BYD lança sistema para carro estacionar sozinho e promete pagar se bater
A fabricante chinesa BYD anunciou a chegada do recurso de estacionamento autônomo nível 4 ao seu sistema de assistência à condução, conhecido como God’s Eye. Com a atualização, a empresa afirma que os veículos passam a ser capazes de realizar manobras completas de estacionamento sem a necessidade de intervenção do condutor. O recurso será liberado gradualmente por meio de uma atualização remota (OTA) para veículos compatíveis vendidos na China.
O grande diferencial da novidade está no compromisso da montadora em assumir toda a responsabilidade por eventuais falhas do sistema. Caso ocorra algum dano durante o uso do estacionamento autônomo, o motorista poderá acionar diretamente o serviço de pós-venda da BYD, sem necessidade de envolver a seguradora. A empresa se compromete a cobrir os custos com reparos, prejuízos a terceiros e eventuais indenizações por lesões, desde que fique comprovado que o incidente foi causado pela tecnologia embarcada.
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De acordo com a BYD, essa política evita que o usuário tenha aumentos no valor do seguro e coloca a empresa como a primeira fabricante do setor a oferecer uma cobertura completa desse tipo em um sistema de condução de nível 4 disponível ao consumidor final. Diferentemente de outras marcas, que testam tecnologias semelhantes em ambientes controlados, a BYD aposta em uma solução funcional em cenários urbanos comuns, como garagens e estacionamentos públicos.
O sistema God’s Eye foi lançado no início de 2025 e já equipa mais de um milhão de veículos da marca. Modelos populares como o Seagull, vendido por menos de 10 mil dólares na China, estão entre os beneficiados pela tecnologia. A montadora destaca que sua posição de liderança no setor se deve a uma das maiores bases de dados de direção inteligente do mundo, além do maior time global dedicado à pesquisa em direção autônoma.
A novidade chega em meio a discussões regulatórias sobre o uso de tecnologias autônomas na China. O país estuda novas normas para definir claramente os limites de responsabilidade civil em veículos com sistemas de nível 3 e 4, especialmente após casos recentes de acidentes envolvendo funções de assistência à condução. A iniciativa da BYD pode influenciar o debate e estabelecer um novo padrão de transparência e confiança para consumidores e autoridades.
Ainda não há informações sobre a disponibilidade da funcionalidade fora do mercado chinês. Também não foram detalhados possíveis limites ou restrições na cobertura prometida pela montadora.
Por Guilherme Magna