GWM Poer é confirmada para o Brasil com motor esquecido pela BYD

Fabricante confirmou modelo para o Brasil juntamente de algumas novidades para o mercado
Renan Rodrigues
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25.04.2025 às 12:00 • Atualizado em 28.04.2025
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Fabricante confirmou modelo para o Brasil juntamente de algumas novidades para o mercado

A GWM Poer foi confirmada para o Brasil durante o Salão de Xangai, na China. A picape tão esperada para o nosso mercado desde 2023, deverá ser lançada no país ainda neste ano, mais precisamente no segundo semestre, e conta com alguns trunfos para brigar entre as líderes.

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O primeiro está em sua motorização. A GWM Poer será comercializada com dois conjuntos motrizes diferentes, a primeira é a hibrida plug-in, como já era esperado. Já a segunda, é um propulsor turbodiesel, sem eletrificação - e o mais curioso é que foi um pedido dos concessionários para fazer frente as marcas generalistas (leia-se Toyota, VW, Ford, Chevrolet...).

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O conjunto híbrido plug-in deverá ser o motor 2.0 de 255 cv e 38,8 kgfm somado a dois motores elétricos de 163 cv de potência. Combinados o conjunto rende 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.

A configuração turbodiesel utilizará o motor 2.4 a diesel estreado recentemente no GWM Haval H9 e que no SUV rende 181 cv e 48 kgfm acoplado a uma transmissão automática de nove marchas.

Para o Brasil, o ideal é que o conjunto tenha calibração mais forte para concorrer com as picapes que aqui já estão. Inclusive, o objetivo é de justamente concorrer com Hilux, Ranger e cia, que sobre o comparativo com a rival chinesa, executivos da marca foram claros: “venderemos uma picape, não um carro que quer ser picape”, comentou o diretor de marketing e produto da GWM, Andre Leite.

Além da confirmação do modelo, uma boa notícia é que a Poer terá fabricação nacional assim como outros dois modelos da marca, como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, o que pode ser um trunfo visando o custo-benefício.

Em relação as suas dimensões, a GWM Poer conta com 5.410 mm de comprimento, 1.886 mm de altura, 1.934 mm de largura e 3.230 mm de entre-eixos. Como referência são: 8 cm, 7,1 cm, 7,9 cm e 15 cm a mais do que a Toyota Hilux seguindo a mesma ordem.

A frase acima faz referência ao conjunto de suspensão. A GWM Poer terá feixe de mola no conjunto traseiro, mesmo sistema de picapes como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

Dessa forma, a picape garantirá a capacidade de carga de 1 tonelada, algo essencial no mercado de picapes médias. Característica ausente na BYD Shark, por exemplo.

Por fim, mas não menos importante, a GWM Poer será vendida como “duas picapes”. A primeira delas, a fim de atender as demandas desse segmento tão conservador e tradicional, usará, além das características acima, um motor 2.4 turbodiesel. Na Ásia, esse propulsor rende 183 cv e 49 kgfm de torque, mas a GWM já alertou que o motor passará por mudanças e poderá ter mais potência no Brasil.

A segunda é a picape com conjunto híbrido plug-in a gasolina, que poderá ter até 400 cv e 75 kgfm de torque, mas funcionará mais como uma picape de imagem, com pouca destinação para o mercado tradicional.