Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

GAC GS3 roda em testes com 177 cv de HR-V, torque de Jeep e câmbio de Kicks

SUV compacto chegará para ser rival de T-Cross, Creta e companhia no segmento mais concorrido do mercado brasileiro
Por
29.08.2025 às 12:22
Compartilhe:

A GAC Motors chegou esse ano ao Brasil e logo de primeira já apresentou cinco modelos: Aion Y, Aion V, GS4 Hybrid, Aion ES e Hyptec HT. Pois bem, mais um novo modelo deve chegar em breve por aqui. Estamos falando do GAC GS3, um SUV compacto que vai destoar do que já foi apresentado pela marca e terá conjunto mecânico mais parecido com o que já temos na concorrência.

A prova de que a chegada do modelo está próxima é o flagra publicado pelo perfil Placa Verde. Nas imagens, o SUV roda quase sem camuflagem e só faz questão de esconder as assinaturas do nome, logotipo e provavelmente versão.

Você também pode se interessar por:

Quando se fala em conjunto mecânico diferente é porque o GS3 não terá qualquer auxílio de motor elétrico, ou seja, terá somente motor a combustão, mas com um segredo elétrico. E para não chegar de qualquer jeito, a marca chinesa fez bem a lição de casa, em todos os sentidos.

Em medidas, o GS3 tem 4,41 metros de comprimento, 1,60 m de altura, 1,85 m de largura e 2,65 metros de entre-eixos. Esta última medida que realmente importa para o espaço interno, a qual é a mesma do T-Cross.

Chama atenção também o visual, enquanto os concorrentes adotam formas mais conservadoras, o GS3 tem vincos e peças angulares por todos os lados. Sem contar na base do para-choque traseiro com extrator mais esportivo e dupla saída de escapamento.

Por dentro, caso siga o padrão vendido fora do Brasil, o SUV se parece mais com os modelos ocidentais do que com o padrão chinês. Central de instrumentos digital, mas a central multimídia é menor, nada de telas grandes. O GS3 vai se parecer com um modelo chinês de fato mais no console central, que é elevado e adota poucos botões físicos, além da manopla estilo joy stick do câmbio.

Motor a combustão com turbo elétrico?

Isso mesmo, o GAC GS3 é equipado com motor 1.5 a gasolina, auxiliado por um turbo elétrico. Mas como assim?

Na prática, a turbina é responsável por dar um fôlego a mais para os motores, principalmente nos atuais 1.0 turbo, os quais ganham potência sem emitir tantos poluentes como os antigos aspirados (1.8, 2.0...).

Basicamente, a turbina recebe gases que saem do coletor de escape do motor. Depois, o mecanismo direciona o ar para uma “caixa fria’, o qual é levado até o motor. Porém, esse movimento é mais eficiente em altas rotações.

No turbo elétrico, um motor elétrico entra no lugar da parte quente responsável por coletar os gases. Assim, o e-turbo é um compressor elétrico que vai atuar de forma mais eficiente independente do trabalho do motor.

Dessa forma, o GS3 entrega 177 cv de potência, a mesma das versões Advance e Touring do HR-V, além de 27,5 kgfm de torque, o mesmo que o Jeep Renegade. A transmissão é automática de dupla embreagem de sete marchas, o mesmo mecanismo que já vemos em Renault Kardian e Nissan Kicks.

Ainda não há uma data definida para chegada do GAC GS3 ao Brasil, outro mistério é se o SUV será vendido em mais de uma versão e seus preços. Na China, além da versão a combustão, o GS3 também é vendido nas opções híbrida e elétrica.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.