Hyundai Sonata 2025: como é o sedan que quase veio para o Brasil?
O Hyundai Sonata é um velho conhecido do mercado brasileiro, mas foi a sexta geração, vendida por aqui entre 2010 e 2014, que fez mais sucesso. Porém, desde que deixou de ser comercializado no país, o sedan ganhou duas novas gerações em outros mercados, tornando-se mais moderno. O seu retorno ao Brasil chegou a ser cogitado, mas não passou de um rumor.
Você também pode se interessar por:
- Hyundai Tucson nacional usado é SUV robusto e espaçoso a preço de popular
- Hyundai Elexio é SUV elétrico com tecnologia de avião
- Novo Hyundai Creta vai incomodar chineses com truque de Corolla Cross
- Hyundai pode ampliar parceria com a GM para ter picape contra Ranger e Hilux
Os planos de voltar a vender o Sonata no Brasil vêm desde o início de 2024, quando em um acordo assinado entre a Hyundai e o Grupo Caoa transferiu para a fabricante sul-coreana a comercialização de seus modelos importados.
Desde então, a Hyundai é responsável pela venda dos modelos Palisade (R$ 479.990), Ioniq 5 (R$ 409.990), que chegaram ao nosso mercado no ano passado, além do Kona (R$ 214.990), que estreou neste ano. Dessa maneira, não seria nada mal a venda do Hyundai Sonata.
Mas como é o novo Hyundai Sonata?
Divulgação/Hyundai
Medindo 4,91 m de comprimento, 1,86 m de altura, 1,44 m de largura e 2,84 m de entre-eixos, o modelo é considerado um sedan médio-grande. Seu visual segue o mesmo padrão de outros modelos recém-lançados pela fabricante sul coreana, ganhando um ar de carro elétrico (mas só parece).
Na dianteira, o maior destaque está na faixa de LED que tem a função de iluminação diurna (DRL), que percorre por todo o capô. Os faróis ficam logo abaixo, posicionados de forma recuada, passando a impressão da existência de uma entrada de ar. A grade tem formato hexagonal e frisos em efeito colmeia.
Divulgação/Hyundai
Indo para a traseira, as lanternas de LED possuem um formato de “T” de na horizontal. A iluminação é interligada por uma barra também em LED. Ainda há a presença do escrito “Sonata”, de forma sobreposta na tampa do porta-malas.
No interior, há uma única tela de 24,6 polegadas, dividida em 12,3” para cada uma das funções: painel digital e central multimídia. O ar-condicionado é digital e sua saída se estende por todo o console.
Divulgação/Hyundai
Como já falamos, o Sonata só parece ser elétrico, o modelo é vendido com três motorizações distintas. A primeira é um 2.5 aspirado de 194 cv de potência. Na segunda opção, temos a configuração híbrida que soma o motor 2.5 a outro elétrico, fazendo com que o Sonata chegue aos 195 cv.
Divulgação/Hyundai
Por fim, o terceiro é o que mais chama a atenção. Estamos falando de um propulsor 2.5 turbo de 290 cv de potência disponível na versão N Line. Na configuração, o modelo ainda é equipado com dupla saída de escapamento de cada lado do para-choque e as lanternas ganham acabamento fumê.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.