Marcas chinesas poderão ter fábrica no Brasil ao lado da Mitsubishi
As marcas chinesas seguem invadindo o mercado brasileiro. BYD e GWM iniciarão a fabricação de seus modelos no Brasil ainda neste ano, enquanto a Chery já possui uma unidade fabril desde 2017. Agora, mais marcas do país asiático poderão ter produtos fabricados no território brasileiro.
Isso porque, em entrevista à Agência Autodata, Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, confirmou que o grupo está negociando com marcas chinesas para produzir os carros em Catalão (GO) sob contrato. A primeira marca poderá ser anunciada ainda neste ano.
Você também pode se interessar por:
- GAC chega ao Brasil com 5 lançamentos e preços a partir de R$ 169.990
- Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV já tem data para chegar
- Jaecoo 7 Prestige: 35 fotos exclusivas do novo SUV plug-in
- Flagra: Novo Jaecoo 7 é avistado no Brasil e terá motor do Tiggo 8 por aqui
Caso você não se recorde, a HPE é a representante da Mitsubishi no Brasil, sendo a responsável por montagem da picape Triton e Eclipse Cross, ambos em Catalão (GO). Além da Mitsubishi, a empresa é responsável pelo Suzuki no Brasil.
As marcas interessadas ainda não foram divulgadas, mas GAC e Omoda & Jaecoo que estrearam no país em breve podem estar na lista. A Geely também chegou no Brasil a pouco tempo deverá ter modelos fabricados no país em parceria com a Renault, com isso, irá utilizar a fábrica da marca francesa em São José dos Pinhais (PR).
O processo ainda está em fase de estudos, como afirma Correia: “Existe toda uma etapa de integração e desenvolvimento da operação. Depende da decisão do parceiro: ele pode trazer kits desmontados para finalizar a montagem e a pintura por aqui e depois evoluir para uma produção totalmente local, com nacionalização de parte dos componentes”.
O CEO ainda afirmou que a adaptação pode demorar de sete meses a um ano, dependendo do modelo de montagem escolhido pela marca parceira. Tudo ainda está no início, mas já indica que as fabricante chinesas seguem vendo o mercado brasileiro com bons olhos, querendo investir ainda mais.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
