GWM Poer é confirmada para o Brasil com motor esquecido pela BYD
A GWM Poer foi confirmada para o Brasil durante o Salão de Xangai, na China. A picape tão esperada para o nosso mercado desde 2023, deverá ser lançada no país ainda neste ano, mais precisamente no segundo semestre, e conta com alguns trunfos para brigar entre as líderes.
O primeiro está em sua motorização. A GWM Poer será comercializada com dois conjuntos motrizes diferentes, a primeira é a hibrida plug-in, como já era esperado. Já a segunda, é um propulsor turbodiesel, sem eletrificação - e o mais curioso é que foi um pedido dos concessionários para fazer frente as marcas generalistas (leia-se Toyota, VW, Ford, Chevrolet...).
Você também pode se interessar:
- Picapes chinesas que vão invadir o Brasil e brigar com Hilux e Ranger
- GWM muda estratégia e Poer ficará apenas para ano que vem
- GWM Tank 400: como é o SUV derivado da Poer que vem ao Brasil
- Toyota pode virar o jogo contra GWM e ter primeira picape híbrida nacional
O conjunto híbrido plug-in deverá ser o motor 2.0 de 255 cv e 38,8 kgfm somado a dois motores elétricos de 163 cv de potência. Combinados o conjunto rende 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.
A configuração turbodiesel utilizará o motor 2.4 a diesel estreado recentemente no GWM Haval H9 e que no SUV rende 181 cv e 48 kgfm acoplado a uma transmissão automática de nove marchas.
Para o Brasil, o ideal é que o conjunto tenha calibração mais forte para concorrer com as picapes que aqui já estão. Inclusive, o objetivo é de justamente concorrer com Hilux, Ranger e cia, que sobre o comparativo com a rival chinesa, executivos da marca foram claros: “venderemos uma picape, não um carro que quer ser picape”, comentou o diretor de marketing e produto da GWM, Andre Leite.
Além da confirmação do modelo, uma boa notícia é que a Poer terá fabricação nacional assim como outros dois modelos da marca, como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, o que pode ser um trunfo visando o custo-benefício.
Em relação as suas dimensões, a GWM Poer conta com 5.410 mm de comprimento, 1.886 mm de altura, 1.934 mm de largura e 3.230 mm de entre-eixos. Como referência são: 8 cm, 7,1 cm, 7,9 cm e 15 cm a mais do que a Toyota Hilux seguindo a mesma ordem.
A frase acima faz referência ao conjunto de suspensão. A GWM Poer terá feixe de mola no conjunto traseiro, mesmo sistema de picapes como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Dessa forma, a picape garantirá a capacidade de carga de 1 tonelada, algo essencial no mercado de picapes médias. Característica ausente na BYD Shark, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, a GWM Poer será vendida como “duas picapes”. A primeira delas, a fim de atender as demandas desse segmento tão conservador e tradicional, usará, além das características acima, um motor 2.4 turbodiesel. Na Ásia, esse propulsor rende 183 cv e 49 kgfm de torque, mas a GWM já alertou que o motor passará por mudanças e poderá ter mais potência no Brasil.
A segunda é a picape com conjunto híbrido plug-in a gasolina, que poderá ter até 400 cv e 75 kgfm de torque, mas funcionará mais como uma picape de imagem, com pouca destinação para o mercado tradicional.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.