada.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.