Hyundai Creta 2025 tem versão turbo com consumo de 18,4 km/l

Os números de consumo da versão 2025 do SUV foram divulgados no mercado indiano; por lá, o Creta é vendido com motores movidos a gasolina ou diesel
Vinicius Moreira
Por
22.01.2024 às 09:29
Os números de consumo da versão 2025 do SUV foram divulgados no mercado indiano; por lá, o Creta é vendido com motores movidos a gasolina ou diesel

Antes mesmo do seu lançamento oficial, o visual do Nova Hyundai Creta já tinha aparecido em flagras e imagens vazadas. Agora, após a devida apresentação do SUV na Índia, a montadora sul-coreana apresentou os números de consumo de combustível do Creta em todas as motorizações.

Na Índia, o Creta é oferecido com motor 1.5 aspirado de 115 cv de potência, a gasolina ou diesel, e o 1.5 turbo a gasolina de 160 cv de potência. Ambas as configurações aspiradas contam com opções de câmbio automático do tipo CVT ou manual, enquanto o trem de força turbo tem uma transmissão DCT de sete velocidades.

Você também pode se interessar:

Vale lembrar que o método para calcular o consumo utilizado pela Automotive Research Association of India (ARAI) costuma ser bem menos severo do que o utilizado no Brasil pelo Inmetro.

Outro ponto importante para se considerar é a composição dos combustíveis. Assim como o ciclo WTLP, o teste da ARAI é feito com a gasolina usada no país, que não é a mesma usada no Brasil. Como já explicamos nos números de consumo do Citroën C3 Aircross, o Brasil tem uma concentração de etanol e octanagem diferente presente na gasolina comercializada por aqui.

Consumo do Hyundai Creta indiano:

  • Hyundai Creta 1.5 aspirado (gasolina): 17,4 km/l (câmbio manual))/ 17,7 km/l (automático)
  • Hyundai Creta 1.5 aspirado (diesel): 21,8 km/l (câmbio manual)/ 19,7 km/l (automático)
  • Hyundai Creta 1.5 turbo (gasolina): 18,4 km/l (equivalente ao km/l)

Qual o consumo de combustível do Hyundai Creta no Brasil?

Vale lembrar que o Creta nacional, desconsiderando a versão Action, ainda da geração anterior, é vendido em duas configurações. A maioria delas com motor 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv de potência e 17,5 kgfm  de torque, enquanto a topo de linha usa um 2.0 aspirado de 167 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de seis marchas.

Com testes mais rigorosos e gasolina com maior percentual de etano, estes são os números de consumo com gasolina divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV):

  • Hyundai Creta 2.0 16v: 10,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada
  • Hyundai Creta 1.0T 12v: 11,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada
Comentários