Ford F-150 Tremor é versão raiz para tentar incomodar a RAM 1500

Nova versão da picape chega com pacote dedicado ao fora de estrada e visual aventureiro para quem ainda não pode comprar a Raptor
Por
22.05.2025 às 17:00 • Atualizado em 24.06.2025
Compartilhe:
Nova versão da picape chega com pacote dedicado ao fora de estrada e visual aventureiro para quem ainda não pode comprar a Raptor

O segmento de picapes grandes no Brasil já representa um número razoável de vendas quando consideramos os preços médios dessas gigantes. Agora, a nova Ford F-150 Tremor, configuração de apelo mais voltado ao off-road, acaba de desembarcar no país. Com isso, ela chega para brigar com Ram 1500 e Chevrolet Silverado.

Mobiauto foi até a Patagônia Argentina para conhecer a nova Ford F-150 Tremor, que faz sua estreia no Brasil em uma configuração para agradar quem usa a picape em ambientes rurais, ou quem para quem gosta de ir aos finais de semana para o interior. Vendida por R$ 580.000, a novidade chega com diferenças tanto estéticas como dinâmicas, mas mantendo suas características já conhecidas como o motor V8 5.0 do Mustang e o pacote recheado de equipamentos.

Você também pode se interessar por:

Veja mais adiante mais detalhes em nossa avaliação, onde mostramos nesse primeiro contato com a picape durante o lançamento seus pontos positivos e no que ela poderia melhorar.

Ford F-150 Tremor – Pontos positivos

1) Motor V8 5.0

O motor V8 5.0 Coyote do Ford Mustang continua presente na nova Ford F-150 Tremor, que aqui segue entregando nada menos do que 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, que trabalha sempre com o câmbio automático de 10 marchas – também usado no icônico esportivo. Ele segue entregando um bom desempenho para a picape, tanto que ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, nada mal para um veículo de mais de duas toneladas. O torque vem de maneira progressiva e agrada tanto no uso rodando no asfalto quanto na terra.

2) Dirigibilidade

Agrada também como a picape se dá bem no uso off-road, onde podemos dirigi-la por uma trilha em estrada de chão batido, como também com cascalho, lama e até mesmo neve. Equipada com tração 4x4, a caminhonete garante bastante segurança nessas condições, sem escapar de traseira mesmo quando demos mais carga no acelerador. Bacana também que mesmo que a F-150 Tremor tenha mais quase 6 metros de comprimento, ela parece ser menor dirigindo – fruto da boa calibração da direção.

3) Capacidade off-road

A linha Tremor serve como uma configuração intermediária antes de chega na F-150 Raptor – ainda longe do Brasil. Mas as credenciais da F-150 Tremor agradam, tanto que ela conta com boas diferenças em relação as versões Black e Lariat. Para começar, sua suspensão foi totalmente revista e traz novas molas, amortecedores, além de uma nova barra estabilizadora.

A picape recebeu ainda nova geometria de direção e nova manga de eixo dianteiro. A picape ficou mais alta também, o que refletiu na altura mínima do solo (277 mm ante 239 mm) e maior ângulo de ataque (28º ante 24,3º). A capacidade máxima para transpor trechos alagados é de 600 mm. Vale destacar ainda a adição de proteções metálicas inferiores, bem como o diferencial dianteiro Torsen com deslizamento limitado, além da tração 4x2, 4x4 H, 4x4 A e 4x4 com reduzida (L).

4) Assistente de curva off-road

Um dos sistemas mais interessantes da F-150 Tremor é chamado de Assistente de Curva Off-Road, que atua em baixas velocidades. Testamos na prática o sistema na estrada de terra para ver como ele funcionava. Ele basicamente diminui o raio de giro em curvas fechadas, o que auxilia o uso da picape em uso em locais mais apertados. Para isso, o assistente trava a roda traseira para fazer a picape derrapar, com isso ela joga a caçamba para dentro e termina a curva. É quase um “cavalo de pau” controlado feito devagar.

5) Piloto automático off-road

Para quem pretende adquirir a picape e usá-la em off-road mais pesado, a Ford pensou em um sistema interessante batizado de Piloto automático off-road. Tal recurso controla a aceleração e o freio do veículo, e funciona em velocidades de até 32 km/h, permitindo assim até o motorista utilizar apenas um pedal – que é muito útil em situações de trilha e lama. A Ford garante que o sistema é muito útil e preciso, evitando que o carro deslize num trecho mais íngreme, por exemplo, situação que exige a alternância rápida do pedal do acelerador e freio do carro. Para isso, basta o motorista dirigir apenas com um pedal, deixando o sistema agir sozinho e fazendo a leitura da situação.

