Honda exibe protótipos de SUV e sedan mais esquisitos que Tesla Cybertruck
A picape Tesla Cybertruck é daqueles modelos que despertam o melhor sentido do ame ou odeie, já que ostenta um design quadrado com linhas retas que há anos não vemos na indústria. Agora a Honda parece seguir o mesmo caminho da ousadia da picape da marca norte-americana, pois apresentou na Consumer Electronics Show (CES) 2025 dois carros conceitos bem diferentes.
Os protótipos são os modelos Honda 0 Series, sendo um em configuração de carroceria SUV e outro três-volumes como um bom sedan. Ambos modelos foram apresentados na maior feira de tecnologia do mundo, a CES, que mais uma vez acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Apesar do desenho bem inusitado, eles fazem parte de uma série de veículos elétricos que a Honda está desenvolvendo sobre uma plataforma totalmente nova e que serão lançados tanto nos EUA quanto na Europa.
Você também pode se interessar por:
- Cyberfusca: a réplica brasileira da picape elétrica de Elon Musk
- Tesla Cybercab, grande aposta de Elon Musk, é inviável
- Tesla Cybertruck aparece com ferrugem em seu aço inox
- VW Kombi teve versão com motor 1.8 AP do Gol feita no Brasil
Começando pelo Honda 0 Series SUV, ele conta com capô mais reto e faróis de LED dispostos com uma assinatura retangular, enquanto o capô é bem reto. Chama a atenção ainda o para-choque mais proeminente com acabamento em preto brilhante, mas o ponto de maior polêmica fica na traseira.
Isso por quem olha de trás o 0 Series SUV vai dar de cara com uma tampa do porta-malas chapadas atrelada a um vidro traseiro, que é emoldurado por uma lanterna em LED em formato arqueado. A forma quadrada tem claras inspirações no conceito de minivan da marca apresentado no ano passado.
Já o segundo protótipo mostrado é o Honda 0 Series Saloon, sobrenome que na prática significa sedan. Assim como o SUV, esse conceito aposta em linhas cheias de recortas bruscos, mas traz uma carroceria mais baixa com para-brisa mais curvado, com a parte traseira trazendo também uma caída brusca e reta. A diferença é que a lanterna parece mais um painel de LED e conta até com um novo logotipo da Honda dedicado à sua linha de elétricos. Curiosamente, a dianteira nos faz lembrar de uma certa marca de esportivos italianos...
Segundo a marca, o Honda 0 Series Saloon vem equipado com uma bateria NMC 8 milímetros mais fina, algo pensado para favorecer o espaço interno perante a concorrência. A capacidade fica entre 80 e 90 kWh e tem autonomia estimada de bons 482 km, mas pelo porte uma bateria maior de aproximadamente 100 kWh também deve equipar o modelo.
Em relação à motorização, todos os carros da linha Honda 0 Series contará com opção de tração traseira ou integral. As versões de entrada da gama vão contar com um motor de 244 cv de potência no eixo traseiro, enquanto os mais equipados terão 488 cv de potência combinada e tração 4x4.
Por
fim, a gama desses novos elétricos vai contar com um novo sistema operacional
desenvolvido pela Honda, batizado de Asimo OS e que prevê ainda pacote ADAS com
nível 3 de direção autônoma – que permite o motorista tirar as mãos do volante
em alguns momentos.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.