VW Fusca virou cupê à lá Porsche e está à venda por menos de R$ 6 mil

Sedan icônico foi transformado por mecânico da VW e virou praticamente um cupê
Vinicius Moreira
Por
16.05.2025 às 20:31
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Sedan icônico foi transformado por mecânico da VW e virou praticamente um cupê

O VW Fusca está na primeira prateleira dos veículos clássicos no Brasil. Fora do país não é diferente, seja pelo valor afetivo ou versatilidade que o modelo possui. Tanto que uma unidade ano 1973 vendida no Canadá chamou atenção por conta da modificação.

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À venda no eBay, no Canadá, esse Fusca passou por mudanças consideráveis, mas que não foram feitas por qualquer um. O responsável foi justamente um mecânico da Volkswagen que foi formado na Alemanha nos anos 1950, mas posteriormente se mudou para os Estados Unidos na década de 1960.

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Por lá, no ano de 1973, o Fusca era chamado de Super Beetle (nome do Fusca). Nessa época, o Brasil já tinha o chamado Fuscão, que recebeu o motor boxer 1500, com seus quatro cilindros contrapostos e 52 cv e 10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de quatro marchas.

É possível notar outras diferenças, como as lanternas redondas, que só chegaram em um segundo momento por aqui. Mas é a transformação do Fusca o destaque, principalmente na diminuição da cabine, com os bancos praticamente no eixo traseiro, além da frente alongada, ao melhor estilo roadster. Com isso, aquele visual mais casulo do Fusca ganhou ares de Porsche, com o capô curvo do irmão alemão.

Qualquer semelhança com o Volkswagen SP1 ou SP2 também não é mera coincidência. Ambas compartilham da mesma linguagem visual da montadora alemã. Sem falar em todo contexto histórico envolvendo a família Porsche na criação do Fusca.

No anúncio, o vendedor não dá muitos detalhes da modificação. É possível ver que esse Fusca agora possui apenas dois lugares. No primeiro momento também, há quem pense na transferência do motor para dianteira, dada o alongamento. 
Nada disso, o motor boxer de quatro cilindros 1.6 original foi mantido na traseira. Para quem gosta de experiência sensorial, o som do propulsor está há pouca distância do assento. Assim, os 50 cv e 10,8 kgfm de torque continuam.

Um olhar mais atento vai perceber que as rodas do lado esquerdo estão diferentes da do lado direito. Enquanto de um lado o Fusca adota um visual mais clássico do modelo, do outro, o desenho das rodas parecem de um esportivo.

Para os defensores da quilometragem baixa, o hodômetro marca 96.500 km, pouco para os 52 anos passados. Além disso, o estereótipo de “carro de família” também é descrito no anúncio. De acordo com o anunciante, o Fusca está na família há 40 anos.

Aos interessados, o Fusca está em leilão, com lance inicial de US$ 1.000 (R$ 5.668 na conversão direta sem impostos). Pelo ano de fabricação, o Fusca pode sim ser importado ao Brasil de forma independente por já ter mais de 30 anos.
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