7) Tomadas

Contar com tomadas na caçamba em uma picape pensada para a aventura é uma ótima ideia, ainda mais quando ela tem acesso facilitado pela caçamba. A F-150 Tremor traz o Pro Power Onboad, com tomada dupla de 120V e 20 amperes, cuja capacidade simultânea permite o uso de até 2.000W. Pode-se colocar desde uma geladeira portátil de 400W até uma serra elétrica de 1.200W. Para quem gosta desbravar novos destinos e acampar por aí, pode ser uma boa.

Ford F-150 Tremor – Pontos negativos

1) Uso urbano

Com quase 6 metros de comprimento e mais de 2 metros de largura, a F-150 não é dos veículos mais práticos de se utilizar na cidade. Rodar em vias estreitas requer atenção como todas as demais versões da picape, sem contar que encontrar vagas de estacionamentos em grade centros urbanos pode ser uma tarefa complicada. Por isso seu ambiente ideal é o campo e praia, além de cenários montanhosos como o que testamos a picape.

2) Consumo

Com motor V8 5.0 debaixo do capô, a F-150 Tremor não é dos veículos mais econômicos que temos atualmente. Cavalo que anda bebe, e assim a picape com desempenho louvável mesmo com mais de duas toneladas faz apenas 6,5 km/l na cidade e no máximo 8,5 km/l na estrada. O que salva ela ter uma autonomia rodoviária de mais de 1.000 km é o seu tanque enorme de combustível de nada menos do que 136 litros.

Ford F-150 Tremor – Ficha técnica

Motor: 5.0, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, injeção direta, duplo comando variável de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio

Potência: 405 cv a 6.000 rpm

Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm

Câmbio: automático, 10 marchas

Tração: tração integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD

0 a 100 km/h: 7 segundos

Velocidade máxima: 180 km/h (limitados eletronicamente)

Ford F-150 Tremor – Equipamentos

  • Grade dianteira exclusiva com detalhes em laranja
  • Faróis exclusivos com assinatura em LED laranja
  • Para-choque em aço
  • Proteção metálica inferior em aço
  • Logotipo F-150 Tremor no para-lama dianteiro
  • Logotipo Tremor na caçamba
  • Pneus todo terreno 275/75 R18
  • Rodas de liga-leve de 18 polegadas escurecidas
  • Piloto automático Off-Road
  • Assistente de curva Off-road
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • Diferencial dianteiro Torsen com deslizamento limitado
  • Modos de tração 4x4, 4x4 H, 4x4 A e 4x4 L (reduzida)
  • 7 Modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-road, Rock Crawl e Rebocar/Transportar
  • Assistente de Reboque (controle de oscilação de reboque)
  • Tomada dupla de 120V e 20A (recarrega dispositivos eletrônicos
  • Comandos customizáveis no teto – seis botões com chicote elétrico
  • Painel de instrumentos com tela de 12 polegadas
  • Central multimídia SYNC 4 com tela de 12 polegadas
  • 75 módulos atualizáveis remotamente via Over-the-air
  • Carregador por indução
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Aquecimento do volante, bancos dianteiros e traseiros
  • Bancos dianteiros com ventilação
  • Pedais com ajuste elétrico e memória
  • Banco do motorista com ajuste elétrico em dez posições
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico em oito posições
  • Piloto automático adaptativo com função para e anda
  • Assistente de manutenção em faixa
  • Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
  • Assistente de descida
  • Assistente de cruzamentos
  • Assistente de manobras evasivas
  • Monitor de ponto cego com cobertura do reboque
  • 8 airbags (dianteiros, traseiros, cortinas e joelhos)
  • Câmera traseira com detecção de objetos
  • Câmera com visão 360º

Ford F-150 Tremor – Vale a pena?

A nova Ford F-150 Tremor chegou para compor a gama de opções da picape, se juntando assim as configurações F-150 Black e F-150 Lariat. Vendida por R$ 580.000, ela chega por R$ 20.000 a mais somente com uma porção de novidades visuais, lista de equipamentos mais recheada e uma suspensão mais parruda (com direito a diferencia Torsen) para quem não tem medo de colocar a picape nos lugares mais difíceis. Sem dúvida é a melhor opção atualmente entre as picapes grandes, afinal, a Ram deixou de vender a 1500 Rebel e a Chevrolet não oferece nada mais para a Silverado além de uma opção luxuosa. Com essa novidade, é capaz da F-150 escalar em vendas e tentar buscar a rival mais vendida no segmento.

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.